Talvez você nunca tenha ouvido falar em marketing visual, mas certamente já deve lançar mão de alguns recursos dele em suas estratégia e nem sabe.

Especialmente em um momento em que o marketing de conteúdo é extremamente forte, o marketing visual veio para dar um plus nos resultados positivos que já são obtidos nesse tipo de estratégia.

A lógica para que o que acabamos de falar se torne verdade é que o cérebro humano processa as imagens milhares de vezes mais rápido do que processo textos.

Para sermos mais precisos, o cérebro “entende” uma foto 60 mil vezes mais rápido do que um pequeno conteúdo textual.

Incrível, não é? Então nós te convidamos a ir além…

Pense em como essa pequena informação pode te ajudar na elaboração de uma estratégia de marketing de conteúdo. Sem dúvidas ao utilizar o marketing visual você alcança resultados melhores, principalmente, se atua nas redes sociais.

Isso porque pesquisas apontam que os conteúdos com apelo visual funcionam muito mais do que os textos nesses canais. Inclusive, elas também mostram que uma foto aumenta em 40% as chances do seu conteúdo ser compartilhado nas redes sociais.

A lógica mais uma vez é bem simples. É que o “visual” atrai maior facilidade, e se tiver valor e relevância, acaba impulsionando ações, como o compartilhamento, os comentários, ou seja, as interações no geral e, até mesmo, as conversões.

É claro que os textos sempre serão importantes, a base de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, mas se você quiser evoluir esse tipo de estratégia, é muito interessante que você utilize o marketing visual agregado.

Hoje, nós, do Mestre do Ads, queremos lhe mostrar um pouco sobre a importância do Marketing Visual e como ele pode ser utilizado para alavancar seus resultados.

Vem com a gente!

 

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Dados Sobre o Marketing Visual

É bem provável que você já conheça o cenário do mercado digital, seus níveis de concorrência e, portanto o quanto é cada vez mais difícil conseguir ganhar a disputa pela atenção do público alvo. Certo?

Então, segundo esse realidade, obviamente, conteúdos de rápido consumo e fácil absorção, são mais poderosos. Isso quer dizer, conteúdos visuais muito provavelmente são grandes aliados na obtenção de resultados.

Só que nós sabemos que, talvez, essas constatações não sejam o bastante para você entender o tamanho da importância e do poder do Marketing Visual.

Por isso, separamos alguns dados sobre esse tipo de estratégia. Afinal, eles não mentem. Confira um estudo feito pela Hubspot:

  • Apenas 10% da informação que o cérebro processa é textual.
  • 21% dos leitores de um site leem conteúdos por completo, outros só leem depois de fazer um “escaneamento visual”.
  • 65% dos usuários fazem leituras visuais.
  • Todo conteúdo que tenha o marketing visual aplicado é 43% mais persuasivo.
  • Mais de 60% das pessoas que compram via internet levam em consideração se o seu negócio tem fotos no resultado de busca local.
  • Uma foto pode transmitir significados e entregar mensagens em, apenas, um décimo de segundo.

Esses dados mostram perfeitamente porque o Marketing Visual é tão eficaz, concorda?

Bem, nesse momento, você deve estar querendo saber como aplicá-lo em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Não se preocupe, nós vamos te ajudar com isso à seguir. Você verá não só como utilizar cada formato, mas também como potencializar seus resultados com eles.

Preparado? Então vem!

 

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Marketing Visual – Fotos

Como vimos até aqui, as fotos têm grande potencial de chamar a atenção dos usuários.

Uma pesquisa da MDG Advertinsing revelou que textos que são ilustrados por imagens e fotos conseguem atrair quase o dobro de tráfego do que aqueles que não as utilizam.

É por esse motivo que você deve incorporar as fotos em suas estratégias de marketing de conteúdo, especialmente, nas redes sociais.

É claro, para ter resultados mais satisfatórios é interessante que você faça uma boa seleção de imagens, escolhendo aquelas pouco exploradas, mas de alto valor para o entendimento do conteúdo textual, passando mensagens importantes.

Outro ponto importante, fazer as configurações necessárias de SEO, usando a palavras-chave, para te ranquear e atrair melhores resultados.

Sempre que puder, aplique imagens autorais, que tenham a sua identidade visual, e, claro, que tenham excelente qualidade, mas sem ficar pesada a ponto de diminuir a velocidade de carregamento da sua página.

Se você não tem tempo e nem verba para criar as suas próprias fotos, saiba que atualmente há diversos serviços de banco de imagens extremamente acessíveis, até mesmo gratuitas.

Os direitos autorais desses banco de imagens, muitas vezes, são livres, por isso confira e não se preocupe.

 

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Marketing Visual – Vídeos

Você já deve ter percebido que os vídeos ganharam uma notoriedade enorme nos últimos tempos, não é verdade?

A realidade é que o vídeo é o grande queridinho dos usuários no momento. Segundo pesquisas, um conteúdo que tenha vídeo consegue ser compartilhado em mais de 300% em comparação com aqueles que não o utilizam.

É claro que para conseguir atingir esses resultados será necessário conhecer seu público alvo, pois só assim será possível entregar algo de valor, que atrai e também faça-o ficar para consumir até o final.

Por isso, procure entender a sua audiência, entender suas dores, desejos, gostos e tudo mais que o ajude a definir temas e tipos de vídeos relevantes.

Cuidado para não gravar vídeos longos demais e lembre-se sempre de oferecer qualidade audiovisual.

Independente do estilo de vídeo, institucional ou para dar dicas, por exemplo, a grande sacada para fazer funcionar como esperado é apostar em algo que se conecte e espelhe a personalidade do seu alvo.

Não é preciso grandes equipamentos e um cenário incrível, basta usar e abusar da criatividade. Muitas vezes um ambiente bem iluminado e a câmera do seu Smartphone é o bastante para começar.

Marketing Visual – Infográficos e Gráficos

Sabe aquele conteúdo cheio de valor e dados estatísticos que, muitas vezes, torna-se complexo de entregar ao alvo, sem ser maçante?

Saiba que os infográficos e gráficos podem ser a melhor forma de entregar um imenso valor de forma dinâmica, rápida e prazerosa para o seu alvo.

As vezes o usuário olha para um conteúdo cheio de dados, números e estimativas e automaticamente seu cérebro manda uma mensagem: “Você não tem tempo para perder com isso”, e ele logo desiste.

Mesmo que a linguagem esteja supersimples e fácil de entender, a comunicação visual, nesse caso, não é amigável.

É por isso, que um infográfico ou até mesmo um gráfico simples pode mudar tudo. Aposte neles e verá que a aceitação será muito maior.

 

É isso! Esperamos que tenha curtido. Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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