Posicionamento, vendas, conversões, conquistar clientes, realizar campanhas, baixo custo, esses são os assuntos mais abordados nos questionamentos que recebo diariamente.
Se você já me acompanha há um tempo, sabe que para apresentar assuntos interessantes nesse canal, eu estudo e muito. Analiso o mercado, converso com pessoas interessadas, escuto profissionais da área, leio as dúvidas mandadas em meus canais de comunicação, dentre outras coisas que formam um bom medidor do que você está precisando.
Dessa vez a seleção de temas não foi diferente, analisei com cuidado e pensei: “Chegou o momento de ajudar quanto a posicionamento do E-commerce no Google”, mas tem mais um motivo para eu ter feito essa escolha, é que o material sobre esse conteúdo na rede não é tão completo e muitas vezes deixam perguntam importantes sem respostas, então, de uma vez por todas soube que fiz a escolha mais acertada.
Meu objetivo aqui é lhe entregar um conteúdo excepcional e o mais completo possível. Vou lhe dar dicas valiosas para você melhorar o posicionamento do seu e-commerce no Google e dessa forma conseguir atrair ainda mais clientes, conversões e vendas.
Para que eu possa entregar-te a melhor experiência de aprendizado no assunto, começaremos com um vídeo que preparei com a finalidade de complementar esse artigo, tenho certeza que ele começará te preparar para receber muita informação ao longo desse estudo. Dê o Play e aproveite do começo ao fim as dicas sobre os primeiros passos para criar um negócio online.
Curtiu? Então, vamos prosseguir para alcançar ainda mais informações relevantes. Quero lhe recomendar que leia os materiais que vou disponibilizar a seguir, eles podem fazer grande diferença se aplicados em conjunto com as dicas que passarei nesse artigo, são eles:
- Como Fazer Minha Loja Virtual Vender Mais?
- Vale a Pena Anunciar no Google?
- Por Que Meu E-commerce Precisa de um Blog?
- 08 Dicas para Aumentar a Satisfação do Seu Cliente
- Por Que Seu Negócio Precisa de Marketing de Conteúdo?
Pronto! Acredito que já indiquei o suficiente para que você tenha uma boa base de conhecimento, mas se você quiser aprender mais, basta navegar pelo canal que verá uma diversidade de assuntos e informações bastante interessante. Caso você conheça alguém que também está interessado em assuntos relacionados, não deixe de fazer a indicação dos materiais, certamente ele ficará muito grato pela sua ajuda. Vamos começar uma corrente de estudos, compartilhamento de informações relevantes? Sua contribuição é de extrema importância.
Bom, acredito que para começar a lhe entregar o conteúdo que preparei, preciso lhe colocar no local exato dos acontecimentos e entendimentos do assunto, depois de muitos estudos, percebi que precisaria falar um pouco sobre como funciona o ranqueamento do Google. Se você já sabe, ótimo. Só dá uma recapitulada e segue, mas eu preciso pensar também em quem está iniciando nesse mercado e, portanto, se você é um iniciante e não sabe como funciona o ranqueamento, fique tranquilo, eu vou lhe ajudar e você sairá daqui sabendo perfeitamente tudo sobre o assunto.
Como o Ranqueamento do Google Funciona?
A primeira coisa que eu preciso lhe falar quanto a isso é que: “Não existe um manual sobre ranqueamento”. Isso mesmo, o Google não mostra exatamente o que ele quer, ele deixa pistas sobre o que ele julga algo de qualidade, mais a frente você entenderá melhor.
Para lhe explicar o ranqueamento do Google, preferi simplificar para que você entenda de maneira mais rápida. Então, o ranqueamento do Google é basicamente o modo como ele exibe os sites no resultado das buscas dos usuários. Você deve estar pensando: “Tiago, isso eu já sei. O que eu quero saber mesmo é como ele classifica de modo qualitativo esses sites?”.
Calma, eu vou falar sobre isso agora, sua visão estará ainda mais clara depois que entender tudo.
O Google, como eu disse acima, não disponibiliza um manual de como ele pensa na hora de ranquear os sites em sua página de resultados, mas ele deixa pistas das boas práticas. Você sabe que o ranqueamento é feito com bases de qualidade, não é mesmo? Então confira o que é visto com bons olhos e pode fazer você ganhar pontinhos e posições no resultado das buscas:
- Boa Experiência do Usuário: A regra soberana do Google é ligada a coisa mais importante para ele: O Usuário. Por isso, uma das coisas que mais importam na visão do Google é a experiência do usuário em relação ao seu site, ou seja:
- Tempo de navegação.
- Taxa de Rejeição.
- Conteúdo de qualidade.
- Url Amigável.
- Adaptabilidade ao Mobile.
- Tempo de Carregamento
- Imagens Otimizadas
Existem várias outras coisas que o Google “olha” em seu site, mas essas podem ser consideradas as principais. Você pode estar pensando: “Tiago, como você sabe disso?”. Calma, eu não sou um gênio ou tenho um espião dentro do Google, eu apenas realizei muitos, mas MUITOS TESTES. Por meio disso pude comprovar o que dava ou não resultados positivos, pode confiar.
Agora que você já sabe como funciona, vou lhe mostrar as dicas que preparei para lhe ajudar no posicionamento do seu E-commerce.
Melhorando o Posicionamento do Seu E-commerce
Como você já têm as bases do ranqueamento do Google, tudo fica mais fácil, basta você adequar o seu e-commerce as boas práticas na visão do buscador. Vou lhe explicar de forma mais aprofundada o porquê de cada prática, assim você saberá o que vale para o seu negócio. Vamos Lá?
- Url Amigável: O Google costuma olhar para isso com bastante atenção, isso porque o que ele realmente quer é melhorar a experiência do usuário sempre que puder. A url amigável é sim um quesito que melhora a experiência do usuário, isso porque, nomes que são escritos de forma simples e que são fáceis de lembrar proporcionam que eles se lembrem de você com mais tranquilidade, minimizando a possibilidade de errar o endereço, dente outras coisas que podem confundir o usuário.
- Conteúdo de Qualidade: Agregar valor aos produtos que você oferece através de conteúdo de qualidade é uma ótima sacada para você que quer melhorar o posicionamento do seu E-commerce. Por isso, invista em conteúdos que facilitem a vida do seu possível consumidor, disponibilize vídeos mostrando como utilizar o produto da melhor forma, faça uma descrição de cada produto com detalhes importantes, disponibilize um conteúdo que tire dúvidas pertinentes ao produto que oferece. Isso, além de trazer o consumidor para mais perto de você, entregará ainda mais valor junto com o produto principal, sem dúvidas você estará vendendo uma experiência única.
- Site Responsivo: É inevitável não falar de acesso mobile, isso porque, atualmente, o crescimento de acesso, por meio de telas móveis, só vem aumentando e a tendência é subir ainda mais. Como o Google está sempre um passo à frente, ele está de olho nisso também e, portanto, você deve pensar nisso com cuidado. Se você ainda não tem um site que se adapta em todas as telas, você poderá estar perdendo não só posicionamento no Google, mas uma grande parcela de consumidores e consequentemente muitas vendas. Ofereça um site que se adapta a celulares, tablets, computadores de mesa e notebook, você verá o quanto seus resultados melhorarão.
- Tempo de Carregamento: Seu site precisa estar otimizado o máximo possível, como já disse algumas vezes, o usuário é o seu principal foco e, portanto a experiência dele deve ser melhorada dia após dia. Você precisa saber que o tempo de carregamento do seu site influencia e muito se o usuário vai navegar ou não, isso porque, com a agilidade pedida na rotina diária, ninguém quer ficar parado frente à tela esperando durante minutos o seu site carregar por completo, não é verdade? Se você não sabe como melhorar esse tempo, vou lhe ajudar. Pense em otimizar as imagens, alie qualidade com tamanho, veja cada ponto do seu site que pode estar fazendo peso desnecessário na hora do carregamento.
- Experiência: Minha última dica é mais universal, mas lhe ajudará e muito se você a partir de agora pensar como vou lhe recomendar. Pense como o Google, ou seja, pense sempre em melhorar a experiência do usuário, desse modo você o céu será o limite para você. Trabalhe nas bases de quem te posiciona e tudo andará cada vez melhor.
Pronto, agora é hora de botar a mão na massa. Esse momento, talvez, seja um dos mais importantes de todo o conteúdo, o momento de tomar uma atitude para que as coisas melhorem. Força!
Espero que eu tenha conseguido cumprir com meu objetivo que é ajudar você. Caso tenham surgido dúvidas, entre em contato comigo que terei enorme prazer em ajudar. Volte quando quiser ou precisar, pois estarei aqui sempre entregando conteúdos atualizados e interessantes.
Boa sorte. Forte Abraço!