Nos últimos dias, o Google surpreendeu a todos do mercado do marketing digital com uma novidade! Essa informação foi noticiada por um site estrangeiro e não foi replicada nos sites brasileiros. No entanto, nos grupos de debate sobre o assunto e em fóruns da área levantou uma bandeira bastante interessante.

Você já sabe que meu objetivo principal é te manter informado sobre as últimas notícias do Google, bem como tirar dúvidas sobre os principais assuntos do mercado e também lhe dar dicas totalmente aplicáveis ao seu negócio, correto? Então, estou aqui novamente para isso!

O império Google é algo que me encanta demasiadamente, não apenas por eu utilizar suas ferramentas e funcionalidades dia após dia, mas também porque acho incrível como o Google se preocupa em tornar a experiência do usuário cada vez melhor e essa nova atualização veio justamente para isso!

Antes de começar a escrever e opinar sobre essa possível atualização, eu preciso deixar clara, a seguinte informação: Como disse logo no começo, nada sobre o assunto foi divulgado no site oficial da empresa, mas alguns usuários de outros países já confirmaram a informação e já a utilizam. Não se sabe se essa nova versão chegará ao Brasil, pois nada foi informado oficialmente, mas no que se diz respeito ao Google é preciso ficar de olho em todas as possibilidades para estar adequado à mudança.

 

Atualização do Google

 

Você pode estar se perguntando: “Tiago, o que isso tem a ver com o meu negócio?” Eu posso lhe garantir que se você tem um negócio que recebe visitas orgânicas do Google ou então, se você trabalha com links patrocinados essa possível mudança tem relação direta com a utilização do buscador!

Não precisa ficar com medo ou temendo o pior, como falei acima, a intenção do Google é sempre pensando no benefício de seu utilizador e é por isso que nós, profissionais da área, sempre nos adiantamos na obtenção de informações sobre as mudanças e funcionalidades do universo Google.

Minha intenção com esse material é te preparar para o que possa vir a acontecer e se não ocorrer que você, ao menos, possa fazer uma reflexão sobre o assunto e avaliar o que pode ser melhorado em seu negócio para que nenhum problema ocorra.

Vamos ao que interessa? Você deve estar curioso para saber do que estou falando, não é mesmo? Calma que já chego lá! Primeiro, vou tentar te explicar como o Google trabalha pensando sempre em melhorar.

 

Como o Google Trabalha?

Não sei se você já teve oportunidade ou interesse de pesquisar um pouco sobre a criação do Google, como foi criada, qual a intenção e por que ele se transformou em um grande sucesso, surpreendendo até mesmo seus criadores! Eu adoro falar sobre o Google e sua criação, então não poderia perder essa incrível oportunidade.

 

Nova Atualização do Google

 

Quando o projeto que viria a se chamar Google foi criado, ele tinha como objetivo principal agrupar em um só lugar todas as informações relacionadas a qualquer lugar do mundo, ou seja, o que seus idealizadores imaginaram foi criar o site de busca mais completo possível com todas as informações disponíveis em tempo real.

Pouco tempo depois de sua criação, a plataforma se tornou um sucesso, caindo no gosto de milhares de utilizadores. Com o sucesso cada vez maior, o Google passou a criar ferramentas e apps para ajudar o público de forma geral e assim vieram o Google Maps, Google Docs, Google Ads, Google Plus e por aí vai. Eu poderia fazer facilmente uma lista de mais de 20 ferramentas do Google que uso diariamente.

Essa criação de ferramentas nada mais é do que a forma do Google trabalhar. Quando a empresa sente a necessidade de criar um sistema que irá facilitar a vida de seus utilizadores, ela assim o faz. Lança o produto na fase Beta, convida alguns utilizadores para testar e pronto! Rapidamente consegue obter opiniões, identificar problemas e corrigir erros! Eu acho isso incrível!

Agora que já entendemos um pouco sobre como é o jeito que o Google trabalha, chegou o momento de entender qual é a possível atualização que está gerando tantos comentários entre as pessoas mais conectadas com as notícias do mundo Google!

 

A Possível Atualização do Google

Como falei logo no início, estou escrevendo esse artigo, pois me sinto na obrigação de te manter informado de todas as notícias no mundo Google, mas nem eu e nem ninguém pode afirmar com 100% de certeza de que essa atualização virá para o Brasil. No entanto, eu acho que no mundo dos negócios é melhor sempre estar um passo a frente, não é mesmo?

Bom, vou tentar te explicar como essa notícia foi passada. Um usuário de outro país postou em sua rede social que a página do buscador do Google havia mudado. Ele não sabia informar se era um Bug do sistema em sua região ou se era um teste e ele havia sido um dos escolhidos para realizá-lo.

Ele relatou que ao fazer uma pesquisa no Google, não havia mais a divisão de páginas como estamos acostumados a ver, ou seja, não havia mais apenas os 10 resultados por cada página de pesquisa. Ao rolar a página para baixo, os resultados iam carregando automaticamente e a exibição de resultados eram inúmeras.

 

Nova Atualização do Google.

 

Essa atualização, se você parar para pensar, já aconteceu com o Google Imagens, lembra? Há algum tempo atrás quando você fazia a busca de uma imagem, os resultados apareciam por página e você precisava avançar nas páginas seguintes para que mais fotos fossem exibidas. No entanto, com a atualização do sistema essa ação não é mais necessária, basta descer a página para que novos resultados vão aparecendo e assim, se torna mais fácil a busca por informação.

Será que essa atualização chegará ao Brasil? E quando? Nada é certo e nem posso afirmar que isso acontecerá, mas o que posso fazer é te ajudar a imaginar o que isso influenciaria nos resultados das buscas.

Chegou o momento de tentar entender como essa mudança afetaria seus negócios!

 

O que a mudança do Google pode te afetar?

Depois de saber qual é a possível atualização do Google, você deve estar se perguntando sobre o que essa mudança pode afetar seus resultados, não é mesmo? Pelo que li, as opiniões são diversas, mas eu acredito que tudo que o Google faz vem para melhorar a experiência, de nós usuários, na plataforma.

Em relação aos links patrocinados, ou seja, aos anunciantes do Google Ads acredito que não mude muito. Isso porque, os resultados em destaque continuarão ocorrendo nas mesmas posições. Logo, se você anuncia através da rede de display ou da rede de pesquisa, não precisa ficar preocupado, suas impressões só devem melhorar, se essa possível alteração vier a acontecer.

 

Nova Atualização do Google.

 

Já as buscas orgânicas devem sentir mais essa atualização, caso ela venha ocorrer. Isso porque, quem não está tão bem posicionado assim, pode ter seu tráfego aumentado. Sabe por quê? Imagine a seguinte situação, seu site está localizado na quarta ou quinta página do Google, mas você sabe que estar na primeira é fundamental para receber mais visitas, correto? Se o usuário não precisar mais passar a página para ver os resultados, apenas precisará rolar a página para baixo, sua chance de ser encontrando aumentam consideravelmente, você não acha?

Enquanto não temos uma posição oficial do Google, tanto eu quanto você, vamos ficar na expectativa e de olho nas buscas do Google. E pode ficar tranquilo, se eu ficar sabendo de qualquer novidade ou atualização, virei aqui, em primeira mão, passar a informação para você!

Para ficar mais fácil, deixe seu e-mail cadastrado acima para receber informações exclusivas sobre o universo Google, suas ferramentas e funcionalidades.

Espero ter te ajudado a entender um pouco sobre esse assunto tão comentado nos últimos dias!

Até a próxima! Forte Abraço.

Compartilhar.