Já faz algum tempo que o Facebook deixou de ser reconhecido, apenas, por ser uma rede social poderosa, isso porque apesar de ser a plataforma do segmento mais acessada ao redor do mundo, atualmente, ela é uma verdadeira potência no universo dos negócios.

Muitos duvidaram disso, mas hoje é incontestável que anunciar no Facebook pode ser uma excelente estratégia para elevar negócios, captando novos clientes, atraindo interesses e, consequentemente, gerando cada vez mais conversões.

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Os números ostentados pela plataforma e reafirmado por um infográfico da Flowtown, não nos deixa mentir, veja só:

  • O custo por clique para a publicidade na área das lojas virtuais giram em torno dos $0,31.
  • Para anunciar produtos e serviços dentro dos nichos como a saúde e beleza, o CPC tem média de $1,27, sendo um dos mais caros da plataforma.
  • De acordo com o estudo, para conquistar um fã, o anunciante gasta cerca de $1,07.
  • O Facebook possui mais de um milhão e meio de usuários ativos, dado que o coloca como a maior rede social do mundo.
  • Fotos são engajadas 2 vezes mais do que outros formatos de conteúdo.
  • 80% dos usuários da internet no Brasil, possuem um perfil no Facebook. São quase 100 milhões de usuários brasileiros presentes na rede social.
  • 3% dos Marketeiros mais bem sucedidos trabalham com o Facebook Ads.
  • Quase 70% dos negócios B2C captam clientes através dos anúncios do Facebook.
  • Apenas 7% das empresas de pequeno porte não acreditam na eficiência do marketing da plataforma.
  • 70% dos negócios que anunciam no Facebook, possui um retorno sob investimento de 300%.
  • O custo para anunciar no Facebook Ads chega a ser mais barato do que em outros meios em mais de 30%.

Esses são alguns dados sobre a plataforma, mas que deixam bem claro tamanha expressividade que ela possui dentro do mundo dos negócios. Concorda?

Bem, apesar de muita gente já ter uma boa noção do quanto anunciar no Facebok pode potencializar seus resultados, muitos ainda acreditam em mitos que foram sendo formados acerca do assunto.

Por isso, nós, do Mestre do Ads, vamos lhe ajudar a desmitificar tudo isso. Você verá alguns mitos sobre anunciar no Facebook que pode atrasar o seu sucesso.

Vamos lá?

 

anunciar no facebook..

 

#1 – A maioria das interações dos anúncios são Fakes e desqualificadas

Nós sabemos que para o marketing trazer bons resultados, não basta ter algumas curtidas, comentários e cliques, na verdade, é preciso ter essas interações partindo de pessoas que tenham real interesse no que está sendo oferecido.

Isso porque cliques de um tráfego desqualificado, ou seja, de um público alvo diferente do que você busca, jamais significará que você conquistou clientes.

Um dos mitos em torno do Facebook Ads é exatamente sobre esse assunto. Ao longo do tempo, muita gente passou a acreditar que as interações nos anúncios são fakes e provindas de um tráfego desqualificado.

Esse mito ganhou força, principalmente, com a existência de empresas que vendiam curtidas e outras ações de interação.

Você deve estar querendo perguntar agora:

  • “Nossa! Eu já vi essas empresas, isso pode ser verdade?”.

Bem, a parte das empresas é sim. Basta fazer uma simples pesquisa para encontrar diversas opções, mas isso não significa que as suas campanhas tenham um alto índice de interação fake que chegue a atrapalhar os seus resultados.

Esse tipo de coisa existe até no Ads, mas seguramente há maneiras de barrar esse tipo de ação maliciosa.

Então saiba, se os seus anúncios no Facebook possuem bons resultados em geral, pode ter certeza que vale a pena continuar anunciando, afinal, não trata-se de interações fakes. Para garantir sempre ótimos resultados, acredite em suas métricas.

#2 – Comprar interações no Facebook é válido e bom

Se você acreditava no mito anterior, certamente não irá acreditar nesse, mas caso contrário há grandes chances de alguma vez você já ter ao menos pensando em trabalhar esse tipo de estratégia.

É preciso ficar claro, comprar interações não vai potencializar verdadeiramente seus resultados, assim como as suas interações, seus retornos também serão fakes.

O motivo? O que explicamos anteriormente, ou seja, para atrair potenciais clientes qualificados, que tenham real interesse em consumir de você, é preciso direcionar as campanhas para o alvo certo, afinal, não basta ganhar curtidas e compartilhamentos de forma artificial.

Outra coisa que é preciso ficar muito nítida é que o Facebook não aceita esse tipo de ação, portanto está em constante alerta para que esse tipo de fraude não seja disseminada.

Caso a plataforma constate que você comprou interações, forçando um melhor desempenho de suas campanhas, você perderá sua conta, o que pode atrapalhar e muito a imagem de seu negócio, inclusive, impactando fortemente a sua credibilidade.

 

anunciar no facebook

 

#3 – O Alcance das publicações caíram para incentivar a publicidade

Ao longo do tempo, o Facebook vem mudando os seus mecanismos e uma dessas grandes modificações foi quanto ao nível de alcance das publicações o que muita gente desconfiou ser algo para incentivar o investimento na publicidade da plataforma.

Realmente, o alcance mudou, uma simples publicação antes chegava à timeline de muitos, sem que houvesse nenhum tipo de ação de marketing envolvido, mas agora apenas poucos contatos conseguem visualizar o que você publica.

  • Isso faz parte do incentivo ao Facebook Ads?

Muito provavelmente não, afinal, estamos falando de uma empresa experiente, que certamente, não tomaria uma decisão dessas, apenas, para impulsionar seus negócios de maneira financeira.

Na verdade, a plataforma vem estudando modificações para melhorar a experiência do usuário, assim como o Google faz e esse é mais um indício de que o Facebook não gostaria de oferecer um ambiente repleto de anúncios, o que aconteceria se ele quisesse potencializar o marketing.

Com isso, podemos apontar duas frentes para essa diminuição de alcance:

  1. Uma segmentação de conteúdo com base no interesse do usuário.
  2. Um aumento de usuários na rede, publicando fortemente, o que fez com que o conteúdo na plataforma fosse atualizado muito rápido, chegando a nem se fixar em muitas timelines.

Com esses dois fatos é muito simples entender o porquê os conteúdos orgânicos, ou seja, sem incentivo publicitário, teve seu alcance diminuído no Facebook.

Por outro lado, podemos dizer que se o seu conteúdo for muito bem segmentado e direcionado para o público certo, ele gerará interesse e interações, fazendo com o que Facebook entenda que você exibe materiais relevantes a um determinado público, aumentando o seu alcance para esses perfis.

 

anunciar no facebook,

 

#4 – O pior lugar para anunciar é a coluna direita do Facebook

Esse mito é praticamente uma polêmica, isso porque muitos acreditam e defendem, realmente, que o pior lugar para anunciar é a coluna direita do Facebook.

Dependendo do lado em que você olha, isso pode ser realidade ou mito, por isso é muito importante que você faça uma análise completa.

Tecnicamente, o mito é reforçado pelo fato de que a lateral direita do Facebook é conhecida por ser um espaço publicitário e como trata-se de uma rede social, com usuários que não tem uma intenção inicial de comprar algo, esse seria um ambiente simplesmente descartado pelo público em geral.

Além disso, dados mostram que o CTR dos anúncios que são exibidos na lateral da página é 10 vezes menor do que os outros disponibilizados.

O que conta à favor, é que por conta disso tudo que acabamos de lhe dizer, há muito menos anunciantes por ali, o que faz com que ele seja mais barato.

Sem contar que a baixa competição te deixa mais visível e te torna menos agressivo ao olhos do usuário, afinal, você não salta em meios às publicações da timeline dele.

Saiba que não existe pior ou melhor lugar, tudo irá depender de qual é o seu objetivo e estratégia, mas, sobretudo, em como você utiliza os recursos que tem em mãos.

Há casos em que anúncios laterais atraem mais resultados que os anúncios da timeline, isso porque os primeiros estão muito bem segmentados, direcionados, entregando a mensagem ideal, conectando-se com o público alvo correto.

Não tem jeito, para alcançar o sucesso em suas campanhas de marketing, será preciso realizar testes e apostar em estratégias que te dê destaque, além de apresentar algo que capte o interesse do usuário, o atraindo inevitavelmente ao clique.

 

É isso! Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo. Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelas redes sociais do Mestre do Ads ou pelo box de comentários abaixo.

Nós teremos uma enorme honra em lhe ouvir e possivelmente lhe ajudar a sanar questões pertinentes.

Desejamos-lhe sucesso sempre, nos vemos por aí!

Forte Abraço.

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