Muito provavelmente você já teve contato com o Native Ads já faz tempo, mesmo nem sabendo ao certo do que se trata.
Como quase tudo, em todas as áreas, as coisas são recicladas, transformadas e reutilizadas.
Sabe aquele conhecido jargão da moda que é até mesmo utilizado no design dos mais diferentes produtos, em que os conceitos e tendências sempre voltam?
Isso também vale para o marketing, só que nesse caso, muitas coisas do marketing off são trazidos para o digital, com uma modificação ou outra, mas na essência continuam sendo iguais.
Esse é o caso do Native Ads, uma estratégia muito disseminada no marketing tradicional, desde que os anúncios nas revistas e jornais tornaram-se febre.
Apesar de muita gente dizer que o marketing off morreu, nós acreditamos que ele se transformou. Há quem diga que ele evoluiu, quem sabe…
O que temos certeza é que muitos atributos iniciados e disseminados lá, no marketing, muitas vezes, visto como desatualizado e dispare com a realidade de consumo atual, hoje, estão grandiosamente vivos, inclusive, no digital.
O Native Ads, por exemplo, possui enorme poder para conquistar potenciais consumidores no ambiente online. Você sabia?
Não se culpe por não saber, afinal, você não é o único. Muito pelo contrário, muita gente não faz ideia de que esse “conceito” poderia estar impulsionando muito os seus negócios e abrindo um leque de oportunidades.
Foi pensando em ajudar nesse sentido que nós, do Mestre do Ads, resolvemos criar esse conteúdo.
A ideia é lhe contar de modo simples e objetivo do que se trata o Native Ads e porque utilizá-lo.
Vem com a gente, pois já iremos começar.
Anote tudo!
Native Ads – O Que É?
Há grandes chances de você ficar muito surpreso quando lhe contarmos o que é o Native Ads.
Isso porque, como dissemos acima, trata-se de uma estratégia amplamente utilizada pelo marketing off-line, em quase todas as revistas e jornais.
Então, se você, ao menos, uma vez, já leu uma revista ou jornal físico, foi atingido pelo Native Ads.
Não está acreditando? Então vamos lá!
O Native Ads também conhecido por Native Advertising é uma estratégia onde se cria e disponibiliza conteúdos que misturam a publicidade com informações editoriais.
De maneira mais simplificada, a publicidade nativa (Native Ads) é um conteúdo publicado em canais de entretenimento voltados à disseminação de informações, como blogs, sites, mídia social, onde sua principal base é a mescla da publicidade com o editorial.
Falando bem basicamente poderíamos definir o Native Ads como uma publicidade “disfarçada” (ou natural?) com informações relevantes.
Sabe o Publieditorial? O famoso #Publi que aparece frequentemente nas mais diferentes redes sociais?
Esse também é um Native Ads, podendo ser apresentado nos mais diferentes formatos. Textos, vídeos, fotos e mais.
Quer descobrir mais sobre em quais bases de criação o Native Ads deve estar inserido?
Então confira a seguir.
As Bases da Criação dos Conteúdos Native Ads
Para criar um conteúdo dentro das premissas do Native Ads, a primeira coisa que você deve ter em mente é que ele não pode ser um material como outro qualquer.
Pelo contrário, ele deve ser criado exclusivamente para um público alvo, respeitando, inclusive, a linguagem desse grupo e do canal onde ele será publicado.
O padrão visual desse conteúdo também deve seguir a linha editorial do canal de veiculação.
Por isso, muitas vezes, os conteúdos Native Ads são produzidos em parceria entre o anunciante e o canal onde ele será publicado.
A estrutura básica dele é a informação relevante combinada com conteúdo publicitário, podendo ser a promoção de um produto, serviço, marca, empresa, pessoa pública, enfim…
Obviamente, inclusive seguindo a legislação, esse tipo de material precisa ser identificado como “publicidade”, para que não gere indução à equívocos por parte do usuário.
Então você pode encontrar diversos Native Ads marcados como “Publieditorial”, “Publi”, “Conteúdo Patrocinado”, entre outras variações.
Porque Utilizar o Native Ads em Sua Estratégia?
Embora esse tipo de conteúdo precise de investimentos mais altos do que os outros formatos, a justificativa é plausível e animadora.
O que estamos querendo dizer é que, dependendo do seu objetivo, investir um pouco mais em uma estratégia com Native Ads vale a pena.
A justificativa quanto ao preço maior que outros formatos de publicidade é que é preciso lançar mão de um trabalho mais personalizado. Exigindo redatores ou produtores de conteúdo que trabalhem em conjunto com o anunciante e seus objetivos.
Na verdade, como falamos anteriormente, esse tipo de conteúdo precisa oferecer informações verdadeiramente relevantes aos usuários do canal onde ele será veiculado, então o produtor precisa trabalhar mais próximo, à fim de captar essa “necessidade” do consumidor.
A parte animadora também nasce dentro dessa particularidade, do trabalho mais personalizado.
Bem, o Native Ads é ótimo para negócios que estão buscando se aproximar e conquistar seu público alvo e, claro, consequentemente, aumentar seu volume de conversões.
Você pode estar se perguntando:
- “Porque o Native Ads tem mais potencial que os outros modelos de publicidade?”.
Pelo menos, nessa situação, o Native Ads acaba sendo mais permeável no ambiente em que vivemos atualmente. Onde a internet está absolutamente repleta de publicidade.
Como somos bombardeados todos os dias com bilhões de anúncios, muita gente, tornou-se blindada ao impacto dessas peças, ignorando-as automaticamente.
Só que por ser algo mais natural, sem aquele rótulo comum da propaganda, o conteúdo do Native Ads não são repelidos automaticamente pelo público alvo.
Esses materiais acabam sendo vistos como mais um conteúdo editorial do canal, agregando qualidade na experiência do usuário e não interrompendo a sua navegação, causando incômodo.
É claro, para ter esse efeito, você deve oferecer um conteúdo realmente de valor. Com informações interessantes, dicas, soluções, melhores práticas, enfim, que agregue positivamente à experiência do usuário.
A abordagem natural e personalizada são os grandes segredos desse tipo de material.
Curtiu o conteúdo? Esperamos que ele tenha sido imensamente útil a você.
Ficou com dúvidas? Mande sua pergunta nos comentários, será um prazer poder lhe ouvir.
Até breve!
Forte Abraço.