A análise do desempenho das ações no mercado digital é, justamente, um dos principais atrativos e diferenciais das ferramentas.

Se formos parar para fazer uma simples análise, comparando o marketing digital ao marketing tradicional (off-line), diríamos que o fato de poder mensurar quase que em tempo real a performance das campanhas no modelo online, acaba tornando essa opção mais vantajosa em muitos casos.

Concorda?

A análise das métricas constante torna-se uma vantagem tão poderosa, porque na verdade o sucesso está diretamente relacionado a isso, ou seja, a ter a possibilidade de moldar as suas ações de acordo com a “resposta” rápida do público ao qual elas se destinam.

Não é preciso esperar um ciclo inteiro de exibições de anúncios, por exemplo, para obter os relatórios de desempenho, para só depois fazer uma nova tentativa…

Cada uma das métricas do mundo digital podem lhe dizer muito não só sobre as ações do seu negócio, mas também sobre o perfil do seu público alvo.

Por isso que trabalhar negócios no mercado digital, muitas vezes, exige que você tenha bom conhecimento de análises de métricas.

Uma das coisas que representam que o seu negócio está indo bem, que está evoluindo, é o nível de envolvimento.

Isso quer dizer, o quanto o seu público se envolve com as suas ações na rede, seja seu site, seu anúncio ou até mesmo uma simples publicação no Facebook.

Agora, nós, do Mestre do Ads, gostaríamos de lhe fazer uma pergunta. Responda com sinceridade:

  • Você sabe se o nível de envolvimento do seu negócio é bom?

Se você não sabe, não precisa se envergonhar! Com certeza esse conteúdo é para você.

Nós fizemos de propósito, pois sabemos que muitos profissionais, até mesmo os veteranos, não sabem a resposta dessa pergunta e muito menos como encontrar uma solução para ela.

Por isso, para ajudar a diminuir esse problema, nós criamos esse conteúdo. Através dele, iremos lhe mostrar como descobrir se o nível de envolvimento do seu negócio é bom.

Vem com a gente!

 

Você sabe se o nível de envolvimento do seu negócio é bom,

 

#Qual a importância do nível de envolvimento do meu negócio?

Primeiro de tudo, antes de saber como medir o envolvimento do seu negócio, é imprescindível saber o quão importante ele é.

Na verdade, como falamos acima, quando você conhece o nível de envolvimento, automaticamente suas ações podem se tornar mais efetivas e direcionadas ao público alvo que deseja atingir.

Por exemplo, ao saber quanto tempo o usuário passa no seu site, interagindo com determinados conteúdos, você pode dedicar-se mais ou menos na estratégia de criação de materiais que geram maior engajamento.

Isso também pode ser feito se você souber quais páginas eles, geralmente, saem do seu site e por quais delas eles acabam chegando.

A sacada é readaptar a sua estratégia de acordo com as “preferências” do seu potencial consumidor.

Ao contrário do que muita gente pensa, atrair tráfego para as suas páginas é só o início do processo de transformação do simples usuário em cliente.

Por isso é tão importante ficar de olho no que eles estão fazendo após entrar em contato com o seu negócio. Ok?

Vamos ver quais métricas devem ser acompanhas de perto, nesse caso?

#Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica que indica quantos usuários acessaram, apenas, uma página e rapidamente saíram do seu site.

Isso indica, automaticamente, que muito provavelmente o seu site possui baixa relevância àqueles usuários.

O que é péssimo, não é verdade? Afinal, esse é um indicativo de que o seu alvo está tendo pouco envolvimento com o que você está oferecendo a ele.

Você pode estar querendo perguntar:

  • “Ok! Quanto que eu preciso para ter uma taxa de rejeição boa?”.

Bem, você precisa partir do ponto que aqui, quanto menor, melhor! Se a taxa de rejeição puder ser -1, perfeito!

Por outro lado, sabemos que isso é quase impossível, portanto, tente equilibrar, abaixo de 50% já é um bom começo.

Claro, nem sempre você terá uma taxa de rejeição uniforme durante todo o seu site, então para começar a melhorar, busque baixar esse número nas páginas mais relevantes para o seu negócio e depois vá otimizando as outras, até ter algo perfeito em mãos.

 

Você sabe se o nível de envolvimento do seu negócio é bom

 

#Duração Média da Sessão

Essa métrica é tão importante quanto a que acabamos de falar, afinal, ela te diz qual é o tempo médio que o seu usuário permanece na página ou em uma sessão de acesso.

Fazer um balanço desses dados para descobrir por quanto tempo os potenciais clientes passam navegando em seu site é de extrema importância, pois isso poderá te indicar o quão relevante você é frente a eles e, consequentemente, o nível de envolvimento que eles possuem com os seus materiais.

Nesse caso, você precisa trabalhar para que esse tempo de permanência só aumente, ao contrário da taxa de rejeição.

Quanto mais tempo o seu tráfego permanecer consumindo no seu site, melhor!

Verifique qual página tem maior tempo de permanência e a estude para descobrir o que de tão relevante ela possui e, a partir disso, procure implementar nas outras páginas que não tem resultados tão positivos.

Claro, dependendo do seu tipo de negócio, esse “tempo de permanência” recomendável pode variar.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha um site com conteúdos longos, com dados técnicos, com duração de leitura média de 10 minutos.
  • Seu amigo, tem um site com vídeos rápidos, onde o tempo de consumo médio é de 3 minutos.

Nesse caso, pode ser que o tempo de permanência para você, para um bom percentual, tenha que ser maior que a do seu amigo. Entendeu?

Basta avaliar as particularidades do seu negócio para chegar a um número interessante.

#Visitantes Recorrentes e Novos

Muita gente se preocupa com o volume de trafego, mas negligencia as características dele, impactando diretamente os seus resultados.

Quando você recebe potenciais consumidores no seu site ou qualquer canal de comunicação com o usuário, você precisa avaliar quem são eles, principalmente, se eles já conhecem a sua marca ou se estão tendo contato pela primeira vez.

No Analytics, você tem a métrica de Visitantes Recorrentes X Novos Visitantes, ela te diz exatamente o que falamos acima, ou seja, qual é a porcentagem de novos visitantes e também o volume de usuários recorrentes.

O que isso pode te dizer?

 

Você sabe se o nível de envolvimento do seu negócio é bom,

 

Simples! Se as pessoas que você capta pela primeira vez, voltam a entrar em contato com o seu material em um segundo momento.

E essa ação indica um certo nível de relevância ou não. Concorda? Se algo é ruim, se não me interessa, não tem porque eu voltar a entrar em contato.

O ideal nessa métrica é ter algo equilibrado, sempre atraindo novos visitantes, mas fazendo com que eles retornem para continuar consumindo, gerando envolvimento.

Para isso, o indicado é que você avalie todas as métricas em conjunto, para oferecer materiais relevantes, atraindo interesse, envolvimento, interação e consequentemente conversões de acordo com o comportamento e as preferências do alvo.

Dica Extra: Saiba que a não exibição de páginas importantes do seu site pode comprometer os relatórios de métricas, influenciando, fortemente nos seus resultados. Levando em consideração essa informação, procure verificar todo o seu site para ter certeza que a exposição ao público está correta e completa, como você gostaria.

Analisar as métricas em geral, constantemente, é extremamente imprescindível, mas ficar bem vigilante às apresentadas te dirá muito sobre o nível de envolvimento que o público alvo tem com o seu negócio.

Obviamente, essa informação te ajudará em todo o restante das suas ações no mercado digital.

Pronto! Agora você já sabe como medir se o nível de envolvimento do seu negócio é bom. Esperamos que esse conteúdo tenha sido de grande ajuda.

Sabe de alguém que gostaria de saber dessa informação? Então ajude esse conteúdo chegar mais longe, compartilhe com quem possa interessar… Contamos com você!

Ficou com alguma dúvida? Então não a leve adiante. Entre em contato com a gente pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Nós estamos aqui para te ajudar, será um prazer.

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Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

 

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