O marketing é um dos recursos mais poderosos quando o assunto é superar os limites de um negócio, mesmo nos piores momentos de um mercado, isso porque, é através do marketing que é possível construir diversos valores importantes para impulsionar um negócio, engajar e atingir o público alvo. Por tamanho poder, quase sempre, o setor do marketing é o último a sofrer cortes dentro de uma empresa bem estruturada em momentos difíceis.
Observe! Toda empresa de sucesso tem um marketing bem estruturado, independente do canal de atuação e das práticas que são diversas, é verdade. O que é comum na relação dessas empresas de sucesso e o marketing é justamente a prática.
Você deve saber que eu tenho enorme interesse no marketing, principalmente no marketing digital, mas muito do que temos aplicado no marketing da internet tem suas raízes no marketing conhecido como tradicional, por isso, estou sempre ligado em todas as novidades ligadas a esse assunto.
Recentemente, estava estudando sobre marketing de maneira geral e, claro, eu acabei caindo no nosso tão famoso marketing digital, mas adivinha? Em meio a esses estudos, acabei encontrando um lugar bem interessante aos meus olhos naquele momento, o marketing B2B.
Você pode estar pensando agora: “O Tiago não conhecia o marketing B2B?”. Claro que eu conheço, fica tranquilo, vou lhe explicar melhor. Quando eu falo que descobri um lugar bem interessante que é o marketing B2B, estou dizendo que consegui visualizar um ambiente cheio de dúvidas e problemas de execução.
Parei para analisar mais a fundo, verifiquei as dúvidas que recebo diariamente relacionadas a esse assunto e nesse momento uma luz se acendeu em minha cabeça, junto a ela, havia uma voz que me dizia: “Tiago, você pode e deve ajudar”.
Então, tive certeza que eu deveria ajudar você com essa tarefa, desvendando os pontos obscuros do marketing B2B, lhe dando dicas para realizar boas práticas.
Se você chegou até aqui, está procurando por dicas para fazer marketing B2B, estou certo? Preciso lhe dizer que você está no lugar onde você deveria estar mesmo, mas também preciso deixar claro que muita gente está à procura desse tipo de esclarecimento. Sabe por quê?
Porque o Marketing B2B pode ser visto como uma prática de marketing mais avançada, isso porque o público a ser atingido tem um nível mais elevado de conhecimento das práticas e isso torna a captação um pouco mais difícil. Nesse momento, as dúvidas surgem aos montes e exatamente nisso que eu vou lhe ajudar hoje. Preparado?
Para iniciar esse conteúdo, preciso me certificar de que você, e outras pessoas que possam, por ventura, chegar até aqui, realmente, saibam do que se trata o marketing B2B, acredito que assim seja possível ter um melhor desenvolvimento e aproveitamento das dicas que eu tenho para lhe entregar no decorrer do conteúdo.
O que é o Marketing B2B?
O marketing é definido pela segmentação do mercado pela qual a empresa atua. Geralmente, costuma ser classificado de duas formas:
- Marketing B2C: Comércio de bens e serviços para pessoas físicas, ou seja, quando você tem o objetivo de venda para um público alvo formado por pessoas físicas comuns, consumidores varejistas.
- Marketing B2B: Esse é o tipo de marketing que é feito entre empresas. É muito comum que esse tipo de marketing seja usado para complementar o produto final. No marketing B2B não existe a relação entre vendedor e comprador, o que se tem são influenciadores e tomadores de decisão, pois os participantes costumam atuar de forma igualitária na tomada de decisão.
Alguns processos são reforçados para o melhor aproveitamento do marketing B2B, como:
- Geração de Leads quentes: Fazer uma otimização para a busca constante de leads quentes é uma das maiores prioridades do marketing B2B. Nesta fase, você precisa educar e qualificar seu Lead, para que quando eles cheguem ao setor de vendas, ele já esteja preparado para ser abordado, sendo assim, é de suma importância doutriná-lo para que ele entenda que comprar o seu produto é a melhor escolha. Para isso, você precisará destacar os diferenciais do seu produto e serviço para que eles sirvam de fator decisivo no momento de decisão de compra.
- Monitoramento da metodologia de vendas: Tão importante quanto fechar a venda ou entregar no prazo é saber se a empresa para qual você está prestando serviço está satisfeita com a forma que você tem praticado o atendimento e trabalhado na entrega de informações durante o processo. O alinhamento entre as áreas de marketing e de vendas é algo que deve acontecer naturalmente, sendo assim, procure criar metas para ambos os setores e que as mesmas não entre em conflitos entre si.
- Checagem da qualidade do produto: Entregar qualidade é essencial e isso você já deve saber, mas para que não haja problemas futuros, você deve estabelecer padrões de produção e métricas avaliativas de controle de qualidade. Esse padrão e controle deve ter aceite de ambas as partes. Para que não haja conflitos no momento da entrega final, gerando prejuízo para você que produziu o produto e também para o receptor que não terá a mercadoria em mãos em prazo adequado para entregar aos seus clientes.
- Análise do funcionamento da logística de entrega: Muitas empresas não se preocupam em fazer uma logística de entrega eficiente, isso acaba resultando em um atraso no prazo de finalização do projeto, desencadeando uma série de problemas que podem comprometer os resultados dos negócios. Por isso, preocupe-se em traçar estratégias de entrega com o intuito de cumprir prazos e otimizar a tarefa, isso pode acarretar em diminuição de custos e tempo. Pense nisso.
Pronto, agora consegui lhe mostrar de maneira clara e objetiva o que é o marketing B2B, além disso, já pude lhe introduzir melhor no que diz respeito a boas práticas quanto a esse quesito. Chegou o momento de eu lhe mostrar as dicas para fazer marketing B2B que preparei para você.
Fazendo Marketing B2B de Qualidade
Toda vez que você pensar em praticar o marketing B2B em sua empresa, você deve lembrar que você precisa gerar leads de venda, pois cada lead será uma oportunidade única de fechar um negócio, sendo assim, é preciso que você dê a importância necessária para essa ação, pois dependendo de seu segmento de mercado, você terá apenas uma oportunidade de entrar em contato com a empresa, pois a sua autoridade está em jogo.
A seguir, lhe mostrarei algumas dicas para que você possa fazer um marketing B2B de qualidade:
- Mapeie Seus Concorrentes: Toda vez que um Lead quente entrar em contato com você, é preciso que você comece a investigar os pontos fortes e fracos daquela parceria e crie sua própria solução de marketing B2B para apresentar ao seu parceiro. Procure exaltar e enaltecer os seus diferenciais, pois a concorrência costuma ser grande e você precisa usar o seu poder de convencimento para ser escolhido entre tantos. Uma boa tática para convencer com propriedade é dar importância à empresa, mas vender sem quere vender, ou seja, sem ficar empurrando o produto ou serviço como se estivesse desesperado.
- Trabalhe Marketing de Conteúdo: Trabalhar um conteúdo de qualidade através dos seus canais digitais é importante para gerar uma autoridade e passar maior credibilidade às pessoas que podem gerar possível interesse em sua marca. O email marketing é uma prática bastante usada por empresas para divulgar os seus produtos e serviços para seus parceiros, o newsletter costuma ser bem visto para esse ramo de atuação. Para o marketing business to business você deve ter uma abordagem mais profissional, porém acessível em seu email marketing. Se igualar ao mesmo nível da empresa parceira, costuma funcionar muito bem, pois demonstra que você é capaz de atender as necessidades, sem ser superior a ela.
- Use o Senso de Urgência: Você deve estar preparado para entregar o que o seu cliente preciso e no menor tempo possível. Para isso, tenha um plano estratégico pronto e totalmente adaptável às possíveis exigências de seu parceiro, assim você consegue ser mais maleável com os prazos, sem perder o seu padrão de qualidade. Lembre-se sempre de que se você não pensar com urgência, haverá outra empresa que fará isso por você.
- Tenha Um Bom Relacionamento com o Cliente: Ter um bom relacionamento com o cliente é essencial em todas as relações comerciais, porém no marketing B2B isso não basta. Para que você construa um bom relacionamento nesse segmento do marketing, você deve além de manter a qualidade no contato, realizar um ótimo pós-venda, isso acontece porque no marketing B2B as vendas acontecem em ciclos, ou seja, uma boa parceria lhe dará as possibilidades de fechar trabalhos recorrentes. Quando falo que o pós-venda é importante é porque você deve se fazer presente e lembrado pelo seu parceiro, uma vez que, o mercado está em constantes transformações e irão aparecer concorrentes com preços menores e ofertas atrativas. Caberá a você mostrar o seu valor e seu diferencial.
- Linguagem de Abordagem: Há um tempo, achava-se que a linguagem mais adequada para se trabalhar no marketing B2B era uma linguagem impessoal e formal, porém este conceito anda mudando de algum tempo para cá, isso porque, se pensarmos de uma forma mais realista, por trás de todas as grandes empresas existem pessoas e são essas pessoas que terão em suas mãos o poder de decisão do fechamento de um negócio. Sendo assim, por mais que você tenha o objetivo de falar com o maior número de pessoas, já que a decisão é tomada em conjunto, você precisa utilizar a linguagem para exaltar os benefícios que essa relação pode trazer. Ponderar é a palavra da vez.
Você está pronto e, acredite, esse é o momento de você começar agir, pois já está totalmente preparado para iniciar as aplicações em seu plano de marketing B2B. Espero ter conseguido lhe ajudar a entender melhor esse segmento e, principalmente, que eu tenha alcançado o objetivo de lhe fazer perceber quais práticas podem lhe ajudar melhorar seus resultados através das dicas que lhe entreguei.
Caso ainda existam dúvidas quanto ao assunto, não pense duas vezes e venha conversar comigo através do formulário abaixo ou pelas redes sociais, terei o maior prazer em lhe atender.
Lhe desejo ótimos negócios.
Forte Abraço.