Esse é o pesadelo de muitos profissionais que trabalham diretamente com o marketing digital. Especificamente na parte de SEO, com blogs de conteúdo e sites que apostam em um bom ranqueamento nos motores de busca para chegar ao seu público alvo.

Apesar disso, esse não é um problema pouco recorrente. Infelizmente. Certamente você já ouviu alguém dizer:

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  • “Meu site caiu no ranking do Google, e agora?”.

Essa, muito provavelmente, é a situação que você vive nesse momento. Certo?

Calma! Nós vamos te ajudar a tentar concertar isso.

A questão toda e que gera muita dificuldade na resolução desse problema muito incômodo é que ele pode haver diversas causas.

O Google pode ter atualizado o algoritmo, seu site pode ter passado por um problema, uma punição pode ter sido aplicada ou seu concorrente conquistou seu lugar… Essa são só algumas hipóteses entre várias, é verdade!

Só que nós sabemos que esse problema específico dá a sensação de ter perdido todo o esforço para fazer um trabalho bem feito.

Mais uma vez, não se desespere. O conteúdo que o Mestre do Ads preparou para você hoje, vai te guiar nessa jornada contra a queda do seu site no ranking do Google.

Vem!

 

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Meu Site Caiu no Ranking do Google – Tem certeza?

Antes de irmos diretamente resolver o problema, você precisa ter certeza que o seu site caiu no ranking do Google, ou seja, realmente, perdeu as posições que você batalhou tanto para conquistar.

É importante que você saiba que é comum haver uma variação no ranqueamento do buscador. Não precisa entrar em um colapso nervoso de primeira, apesar de sabermos o nervoso que dá.

A primeira atitude é entender o que houve. Faça um teste, verifique se você não errou na busca ou o Google está realizando testes.

Para conseguir essas respostas, olhe no seu Analytics se a página que perdeu o posicionamento também perdeu volume de tráfego orgânico. Esse é um forte indicativo de que há um problema.

Atenção! É muito importante que você compare o volume de tráfego com outros períodos, já que a queda naquele momento pode ser uma variação comum ou causada por uma data atípica, como um feriado prolongado.

Foi confirmada a queda? Nós sabemos que é difícil, mas aguarde umas 48h para ver se não normaliza.

Não normalizou? Ok! Então comece verificando diariamente o desempenho das suas palavras-chave mais importantes. Isso te colocará a frente na hora de solucionar a questão.

Outra coisa importante. Não deixe de olhar o seu Search Console, pois quando há uma queda, ele também aponta por meio do volume de cliques, impressões e, até mesmo, posição médias das Keywords, sendo mais uma prova contundente de que o problema realmente existe.

Tudo bem… Foi confirmado. Nesse momento você não para de dizer em sua mente:

  • “Meu Site Caiu no Ranking do Google, e agora?”.

Agora vem com a gente, porque precisamos descobrir o agente causador do desespero!

1ª Questão – Houve uma atualização de algoritmo no Google?

Se o problema foi confirmado, chegou o momento de caçar quem é o causador. Então vamos por eliminação.

A primeira questão à responder é: “Houve uma atualização no algoritmo do Google?”.

Claro, você precisa saber se isso aconteceu há pouco tempo. Você sabe que a empresa está sempre melhorando seu sistema de busca, então não é algo tão difícil de ter ocorrido.

Para descobrir, busque por notícias no buscador, nas páginas oficiais da marca e outras fontes possíveis. Não achou nada?

Compare o desempenho das suas páginas afetadas nos outros buscadores, como o Bing, por exemplo. Se não houver problemas com eles. Se volte ao Google novamente, pois há muitas probabilidades de a questão mesmo ser com ele.

 

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2ª Questão – Você modificou sua estratégia?

Se não houve uma atualização no algoritmo, então não há motivos para que você tenha caído, à não ser que tenha promovido uma modificação na estratégia do seu site, que tecnicamente infringiu as regras e diretrizes do Google.

Nesse caso, você pode ter tomado uma punição por isso. Para resolver é necessário ter paciência. Olhe, analise com cuidado, concerte os possíveis erros e espere o Google reanalisar tudo.

A sua diretriz para descobrir erros e evitá-los no futuro é prezar pela máxima qualidade na experiência do usuário.

3ª Questão – Você já verificou a sua estratégia de link building?

Uma das principais estratégias que regem o SEO é o link building e um dos fundamentais fatores que posicionam as páginas no Google é o SEO.

Levanto em conta esse ponto, você deve verificar a sua estratégia de link building, pois falhas nelas podem estar causando a sua queda no ranking do Google.

Veja se você perdeu backlinks importantes, pois isso pode ter diminuído o seu alcance, volume de tráfego e consequentemente muitos pontos no grau de relevância.

Para fazer isso use um programa para “ler” todos os seus links, como o Majestic. Eles te trarão a possibilidade de saber se houve uma grande perda nos seus backlinks, se eles estão mantidos ou não.

Se os links estão com a tag “nofollow”, se houveram atualizações nesse sites, se a URL mudou, entre outras coisas que podem ter lhe afetado.

Para corrigir, caso esse seja o problema, fale com esse parceiros dos links para que vocês possam consertam um possível erro.

 

Conversão

 

4ª Questão – Você já analisou seus concorrentes?

Pode ser que até esse ponto você já tenha olhado para todos os cantos do seu site, vasculhado no Google, nos parceiros de link building, mas não encontrou uma mínima ponta solta.

E agora? Bem, há muitas chances da resposta que você busca estar nos seus concorrentes.

Ufa! A culpa não foi sua… Na verdade, em partes, porque ficar de olho nos seus concorrentes também faz parte da sua estratégia, principalmente, para continuar mantendo o seu posicionamento.

Para descobrir se o motivo da sua queda é o seu concorrente, use uma das ferramentas disponíveis para tal, como o SemRush.

Nele você pode entender qual o posicionamento dos seus principais concorrentes, diretos e indiretos, e a partir disso ver se eles ganharam posições, enquanto você caia.

Eles ganharam backlinks? Como isso aconteceu? Quais são as estratégias e aplicações de SEO que eles estão utilizando?

Verifique toda a estratégia e procure entender o que eles estão fazendo para oferecer uma melhor experiência ao usuário e, consequentemente, estarem sendo mais relevantes na visão do Google, ganhando melhor posicionamento que você.

Para voltar às melhores posições no ranking, trabalhe sob a estratégia deles, buscando destaques e falhas que podem se tornar diferenciais de qualidade no seu site.

É isso! Agora é hora de colocar a mão na massa. Esperamos ter lhe ajudado.

Ficou com dúvidas? Escreva para nós.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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