O marketing de conteúdo é uma das técnicas presentes no marketing digital que mais trazem resultados poderosos para os negócios.

Incontestavelmente, o conteúdo é bastante versátil, servindo aos mais diversos tipos de negócios de modo bastante eficiente.

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Os conteúdos, basicamente, são materiais de alta relevância para o público alvo de um negócio, podendo ser tanto no formato de texto, quanto de vídeo ou imagem.

Olhando dessa forma, parece que tudo é muito simples e fácil, não é verdade? Infelizmente não é bem assim que a banda toca. Esse tema é bem polêmico e gera diversas discussões entre profissionais e aspirantes à área do marketing digital.

 

Marketing De Conteúdo – 7 Mitos Que Você Deve Esquecer.

 

Com isso, um fenômeno um tanto quanto desagradável surge para atingir a todos que estivem ao alcance. Você imagina qual seja?

Eu te digo! Um tsunami de informações não reais. Isso mesmo! Por conta dessa vasta discussão e opiniões diversas, materiais sobre o marketing de conteúdo são disseminados no mercado, implantando centenas de mitos que atrapalham o bom desenvolvimento de profissionais que ainda não estão tão bem familiarizados com o setor.

Infelizmente, muitos negócios já foram afetados por esses mitos, talvez pela falta de conhecimento ou de preparo do profissional à frente das ações da empresa em questão. Enfim, se você já passou por alguma situação negativa com conteúdo ou caiu em um desses mitos, você chegou ao lugar certo.

Isso porque o meu objetivo com esse material é lhe mostrar 7 mitos que você deve esquecer e jamais implementar em seus negócios. Dessa forma, acredito que estarei ajudando você e outros profissionais interessados a evoluírem de modo mais rápido, pois deixarão de perder tempo com coisas que não valem à pena.

Ficou interessado? Então vamos juntos!

 

Marketing De Conteúdo – Mito #1 Marketing de Conteúdo = Blog

Um dos maiores mitos criados acerca do marketing de conteúdo é o que diz que a técnica é especificamente criar um blog e mantê-lo.

Tenho certeza que você já ouviu algo parecido com:

  • “Você precisa investir em marketing de conteúdo. Faça um blog logo!”.

Se você, realmente, ouviu essa afirmação, sugiro que você a apague da sua memória e só lembre-se novamente, se alguém tentar te convencer disso em uma outra oportunidade.

Definitivamente, criar um blog faz parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, bem eficaz inclusive, mas a técnica não se resume necessariamente a isso.

O marketing de conteúdo possibilita que você forneça materiais dos mais diversos formatos e tipos, como vídeos para Youtube, por exemplo.

Você deve entender que o marketing de conteúdo tem um princípio básico de fornecer materiais relevantes ao público alvo, geralmente, eles são ligados aos negócios, mas nem sempre são sobre as empresas ou os negócios em si.

Por isso, um blog sobre a empresa X não pode ser visto como um blog de marketing de conteúdo.

 

Marketing De Conteúdo – Mito #2 Vai Colocar Meu Site Na 1ª Página

Um dos mitos mais disseminados sobre marketing de conteúdo é o seguinte:

Bem, eu posso lhe dizer que investir em conteúdo pode sim te dar belas posições no ranqueamento do Google, mas não será apenas o marketing de conteúdo que fará isso por você e, mais, esse tipo de coisa não acontece do dia para a noite.

Como dito, o conteúdo é realmente muito benéfico para o seu negócio, pois ele engaja e doutrina o seu público alvo e partindo desse pressuposto, ele pode ranquear as suas páginas muito bem, uma vez que o Google entender que eles estão sendo relevantes aos usuários.

Se você já conhece um pouco sobre o mercado digital, deve saber que há vários elementos que o Google analisa para ranquear uma página, não é verdade?

Então não tem porque acreditar no mito de que só o conteúdo vai ser capaz de te deixar na primeira página.

 

Marketing De Conteúdo – 7 Mitos Que Você Deve Esquecer,

 

Marketing De Conteúdo – Mito #3 Eu Não Preciso Criar, Eu Posso Copiar

Esse tipo de mito chega ser um absurdo descomunal, isso porque copiar o material de um outro blog ou negócio de primeiro momento já não é uma prática admirável. Concorda?

Segundo que quando você copia o material de alguém, você pode ser enquadrado tanto pela lei local, quanto pelo Google como um site que plageia conteúdos.

É importante ressaltar que o Google valoriza conteúdos originais e relevantes, caso você copie conteúdos de outros sites, certamente você tomará punições e será visto como um site de baixa relevância para o usuário, consequentemente, não conseguirá uma boa posição no ranking.

Por isso, esqueça esse mito de uma vez por todas. Jamais copie conteúdos, você deve criá-los de acordo com o interesse do seu público alvo.

 

Marketing De Conteúdo – Mito #4 Vou Entregar Meus Segredos

Há um grande mito sobre o marketing digital que diz que quando você escreve conteúdo, você automaticamente está revelando todos os seus segredos aos usuários e aos seus concorrentes que tiverem acesso a esse material.

Se formos analisar friamente essa questão, até que ela tem um pouco de fundamento, pois as pessoas em geral possuem uma certa desconfiança de que quando elas entregarem o que sabem, quem os valoriza, deixará de valorizar, pois conseguem fazer tudo sozinhas a partir das informações entregues.

Na verdade, essa conclusão é errônea e baseada no medo. O que acontece quando você entrega conteúdos relevantes e cheios de informações precisas é uma conexão e uma valorização do público alvo para com o seu negócio.

O público alvo que estará sendo beneficiado terá uma nova visão sobre você, o respeitando e te tornando como um grande referencial do segmento.

Não tenha medo de entregar informações relevantes, pois elas te fortificarão ainda mais, inclusive te entregará um grande poder de persuasão sob o público.

 

Marketing De Conteúdo – 7 Mitos Que Você Deve Esquecer

 

Marketing De Conteúdo – Mito #5 Conteúdo é Só Para Gerar Tráfego

A geração de tráfego está intimamente ligada ao marketing de conteúdo, mas isso não quer dizer que a técnica seja especificamente para atrair tráfego, como você viu em outros tópicos apresentados acima.

A essa altura você já sabe que o marketing de conteúdo é uma estratégia para melhorar o relacionamento com o público alvo e torná-lo mais próximo do negócio. Correto?

Então, não dê ouvidos a quem lhe disser que marketing de conteúdo só serve para gerar tráfego.

 

Marketing De Conteúdo – Mito #6 Faça Um e Publique em Tudo

Não, não e não, por favor! Se você acreditar no mito de que para fazer marketing de conteúdo, basta criar um único texto e sair publicando em tudo quanto é lugar, você só vai prejudicar o seu negócio.

Lembra que eu te disse que o Google valoriza os conteúdos originais?

Mesmo que você só publique em plataformas suas, o Google encarará isso como uma réplica do conteúdo original e não valorizará essa prática.

Por isso, o mais indicado é que você crie matérias diferentes para cada plataforma, inclusive com linguagem e abordagens adequadas para cada uma delas.

Isso porque, nem sempre quem está presente em uma plataforma, estará presente em outra e, mais, às vezes o perfil da persona pode se diferenciar de acordo com o canal de comunicação. Se atente a isso!

 

Marketing De Conteúdo – Mito #7  Eu Preciso Criar Muito Conteúdo

Acredito que esse mito deve ter sido criado por agências de conteúdo que queriam vender muito! RS Brincadeiras à parte, esse mito deve ter sido criado por conta de uma distorção de informações.

Isso porque, a informação correta é:

  • Para atrair bons resultados, você precisa ter uma boa periodicidade em suas publicações.

A questão toda é que a quantidade de conteúdo deve ser definida de acordo com a demanda de seu público alvo e não simplesmente por uma regra geral que deve ser seguida.

Coloque em sua mente e nunca mais se esqueça:

  • “O Marketing de Conteúdo é baseado muito mais na qualidade do que na quantidade”.

Por isso, estude as necessidades do seu público alvo primeiro. Constatou que muitos conteúdos poderiam ser entregues sem que a qualidade se perca? Então produza muito. Acredita que um ou dois conteúdos muito bons são o suficiente para suprir as necessidades do seu usuário? Então faça dessa forma.

Está feito! Agora você conhece os 7 mitos que você deve esquecer do Marketing de conteúdo. Espero que você tenha aproveitado ao máximo as informações aqui entregues. Ficou com dúvidas? Então entre em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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