O Facebook é uma ferramenta extremamente poderosa para quem deseja manter uma conexão mais forte com o seu público alvo e, assim, cativá-los ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem.

Isso porque, o ambiente do Facebook é muito mais aberto e descontraído, fazendo com que as empresas possam usar um tipo de linguagem mais despojada e assertiva.

Nós, do blog do Mestre do Ads, queremos ajudar você com algumas dicas de marketing para Facebook.

Temos a certeza de que você vai adorar e aproveitar cada uma delas.

Vamos lá?

 

15 Dicas de marketing para Facebook,

 

1 – Trace um Objetivo

Ao começar a pensar em estratégias para fazer marketing para Facebook, você precisa estabelecer o seu objetivo para executar todas as suas ações.

Isso deve ocorrer principalmente porque cada anúncio precisa de uma segmentação específica para que ele se torne assertivo.

O ideal é que cada vez que você comece uma ação dentro do Facebook, você já tenha esse objetivo definido, por mais estranho que pareça, pois só assim você conseguirá obter resultados melhores em um curto espaço de tempo.

 

2 – Ofereça algo atrativo para os seus fãs

O Facebook é uma rede bastante utilizada para entretimento e diversão, então não espere que seus clientes irão executar a ação que você está planejando sem nada em troca.

Se você está buscando uma forma de ganhar mais curtidas ou então aumentar seu mailing de contatos, ofereça um e-book sobre um assunto bastante interessante ao seu nicho, pois isso fará com que seus fãs desejem ter aquele material e em troca, deixarão as informações que você pedir.

 

3 – Atenção ao Mobile

O Facebook já divulgou diversas pesquisas apontando que mais de 50% dos acessos da rede ocorre através de smatphones, já que os usuários valorizam a flexibilidade de poder acessar a internet de qualquer lugar.

Então, sempre que for criar algum conteúdo para postar nas redes sociais de sua empresa, certifique-se de que ele tem uma boa adaptação ao mobile e se é possível visualizar com conforto, pois dali virá uma boa parcela de seus acessos.

 

4 – Seja direto

No Facebook, os usuários da rede não gostam de textos longos e nem de enrolação, o que eles querem é conteúdo direto e simples, para que seja lido bem rapidamente.

Por isso, não tente enrolar o usuário ou prender a atenção por muito tempo, seja direto na informação que deseja passar, entregando as informações com clareza e assertividade.

Facebook não é lugar para textos imensos e, sim, é local para atrair a atenção!

 

5 – Arrisque novas estratégias

Apesar de muitas informações já divulgadas e passadas sobre o marketing para Facebook, é importante que você sempre arrisque algo novo para se destacar, pois fazer o mesmo que outras empresas não irá te levar a lugar algum.

Você precisa estudar muito o seu segmento de mercado e, assim, propor formas diferenciadas de apresentar sua ideia ao público.

Lembre-se sempre que seu público alvo irá se aproximar de você pelas particularidades que são estabelecidas, pois elas criam uma conexão muito especial.

 

6 – Anuncie no Facebook

Anunciar no Facebook é uma excelente forma de divulgar sua marca para um número maior de pessoas, já que quando você patrocina uma publicação, o alcance cresce significativamente.

Um detalhe é que você deve segmentar seus anúncios do Facebook para que eles sejam mostrados às pessoas que tenham real interesse no que você está oferecendo, senão sua marca será apenas mais uma em meio a tantas.

É bastante importante que você segmente pela sua base de dados, ou seja, anuncie para seus fãs e usuários que tenham o mesmo perfil das pessoas que já curtiram a sua página.

 

15 Dicas de marketing para Facebook

 

7 – Trabalhe com imagens

O Facebook é uma rede social bastante visual, então quanto mais você trabalhar imagens, mas chamativa será a comunicação com seu público alvo.

Aqui fica mais uma dica, por mais que você trabalhe textos pequenos, sempre que possível adicione uma imagem que tenha relação com o conteúdo. Isso fará com que o material fique mais visual e mais facilmente compartilhado.

Ah, claro, utilize imagens de boa qualidade sempre para criar uma conexão forte!

 

8 – Mantenha-se sem atualizado

Utilize os espaços de sua página para manter sempre atualizado quanto aos eventos que você vai realizar, causas que você apoia e qualquer outra informação que você deseje que fique totalmente visível e acessível para todos os seus seguidores.

Outro detalhe, suas redes sociais devem ser atualizadas com constância, pois só dessa forma será possível que você garante o seu alcance e que você mostre-se sempre ativo.

 

9 – Use as ferramentas para mensurar resultado

O próprio Facebook desenvolveu ferramentas que lhe permitirá mensurar o comportamento de suas atividades como: quantas curtidas tem recebido por semana, qual o alcance de suas publicações, como tem sido a interação de seu público e até mesmo, quantas pessoas pararam de seguir a sua página.

Analisar esses resultados semanalmente é muito importante para que você consiga fazer possíveis correções em suas estratégias e, assim, buscar melhorar sempre mais.

 

10 – Escute opiniões

O Facebook permite que você elabore enquetes para conhecer melhor a opinião de seu público, então sempre que possível elabore essas perguntas para entender como seus seguidores estão se sentindo com relação ao conteúdo que você posta.

Por vezes, acabamos criando estratégias que julgamos excelentes, mas que não são interpretadas da mesma forma pelo nosso público alvo, então acabam não resultando no sucesso que tanto esperamos.

Quando você escuta o que o seu público tem a dizer fica mais fácil identificar os ruídos de comunicação e, assim, consertar esses pontos o mais rápido possível.

 

11 – Conteúdo apenas para quem é fã

Existe uma opção de liberar conteúdo apenas para quem é fã de sua página e que segue você, isso lhe dá uma ferramenta sensacional para atração.

Fornece conteúdo dos quais pessoas que não curtem a sua página não encontrarão em nenhum outro local da internet, isso fará com que esses usuário sintam-se tão curiosos para descobrir o que preparou para os seguidores que acabem curtindo sua página para ter acesso ao material.

A curiosidade irá colaborar para aumentar o número de curtidas, então capriche!

 

15 Dicas de marketing para Facebook.

 

12 – Coloque os fãs para participar

Quer ver um tipo de marketing simples de ser feito e relativamente barato, convide os fãs para contribuírem com sua página no Facebook e veja a chuva de interações que você vai ter.

Através de concursos culturais, promoções e até mesmo hashtags, aproveite o que seu fã tem a lhe oferecer e divulgue esse conteúdo na sua rede.

Ele se sentirá uma pessoa superimportante para a sua marca e você atrairá olhares de outros seguidores que também desejam aparecer por ali.

 

13 – Frases famosas

Não tem coisa melhor no Facebook para motivar o compartilhamento e as curtidas do que frases de inspiração de pessoas famosas, você sabia?

Quem não gosta de ler algo que motive ou que inspire? Isso é um tipo de conteúdo bastante tradicional na rede e que faz muito sucesso.

Apostes na utilização dessa estratégia na página de sua empresa e se possível, crie uma arte personalizada para que quando seus fãs compartilharem, sua logomarca possa ir junto, fazendo com que um número maior de pessoas passem a conhecer o seu negócio.

Obviamente, cuidado para não exagerar na dose!

 

14 – Responda todas as interações

Seus fãs querem se sentir importantes para sua marca, então faça questão de responder cada interação feita em sua página.

Isso irá mostrar que você está ali presente e que adora ouvir o que eles têm a dizer.

É comum que o Facebook seja um importante canal de comunicação, então crie formas de conseguir suprir essa necessidade.

 

15 – Escolhas os melhores horários para publicar

Cada segmento de negócio tem os melhores horários e dias para publicações, então para que você consiga melhorar, ainda mais, seus resultados será necessário que você teste.

Com a utilização das métricas, também será possível verificar quais os melhores dias e horários para programar suas postagens.

 

E por aqui encerramos mais um conteúdo sensacional sobre marketing para Facebook…

Esperamos que você tenha gostado e convidamos você a curtir a página no Mestre do Ads no Facebook e acompanhar nosso canal do Youtube que está sempre recheado de dicas, insights e conteúdos incríveis!

Qualquer dúvida é só deixar seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em te ajudar.

Até a próxima!

 

Compartilhar.