Conquistar melhores posições no Google não é uma tarefa simples como parece. Profissionais de SEO vivem tentando entender o algoritmo e cada uma de suas atualizações, mas a verdade é uma só: nunca iremos saber o que se passa no Google.
Sabemos de alguns critérios que são fundamentais para o ranqueamento, como:
- Conteúdo de qualidade e 100% originais;
- Site amigável e responsivo;
- Certificado https (nova atualização)
- Atualizações constantes;
- Estratégia de Link Building.
Já tivemos a oportunidade de tratar nesse blog todos os assuntos que citamos acima, no entanto, falamos muito pouco sobre Link Building, não é mesmo?
Estamos recebendo muitas perguntas sobre o assunto e começamos a notar em fóruns e grupos que o assunto está alta, então porque não esclarecer alguns pontos.
Se você não sabe o que é Link Building, não tem problema. Atualmente, Link Building é o conjunto de estratégias para conquistar links de qualidade que apontem para o seu, provando que você é uma autoridade no assunto.
Basicamente, o Link Building é usado para aumentar a reputação de um site, indicando para o Google que você é relevante para o seu segmento de mercado.
A questão toda gira em torno das mentiras que são contadas sobre estratégias de Link Building. Isso porque, nos últimos tempos o Google tem tomado um cuidado especial para garantir a veracidade desses links e punindo quem tenta enganar o buscados.
O Mestre do Ads preparou esse conteúdo para te contar quais são as mentiras que ainda contam sobre o Link Building e os motivos que você não deve acreditar!
Vem com a gente!
Mentira 1 – Guest Post não funciona mais
Sempre existiu um mito muito grande em torno de guest posts, mas na realidade, acreditamos que ele seja encarado de uma forma muito errada.
A compra de espaços em outros blogs é uma prática muito antiga e por mais que digam que não adianta nada, se feito da forma correta, funciona e muito bem.
O que gerou uma grande polemica é que em 2014, Matt Cutts do Google soltou uma nota em que dizia:
“Se você está usando guest post, você deveria parar de usar!”
Isso causou uma imensa confusão, mas que ele realmente quis dizer é que guest posts em sites que não tenha qualquer relevância com o assunto não iram mais dar resultado e pior, iriam ser punidos.
Nosso conselho: conquiste links em sites que irão gerar relevância para você e não apenas dar um link sem qualquer nexo, entende?
Foque sempre na experiência do usuário e no valor que aquele post irá gerar, quando você perceber que isso é o que realmente funciona, terá uma precisão na conquista de links muito mais assertiva do que você já tem hoje.
Mentira 2 – Links nofollow não tem valor
Escutamos muito, mais muito mesmo que Links nofollow não tem valor, mas será que você analisou isso corretamente?
Na real, o link nofollow é um link que deve ser ignorado pelo Google no quesito ranqueamento, no entanto para o usuário esse link continua acessível e visível, logo é gerado tráfego a partir dele.
Por mais que você tenha uma grande quantidade de link nofollow, concorda que você está recebendo tráfego e com isso, gerando paralelamente sua autoridade perante seu público alvo?
É óbvio que ganhar links que forneçam relevância no ranqueamento é o sonho de todo profissional que trabalho com SEO, mas se isso não está acontecendo, aproveite o momento para desfrutar dos benefícios desse tipo de link limpo.
Talvez, o tráfego que for gerado a partir desse link seja muito mais valioso para a sua estratégia do que o posicionamento orgânico.
Mentira 3 – Links de domínios com menos autoridade não valem de nada
Muitos acreditam que links que tem uma nota inferior aos sites que apontam não são importantes, mas isso é uma grande besteira.
Você já pensou que esse tipo de link pode te trazer tráfego e um público alvo que você nunca imaginou que poderia acontecer?
Entenda que o Google não sai analisando a quantidade de links com nota alta ou baixa, o que analisa é a quantidade de links de qualidade que estão apontando para o seu domínio.
Valorize cada apontamento, pois mostra que, de alguma forma, o seu conteúdo foi relevante.
Mentira 4 – Ganhar links rapidamente gera punição
Esse é um mito e uma grande mentira. Na verdade, quando se fala em ganhar links rapidamente, estamos nos referindo a geradores de links e até mesmo agregadores que acabam linkando sem a mínima qualidade.
Mas e se você pensar em posts virais, onde eles são copiados, compartilhados e comentados milhares de vezes por segundo. Então, teoricamente eles deveriam ser punidos já que eles estão ganhando muitos links rapidamente, concorda?
O que o Google olha é a relevância do link e a qualidade que ele gera para o usuário. Não se preocupe em ganhar links de qualidade rapidamente, eles mostram e provam que o que você está gerando é tão bom que merece ser compartilhado.
Mentira 5 – Links externos prejudicam o ranqueamento
Nada disso! Antes se falava que colocar muitos links externos acaba prejudicando o ranqueamento, mas já provamos que isso não é verdade.
Se você pode receber links, você pode e deve retribuir, concorda? Então, se for relevante e você achar que vale a pena, link sim e sem medo.
Só não comete exageros, isso sim pode te prejudicar!
E você o que achou? Tem algo que queira falar ou perguntar?
Manda pra gente!