O mobile chegou bem forte aqui no Brasil e nós, brasileiros, já somos considerados uma das populações que mais utilizam os dispositivos móveis no mundo, você sabia?

Passamos muito mais tempo conectados na rede, tanto que em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagran, o número de usuários brasileiros só cresce a cada dia.

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Outro dado que impressiona é que a população brasileira adulta representa 54% de utilização do mobile, enquanto 34% faz a utilização de desktop. Isso acontece justamente com uma parcela de pessoas que não nasceram conectados e tiveram que aprender todas as funções e funcionalidades com o tempo.

Se os adultos já têm esse tipo de comportamento, imagina os mais novos que já nascem com as pequenas telas ao alcance de suas mãos? Pois bem, a única certeza que temos é que o acesso por meio desse tipo de dispositivo só tende a crescer, cada vez mais, por isso precisamos adaptar o nosso negócio ao que vem por aí.

Por mais que achem que o e-mail marketing caiu em desuso, ele ainda é um forte aliado para quem deseja obter melhores resultados. E quando falamos em celulares, podemos ter a certeza de que a abertura de e-mail continua bem alta!

Então, por acreditar na força dessa ferramenta, trouxemos hoje algumas dicas para melhores utilização de e-mail marketing para mobile.

Vem com a gente!

 

Melhores Utilizações de e-mail marketing para Mobile,

 

Vale a pena usar e-mail marketing para mobile?

Vamos responder de uma vez por todas essa questão…

Não há dúvidas de que estratégias de e-mail marketing também funcionam muito bem na atualidade, até porque, uma pesquisa realizada esse ano pela Litmus, aponta que 54% da taxa de abertura de e-mail hoje é feita pelo celular e não mais por computadores comuns.

Só que existe um detalhe, quem utiliza o mobile é bastante exigente com a adaptabilidade para as pequenas telas e disso sabemos muito bem, não é mesmo?

Com isso, a Consumer Adoption & Usage Study descobriu que se o seu e-mail não estiver preparado para ser lido com qualidade nas pequenas telas, as chances de ele ser deletado é de mais de 70%. Claro que sempre há uma parcela de usuários que irá ler de qualquer maneira, mas aqui ela só representa 10%.

É justamente para te ajudar a criar uma estratégia de marketing digital focada em e-mail marketing que converta com muita qualidade, gerando interesse em seu público alvo, que nós, do Mestre do Ads, estamos aqui.

Preste bastante atenção nas dicas!

 

1º Dica – Ofereça templates de qualidade

A qualidade da experiência na leitura do seu e-mail é que vai diferenciar os números finais de sua campanha, sendo assim, preocupe-se em oferecer um template que se adapta bem em qualquer tipo de dispositivo.

Já existem muitas ferramentas de automação de e-mail marketing que permitem que tudo seja programado previamente sem que você precise se preocupar ou planejar, manualmente, cada função.

O mais importante aqui é que a abertura e a leitura possa ser vista da mesma forma e com a mesma riqueza de detalhes em qualquer tipo de dispositivo e em qualquer tela, afinal você não quer que haja diferença entre seus clientes, não é mesmo?

Preocupe-se muito com essa questão, pois se algum erro vier a aparecer, você perderá a porcentagem de acesso daquele meio.

 

touch screen mobile phone
touch screen mobile phone

 

2º Dica – Títulos curtos

Nesses pontos, muitas empresas acabam pecando nas estratégias e elas mesmas saem prejudicadas em seu resultado final.

O que acontece é que acaba ocorrendo uma confusão entre o tamanho do título para mobile e para desktop.

Engana-se quem acha que o tamanho de 80 caracteres é igual para ambas as modalidades. Isso porque, no mobile você terá apenas 30 caracteres para chamar a atenção com seu título.

Aqui é aquela coisa que sempre pontuamos, fazer menos e apresentar mais, afinal você terá pouquíssimo espaço para chamar a atenção e despertar o desejo de abertura.

Talvez, seja interessante fazer alguns testes com diferentes tipos de títulos, dessa forma, será possível mensurar o que melhor converte com o seu público alvo e o que não faz muito efeito.

Outro detalhe é não apelar demais, pois isso pode fazer com que você perca a autoridade perante seus leitores e, com toda a certeza, você não deseja isso, não é mesmo?

Preocupe-se em gerar valor despertando o interesse!

 

3º Dica – Nome de quem está mandando o e-mail

A primeira palavra que olhamos ao receber um e-mail é quem é o remetente da mensagem, correto? Isso porque, normalmente, quando é um usuário do qual já estamos acostumados a trocar mensagens, elas vão direto para a página principal, senão caem em outra pasta ou até mesmo no spam.

Para gerar mais confiança e autoridade, coloque o remetente da mensagem de forma clara e objetiva. Nada de esconder quem é você.

Lembre-se, porém que você terá um espaço aproximado de 32 caracteres para colocar seu nome. Algumas empresas, pessoas ou marcas podem ter um tamanho de nome maior que isso, então você terá que abreviar de uma maneira em que sua lista continue identificando quem é você.

Se você já usa um nome de remetente e pretende trocar, antes de fazer isso por definitivo, avise sua lista dessa mudança, pois se um e-mail de alguém desconhecido cair na caixa de entrada, ele pode ser deletado sem nem ao menos ser lido.

Existe um dado que mostra a importância do nome do remetente. Segundo algumas pesquisas que visam atender aos critérios de abertura, 68% dos usuários abrem o e-mail baseado no nome de quem mandou, ou seja, você já consegue perceber o tamanho da importância desse “detalhe”, não é mesmo?

 

4º Dica – Planeje com cuidado o botão de CTA

Por mais que o seu e-mail marketing só tenha conteúdo escrito é muito importante que um botão de call to action ganhe destaque no meio dessa leitura. Quando não há nenhum, o leitor fica meio sem saber para onde ir, tornando sua experiência com a leitura pouco proveitosa.

No entanto, precisamos lembrar que o botão de CTA precisa estar planejado para aparecer nas pequenas telas de forma confortável, sem atrapalhar a leitura.

Sabemos que o dedo de uma pessoa adulta tem um tamanho entre 1,57 á 2 cm, então devemos criar um botão que consiga suprir o tamanho do toque.

Botões que tenham um tamanho entre 45 x 45px a 57 x 57px, conseguem entregar uma qualidade muito boa de clique, sem ser exagerado demais, porém sem pecar pelo tamanho muito pequeno, ok?

 

Melhores Utilizações de e-mail marketing para Mobile..

 

5º Dica – Conteúdo curto e com imagens

Usuários mobile têm uma preferência maior por textos bem curtos e com a utilização de imagens.

Então quanto menor o texto de seu e-mail e mais visual ele for, melhor será a experiência do leitor na entrega da sua mensagem.

Se for possível entregar o mínimo de conteúdo escrito com a utilização de imagens ou fotos que permitam contextualizar o que deseja falar, terá uma taxa de leitura e até mesmo de abertura muito maior.

Quando sua lista entende que seus e-mails são sempre grandes, passam a nem abrir, pois já tem uma noção de como virá a mensagem.

O melhor formato para essa estratégia é já iniciar o e-mail com uma imagem bem interessante e chamativa para, depois, colocar umas poucas linhas de texto.

Claro, essa preferência pode se diferenciar, de acordo com o perfil do seu público alvo.

Teste e veja o que acontece!

 

Curtiu as dicas? Esperamos que elas possam representar uma boa complementada em suas estratégias de e-mail marketing e, consequentemente, façam você ter melhores resultados.

Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Forte Abraço.

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