É bastante comum que um empreendedor seja visto como um cara diferente, como uma pessoa que teve coragem de fazer a coisa certa dando um passo á frente no caminho do sucesso. No entanto, é mais comum ainda que as pessoas acabem só olhando pelo lado das coisas boas e acabam não percebendo as dificuldades que enfrentamos.

Eu me incluo nessa situação, pois também sou um empreendedor que toca vários projetos, por esse motivo entendo muito bem como é o difícil e sinuoso caminho para fazer um projeto dar certo. E mais, eu nunca encontrei um jeito que me ajudasse a lidar com minhas falhas, sejam ela de execução, de planejamento ou até mesmo de atitude. Isso me fez pensar que talvez uma troca de ideias e visões pudesse fazer com que nos ajudássemos mutuamente.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Para você ter uma noção, eu sempre abordo amigos próximos e os questiono sobre como é a forma que eles lidam com suas próprias falhas. Muitos já me relataram que conseguem aceitar sem problema a falha do próximo, ou seja, de pessoas que trabalham ou prestam serviços para eles, uma vez que, eles sabem que todos são humanos e assim com grande possibilidade de erros. Porém, quando o assunto é falar de suas próprias falhas, quase todos, são categóricos alegando que ficam bastante chateados e irritados quando cometem erros, visto que se preocupam demais em nunca falar.

 

Aprenda a lidar com as Falhas

 

Ser um empreendedor, seja digital ou em meios físicas, exigirá nervos de aço, pois você terá que lidar com situações adversas e que por muitas vezes nunca enfrentou. Eu mesmo, já tive que enfrentar situações que nunca tinha imaginado em minha vida que precisaria, porém quando dei por mim, já estava lidando muito bem com elas.

Não irei falar para você que falhar é bacana, uma vez que, ninguém gosta de cometer erros, ainda mais àqueles erros que fazemos com boas intenções, sabe? No entanto, lidar com as falhas é uma prova de crescimento e amadurecimento profissional, logo você precisará passar por cada uma delas para se tornar uma pessoa melhor. Isso porque, achar que você nunca irá falhar, que nunca irá cometer um erro é um equivoco dos grandes e uma prova de que você irá errar com mais facilidade do que imagina.

Você pode estar pensando: “Nossa, de um tempo para cá o Tiago vem criando um artigo meio de autoajuda, o que será que está acontecendo?” Na verdade, não são conteúdos de autoajuda e sim, artigos que te darão motivação para enfrentar os diversos problemas da vida. Como recebo diversos contatos diariamente, comecei a perceber que a grande maioria das pessoas tem boas ideias e até mesmo sabem como executá-las, no entanto, ficavam com o pé atrás com medo de começar, sabe? Notei que o que mais faltava nos iniciantes era aquela motivação inicial com a segurança necessária para fazer dar certo, custe o que custar, entende? Logo pensei que através desse canal que atrai milhares de pessoas todos os dias, poderia servir de porto seguro, não só com dicas incríveis, mas também com conteúdos que te mostram que todo profissional de sucesso já passou, exatamente, pelo que você está passando, entende?

Não quero que me veja como um “guru”, muito menos como um mito do marketing digital. Eu quero que me veja como uma pessoa comum que, assim como você, tem sonhos, desejos metas e também falhas, frustações e medos. Preciso confessar para você que eu sou uma pessoa meio complexa quando se fala de falhas, até porque eu faço tudo muito certinho e planejado para não errar, porém existem situações que elas ocorrem e o que temos que fazer o melhor para superar tais questões. Sendo assim, quero te passar uma visão pessoal e totalmente personalizada sobre essas situações tão chatas, mas ao mesmo tempo tão naturais.

Vamos lá?

 

Como lidar com as falhas?

 

Aprenda a lidar com as Falhas.

 

O primeiro passo para que você consiga lidar com as falhas de uma forma mais branda é aceitando. Eu sei que sempre tentamos fazer tudo perfeito, tomando cuidado com a execução de todos os detalhes, no entanto, existem tarefas que vão além de nossas possibilidades.

Pense comigo, se você é empreendedor e tem uma empresa, não importa o setor, com toda a certeza, você terá que delegar funções para que todas as tarefas sejam executadas com segurança, concorda? Porém, existe um detalhe que todo mundo se esquece, não é porque contratamos um doutor em determinada área que ele virou um “Deus Supremo”. Uma pessoa estudada e com mais experiência no assunto possui maiores possibilidade de evitar erros, no entanto continuam sendo humanos e podem sim, falhar em algum momento.

Outro detalhe, é que não adianta delegar todas as funções para você fazer, uma vez que, assim como outras pessoas, você tem seus dias ruins, fica doente e acabam acontecendo imprevistos que prejudicam a execução de diversas tarefas. Sendo assim, é o momento de usar um meio termo, pois você precisará delegar funções e lidar com as falhas.

Foi bastante difícil a tarefa de selecionar os pontos mais importantes, em minha visão, para aprender a lidar com as falhas, mas consegui:

  1. Assuma seu erro: Vejo de uma forma bastante comum, pessoas e até mesmo profissionais errando e colocando a culpa de seus erros em terceiros. Acredito que seja muito mais bonito assumir um erro e lutar para corrigir o mais rápido possível, do que gastar energia culpando pessoas que fizeram parte do processo. Por exemplo, se você é dono de uma empresa e um cliente seu está insatisfeito, você deve entender o que deve fazer para reverter a situação e não culpar seus funcionários, entende?
  2. Aprenda com seu próprio erro: Assumir seu erro já é um grande passo em busca do autoconhecimento, porém só assumir não basta, uma vez que, para ir mais além você precisará corrigir seus erros. Para isso, você deve conseguir levar aquela situação negativa ao nível de uma experiência ruim que não deve ser repetida, logo é sua missão, a partir de hoje, aprender com seus próprios erros. Não é uma tarefa fácil, ainda mais porque o desanimo costuma bater forte nessas situações, mas procure respirar fundo e seguir em frente.
  3. Mude sua mentalidade: Sabe aquela história de que você precisa mudar sua mentalidade para o lado positivo para as coisas começarem a acontecer? Então, você precisa mudar sua mentalidade entendendo que errar faz parte do processo de aprendizagem e você será uma pessoa muito melhor quando você conseguir superar seus próprios obstáculos, entende?
  4. Investimento: Muitas pessoas tem em mente que para começar um novo projeto é necessário muito dinheiro e acabam se enrolando com empréstimos, uso de cheque especial e até mesmo venda de bens. Posso te garantir que, por muitas vezes, essa é uma falha grave. Você não precisa de grandes quantias para começar um novo projeto, uma vez que, sua força de vontade já basta.

 

Aprenda a lidar com as Falhas,

 

Lidar com as falhas, nunca foi e nunca será uma tarefa simples, mas com o passar dos anos e com a maturidade que a vida nos dá, fica muito mais fácil lidar com sentimentos negativos. Devemos ter claro em nossas mentes que podemos fazer tudo, basta ter foco e determinação.

Os obstáculos vão surgir sempre e serviram para nos tornarem mais fortes, nos preparando assim para batalhas ainda maiores, concorda? E você como lida com suas falhas? Quero saber..

Até a próxima!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: