E-mail marketing: alguns sempre vão dizer que ele é coisa do passado. Outros, vão falar que ele é ferramenta fundamental para empresas e marcas que querem aumentar e melhorar seus resultados, mas não sabem por onde começar.
Uma pesquisa recente realizada pela Direct Marketing Association, apontou que o retorno do investimento do e-mail marketing tem a média de 4.000%.
Para o marketing digital, um ROI de 4.000% é algo altíssimo, então dizer que estratégias de e-mail marketing são coisas do passado, não procede!
Julgamos que o que ocorre é que muitas marcas, empresas e profissionais não conseguem ter resultados tão expressivos e por esse motivo, acreditam que essa ferramenta está ultrapassada. No entanto, acreditamos que basta afinar a sua estratégia e entender o que está fazendo de errado, para começar a colher resultado sensacionais.
Para colaborar com você, hoje o blog do Mestre do Ads resolveu separar as melhores e mais atuais estratégias de e-mail marketing, assim você conseguirá os resultados que tanto sonhou!
E quando falamos em atuais, estamos falando, inclusive, com referência do que está sendo utilizado fora do Brasil, viu?
As dicas desse conteúdo são imperdíveis!
Vem com a gente nessa!
1 – Título dita o jogo
Seu primeiro desafio para obter bons resultados com o uso do e-mail marketing é pensar em títulos que sejam tão interessantes e curiosos que façam com que o usuário sinta vontade de abrir.
E quando dizemos isso é sério! Toda a sua estratégia só começará a se desenvolver depois que você fizer com que o usuário abra o seu e-mail.
Entenda que quando compramos algo, não estamos querendo aquele objetivo em si. Por exemplo, quando estamos em busca de comprar uma passagem área, estamos compra a experiência de rever amigos ou familiares, passar nossas férias ou descansar.
A compra da passagem é nosso transporte para a experiência, entende?
Então, você pode criar títulos que entregue essa experiência logo de cara!
Outro ponto é trabalhar para que cada palavra inserida faça um trabalho muito interessante, mas cuidado! Se você fizer algo muito apelativo, seu público não irá gostar e isso, acabará prejudicando a sua imagem.
Pondere e jogue limpo!
2 – Envio de e-mail para uma base qualificada
Não adianta sair por aí enviando milhares de e-mails todos os dias de forma aleatória. Isso porque, quando falamos de e-mail marketing, menos é mais!
Qualifique a sua base de e-mails para que você envie para potenciais clientes, ou seja, para pessoas que já tem interesse no que você tem a oferecer!
Essa qualificação de lead pode ser feita através de estratégias de Inbound marketing, por exemplo, onde você capta leads através de uma isca digital e vai doutrinando até que se chegue ao momento exato da conversão.
Ao fazer isso, você chega ao fundo do funil com uma qualidade de contatos tão impressionante, com a conversões vão acontecer naturalmente.
Costumamos dizer que nessa fase você não precisa fazer nada, pois esses usuários irão querer comprar de você. Eles que irão vir atrás de você!
3 – Cuidado com a qualidade de opções
Há pouco tempo atrás, era bem comum você reparar que quando recebi esse tipo de e-mail, eles vinham com a oferta de vários produtos, uma porção de notícias e uma gama de opções tão grandes que você nem sabia qual tomava primeiro.
De uns tempos para cá, note que ao receber um e-mail marketing, ele vem com apenas um assunto, focado em você realizar apenas uma ação, não é mesmo?
Isso anda ocorrendo porque percebemos que dar muitas opções aos usuários faz com que eles fiquem bastante confusos e não realizem a ação que desejamos.
Quanto mais opções você der, maiores são as chances de ele deixar para depois, afinal ele terá que escolher, verificar dada item e ele “não tem tempo”.
Então, a lição é simples: escolha um assunto para abordar no seu email e foque nele do começo ao fim.
4- Quantidade certas de envio
Esse é um ponto que algumas marcas pecam por mandar demais e outras de menos!
É preciso tomar bastante cuidado com a quantidade de e-mail enviado, ou seja, qual o fluxo desse envio. É muito chato lotar a caixa de entrega de nossos leads e certamente, isso fará com que eles passam a se descadastrar.
No entanto, espaçar muito o tempo de envio, faz com que eles se esqueçam de nossa marca e com isso, não comprem por falta de confiança.
Será necessário uma pesquisa e até mesmo testes para identificar a forma com que seus cadastrados querem receber. Na verdade, com a taxa de abertura do e-mail, em comparação com a taxa de conversão, já fica bem tranquilo identificar se está dando certo ou se algo precisa ser revisto.
Outra coisa que você pode fazer é uma pesquisa e realmente, perguntar o que eles acham quanto a isso!
5 – Coloque pessoas reais no remente
Uma ação que funciona muito bem é ao invés de usar o remetente como “contato” ou “equipedevendas”, usar um nome real de uma pessoa que integre a equipe.
Essa humanização de contatos faz com que o lead sinta-se acolhido, afinal uma pessoa real está tendo o trabalho de enviar um e-mail para ele.
Muitas vezes nós já usamos essa estratégia e tivemos uma taxa de abertura muito mais significativa do que tínhamos antes, antes vale muito a pena apostar em sua utilização.
6 – Simplicidade funciona
Por fim, aprenda que simplicidade funciona muito mais do que você pode imaginar!
Use uma linguagem básica e que seja de fácil compreensão, isso te fará ganhar muitos pontos com seus leads.
Curtiu os truques?
Aplique e prepare-se para ter os melhores resultados possíveis!