Que profissional não gosta de ter dicas matadoras para escolher as melhores palavras chaves? Ela são a base para conteúdos, anúncios e até mesmo para URL mais bem otimizadas. Seria um pouco exagerado de minha parte afirmar que as palavras chaves são a coisa mais importante de quem trabalha com mídias sociais, porém em meu julgamento, elas estão entre os itens de suma importância para uma base de sucesso sólida.

Toda a vez que começo a elaboração de um conteúdo penso o quão importante e impactante ele será no seu âmbito profissional. Justamente por isso, resolvi que esse conteúdo seria épico! Isso mesmo, eu quero que seja um conteúdo referência em meu canal sobre palavras chaves e termos de pesquisa. Sendo assim, eu quero passar para você a melhores dicas de todos os tempos para escolher as melhores palavras chaves.

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Antes de iniciarmos a parte prática do processo, tenha bem claro em mente que quando falo em palavra chave, não estou me referindo apenas em palavras chaves para os anúncios, mas sim em todo e qualquer lugar que seja necessário inserir o termo de pesquisa para um melhor posicionamento em SEO, uma melhor segmentação de anúncio, de vídeo e até mesmo de URL.

 

palavras chaves

 

Acredito que saiba que para um projeto ter sucesso é imprescindível um planejamento estratégico para escolher as melhores palavras chaves referente ao seu nicho de atuação. Caso você nunca tenha tido essa informação, não há qualquer problema nisso. Esse blog é feito justamente para isso, quero acompanhar você no seu aprendizado e te ajudar no que estiver ao meu alcance para que sua caminhada seja mais tranquila e promissora.

Você pode se perguntar: “ Ué, por que será que o Tiago entrega tanto conteúdo de valor de forma aberta, quando ele poderia compilar e comercializar?” Pratico uma filosofia onde ajudar o próximo é muito mais importante do que ganhar dinheiro. Não é atoa que todos à minha volta também acreditam nisso e contribuíram muito para que eu chegasse até onde estou. O dinheiro é apenas uma consequência de um trabalho bem feito, entende?

Podemos até mesmo utilizar essa última frase de forma adaptada para trazer, novamente, nosso assunto à tona. Creio que um projeto bem sucedido está diretamente ligado a escolha de termos de buscas segmentados e de qualidade.

Talvez você tenha chegado a esse canal, pois nunca tinha ouvido falar de palavras chaves ou então, porque está procurando novos métodos de escolha de palavras chaves. Pra mim, o motivo não importa, o que importa é sua atitude de procurar mais informação e conhecimento. Sendo assim, como prêmio, vou te ensinar as formas que faço para encontrar palavras chaves eficientes.

A intenção nesse conteúdo não é abordar o que são palavras chaves, pois já pude falar mais desse assunto em outro momento, mas você pode acessar o artigo e aprender mais!

Vamos começar a imersão de aprendizado? Quero te passar algumas dicas sensacionais que testei e realmente funcionaram. Realmente, você pode confiar em mim e começar a buscas suas palavras chaves utilizando as dicas que darei!

Está pronto?

 

Escolhendo as Melhores palavras chaves!

Confesso que não foi fácil reunir minhas ideias malucas de escolher as melhores palavras chaves para meus projetos. Isso porque, não tenho uma metodologia certinha com um passo a passo, pois gosto muito de testar e fazer diferente, sabe? Mas calma, eu consegui e vou passar tudo para você!

Sabemos que para escolher palavras chaves que irão gerar conversão, temos que:

  1. Procurar Termos relacionados ao nicho trabalhado;
  2. Fazer segmentação;
  3. Entender a Dor de nosso púbico alvo;
  4. Conhecer a linguagem usada por nosso público;
  5. Conhecer a relevância de busca.

Esses são alguns conceitos que são necessários para escolher as melhores palavras chaves para o seu projeto. Creio que a parte teórica você já saiba na ponta da língua, estou certo? Então, quero lhe explicar na prática como você vai encontrar essas palavras!

 

 

melhores palavras chaves..

 

Dica 1: Utilizando Ferramentas

Para começar, escolhi a forma tradicional de fazer a pesquisa de palavras chaves. Existem muitas ferramentas pagas que já fazem esse tipo de serviço, lhe entregando uma lista completa de termos e palavras relacionadas ao que procura. No entanto, minha intenção é indicar as que utilizo em meu dia a dia. Sendo assim, o Google Ads e o Google Trends, tem me servido de forma bastante eficiente.

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre essas duas ferramentas, por isso vou aproveitar o espaço para esclarecer. O Google Trends, como o próprio nome já diz, costuma trabalhar com tendência, ou seja, você encontrará informações sobre o comportamento dos usuários em relação ao assunto que procura, mas de forma mais genérica, uma vez que, os dados são informados em um nível de 0 à 100.

Já no Google Ads, utilizando a ferramenta KeyTools, você terá dados mais aprofundados, com número de busca exatas e termos relacionados que também podem ser usados. Isso faz com que você tenha uma visão global.

 

Dica 2: Termos Exatos

Acho bem interessante abordar a questão dos termos exatos, pois muitos profissionais acabam não obtendo o resultado desejado por deixarem de lado os termos relacionados.

Trabalhar com termos exatos é muito bom? Sim, é excelente, pois te traz um tráfego altamente qualificado e engajado. No entanto, quem garante que todos irão fazer a busca por aquela palavra chave exata?

Quando se fala de internet, precisamos pensar além e nos cercar de todas as possibilidades. Por isso, sempre indico que termos exatos sejam usados dentro de um planejamento de palavra chave juntamente com relacionados, ou seja, trabalhe plural e singular, feminino e masculino, sinônimos e qualquer outra forma que faça o usuário chegar ao que procura.

 

Dica 3: Palavras Combinadas

Fazendo alguns testes com palavras únicas e expressões, pude notar que palavras chaves duplas ou até mesmo termo mais longos, apresentam melhores resultados, além de serem menos competitivos do que uma única.

É mais comum do que você imagina que um usuário procure informações através de expressões. Pense comigo, se você quer comprar um celular, tenho absoluta certeza que sua busca não será feita apenas com a palavra “celular”, estou certo? Certamente, você irá digitar “ celular barato” “celular tela grande” “celular 16g memória interna” “celular android” e por aí vai. Logo, se você faz a busca dessa forma, porque não pensa exatamente assim na hora de aplicar em seu projeto?

 

Dica 4: Google Busca

Apesar de ser extremamente eficiente, muitas pessoas ainda não sabem que o próprio buscador te entrega palavras chaves. Isso mesmo, se você está com uma ideia e precisa descobrir quais são as palavra chaves mais buscadas em sua categoria, o buscador do Google pode te ajudar!

Veja na imagem abaixo, eu estou procurando por “celular barato”, então ele me listou em duas colunas os termos mais buscados e relacionados com esse assunto.

 

melhores palavras chaves

 

O máximo, não é?

 

Dica 4: Palavras Sem Acento

Já vi ocorrer por diversas vezes, o uso da palavra chave sem acentuação. Essa é uma prática que recomendo? Bom, depende de seu público. Isso porque, é muito comum que ao digitar, principalmente do mobile, a acentuação seja deixada de lado pela rapidez da ação, uma vez que, digitar nas telas menores demanda um pouco de jeito. No entanto, deixar de lado as boas regras gramaticais pode te fazer perder autoridade com seu público.

O que eu indico é que você teste, pois eu mesmo já fiz projetos onde a acentuação correta não convertia da forma em que eu esperava e em outros casos, não houve qualquer diferença. Logo, você precisa entender a forma com que seu público alvo pratica a busca, só assim você conseguirá fazer a aplicação eficiente da metodologia.

 

Dicas incríveis as que acabei de te dar, não é mesmo? Agora é com você! Reserve um tempo em seu dia para fazer esse trabalho com calma e atenção, pois você precisará de toda a concentração que puder para fazer um trabalho de qualidade.

Caso você queira me ensinar a sua forma de buscar palavra chaves ou então, me perguntar algo, deixe um comentário que responderei pessoalmente!

Até a próxima!

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