Se você soubesse que é possível potencializar a fanpage da sua marca no Facebook, à ponto de gerar resultados surpreendentes, você obviamente buscaria saber como funciona, não é?

E se nós lhe disséssemos que essa possibilidade está bem ao seu lado, ao alcance de alguns cliques?

Calma! Você não precisa pegar o cartão de crédito e muito menos abrir a sua conta para pagar um boleto.

Nós não vamos lhe disponibilizar link algum. Sabe porquê? Simples! A gente não quer te vender nada.

Essa incrível máquina de potencializar resultados no Facebook é gratuita e nativa na plataforma.

Estamos falando do Facebook Insights! É isso mesmo. Se você ainda não sabe, esse recurso permite que todas as páginas que possuem interações, possam descobrir detalhes comportamentais que são capazes de potencializar seus resultados.

Também conhecidas como métricas, elas apontam características do comportamento do seu público alvo em relação à sua marca e os conteúdos disponibilizados.

Você pode estar pensando:

  • Porque o Facebook Insights pode ser tão poderoso e importante para que eu melhore meus resultados?

Bom, você sabe que para desenvolver uma boa estratégia é necessário medir o comportamento das suas ações. Isso porque o que não pode ser analisado, dificilmente tem a possibilidade de ser melhorado.

E o que não melhora? Abre a possibilidade de piorar, afinal, o que não se renova, se torna obsoleto, ainda mais em um mercado que se atualiza muito rapidamente.

Basicamente? Se você deseja atingir objetivos, você precisa ter condições de analisar se suas estratégias para tal, estão indo bem.

Caso contrário todo o seu trabalho não passará de uma tentativa sem perspectiva.

É exatamente pela importância que as métricas representam em sua estratégia, que estamos aqui hoje. O nosso intuito é lhe mostrar as 8 métricas do Facebook Insights que você deve analisar, caso queira potencializar seus resultados.

Vem com a gente, pois já vamos começar!

 

Facebook

 

#1 – Página de Visão Geral do Facebook Insights

Como o próprio nome sugere, essa página de visão geral, mostra à você um panorama das informações da sua fanpage.

Nela, você pode verificar de modo geral, o desempenho que a sua página possui no Facebook.

Para olhar cada dado de modo mais abrangente, basta que você vá até o menu lateral esquerdo e escolha qual métrica você deseja visualizar. Clique sobre o link.

#2 – Métricas de Curtidas

As curtidas podem dizer muito sobre o quão sua estratégia está sendo positiva, apesar de não ser indicado olhar, apenas, para ela quando for medir os seus resultados.

Afinal, uma página com milhares de curtidas e nenhum envolvimento direto, pode não estar utilizando a estratégia correta.

Nessa aba, você pode ver quantas curtidas você ganhou em determinado período de tempo.

O que torna a análise ainda mais interessante, pois você pode observar um intervalo específico da aplicação de uma determinada ação.

Aqui, ainda é possível ver quantas pessoas deixaram de curtir a sua página, lhe entregando uma visão ainda melhor sobre o desempenho de sua estratégia.

Para completar, o Facebook Insights ainda fornece a informações da fonte da curtida. Isso quer dizer, se o usuário que curtiu veio de uma campanha de links patrocinados, da página, de uma publicação, de outras páginas e mais.

Quer descobrir quantos usuários estão ativos na sua fanpage no dia, no mês ou na semana? Quantas curtidas cada publicação recebeu?

Então este é o lugar correto para encontrar essas informações. Explore-o.

 

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#3 – Métricas de Alcance

Logo abaixo do menu de curtidas, fica as métricas sobre o alcance de sua página.

Nela, você poderá verificar quantas pessoas visualizaram as suas publicações. Nesse ponto é importante ficar atento, pois ele indica também as ações de envolvimento, ou seja, curtidas, reações, comentários, marcações, compartilhamentos e tudo mais.

Assim como na sessão “curtidas”, no Alcance você consegue descobrir quem não gostou do seu conteúdo, escolhendo ocultá-los ou classificando como impróprios, além de saber quem deixou de te seguir ou te denunciou.

Aqui as métricas de alcance são divididas entre orgânicos e pagos, que indicam quantas pessoas viram seu conteúdo por meio de publicações comuns ou patrocinadas.

Elas são importantes, pois junto às curtidas, fornecem à você uma boa visão sobre como o seu público está reagindo às suas ações.

#4 – Métricas de Visualizações da Página

Se você tem seções na sua página, como “Sobre”, “Início”, “Produtos”, “Imagens”, certamente precisará olhar para essa métrica com cuidado.

Isso porque ela lhe mostra quantas visualizações cada seção possui, automaticamente, entregando os locais que mais interessam seus potenciais consumidores e clientes.

Outra coisa, você também tem acesso à informações pessoais desses usuários que visitaram suas páginas.

Como classificação por gênero, país de origem, dispositivo utilizado para acessar, idade, fonte de tráfego, entre outros dados.

É como se o Facebook Insights te mostrasse qual o caminho que o usuário percorreu antes de te visitar e dentro da sua página. Uma verdadeira vantagem, não?

Sem contar que ele ainda abre os dados sobre menções externas!

#5 – Métrica de Ações na Página

Como está bastante claro, essa métrica te mostra como o seu visitante se comportou dentro da sua página.

São fornecidos o volume de cliques em cada parte da sua fanpage, como a chamada para ação, por exemplo, além dos dados pessoais dessas pessoas.

Se você tiver campanhas patrocinadas ativas, essa métrica é extremamente reveladora.

 

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#6 – Métricas de Publicações

Neste menu, você tem a oportunidade de descobrir quais são as publicações que tem melhor desempenho, de acordo com dia e horário.

Além, é claro, de entender quais são os períodos em que os seus usuários estão mais ativos em sua página.

Mais uma vez, o Facebook Insights disponibiliza nessa seção, informações detalhadas sobre cada uma das publicações que você fez. Como a segmentação, o alcance, a quantidade de interações e envolvimento, se aquela foi uma publicação impulsionada e tudo mais.

Ah, talvez você ainda não saiba, mas é no menu “Publicações” que você pode adicionar as páginas de concorrentes para fazer comparações com a sua.

É possível escolher até cinco páginas para acompanhar as ações, interações e desenvolvimento no geral.

#7 – Métricas de Vídeos

Os vídeos trazem muito retorno positivo em estratégias de marketing digital, principalmente, se forem direcionados para as redes sociais.

Se você trabalha com eles, fique de olho neste menu, onde você verá todas as métricas sobre o desempenho de vídeos nativos.

Aqui você irá encontrar dados sobre as visualizações do seu vídeo a partir de 3 segundos, acima de 10 segundos e de mais de 30 segundos. Claro, também será possível saber qual vídeo foi mais visualizado, o nível de engajamento e mais.

Vídeos patrocinados e vídeos entregues organicamente tem seus dados exibidos separadamente, assim como os de rodagem automática, a partir de clique, simples ou com repetições.

Quer entender como os seus fãs se comportam com os seus vídeos? Este é o lugar ideal.

#8 – Métrica de Pessoas

Quer saber quem é o seu público alvo, determinar a sua persona? Aqui está o que você precisa para, ao menos, começar.

No menu de métricas sobre pessoas, você extrai todas as informações sobre seus fãs.

Dentre os dados disponibilizados estão:

  • Quantidade de homens e mulheres que compõe o seu público.
  • Faixa Etária
  • Localização dividida entre país e cidade.
  • Idioma
  • Visualizações de acordo com o volume de fãs da sua página.
  • Porcentagem de interação com os seus posts de acordo com o número de seguidores da sua fanpage.

Entre outras informações muito interessantes para compor a sua estratégia e direcioná-la melhor.

 

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Dúvidas? Escreva para nós.

Forte Abraço.

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