Sei que você já deve estar cansado de ouvir, mas preciso repetir que o sucesso de seu negócio está diretamente ligado ao seu empenho e a rapidez na implementação que você pratica dia após dia. No entanto, percebo que na hora de colocar a mão na massa, muitos empreendedores acabam deixando para trás conceitos básicos.

Esse conteúdo foi feito pensando em você que está sempre de olho no mercado e quer se posicionar um passo á frente de seu concorrente. Antes de começar a lhe entregar as dicas incríveis que separei para você, preciso que você tenha claro que apenas observar o que seu concorrente está fazendo não irá adiantar.

O trabalho deve funcionar em conjunto, você deve sim observar como seus concorrentes estão se comportando perante ao mercado, porém também deve fazer sua da criatividade para poder superar as expectativas e inovar, entende?

Quero trazer para você através desse conteúdo uma lista de formas de lidar com a concorrência e tenho absoluta certeza que após a leitura sua visão de mercado irá mudar muito. Isso porque, noto que muitos profissionais ficam paralisados com os resultados obtidos por seus concorrentes e acabam ficando “chateados”.

 

11 formas de lidar com a concorrência

 

Essa atitude não pode acontecer de forma alguma, uma vez que, sua postura profissional terá influência direta no bom andamento de seus negócios. Você já ouviu falar que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa? Então, essa é uma frase bastante usada por nós, empreendedores, pois temos o errado costume de achar que nossos projetos nunca dão tão certo como o de colegas ou amigos.

Recebi muito pedidos para abordar esse tema e demorei um pouco para traçar a didática desse conteúdo, uma vez que, particularmente, não consigo encarar profissionais atuantes no mesmo nicho que eu como concorrentes e sabe por quê? Entendo e até mesmo aprendi com a experiência profissional que o mercado tem trabalho para todo mundo, desde que se esforce e empenhe para evoluir sempre.

Confesso que não contei, mas separei diversas formas de lidar com a concorrência que vão te ajudar a driblar os problemas de mercado e vender mais! Você pode estar querendo saber se essas dicas servem apenas para o marketing digital ou se também podem ser usadas em outros negócios, correto? Como você sabe, nosso foco é o mercado do marketing digital, no entanto, você pode avaliar se pode usar em outros nichos.

Vamos começar?

 

  1. Esqueça a Crise

O primeiro passo para você lidar com a concorrência é esquecer a crise. Já pude falar em alguns conteúdos que não acredito que o Brasil está em crise, acredito que o pais está com a economia fragilizada pela má administração dos governantes, porém o Brasil sempre viveu uma economia financeira complicada, mas não estamos aqui para falar de politica, não é mesmo?

Na Crise, CRIE! E é justamente isso que você deve fazer. Esqueça um pouco sua concorrência e o que ela está fazendo, assim você pode focar 100% em métodos que vão te ajudar a esquecer da crise e obter melhores resultados.

 

  1. Estudo seu Nicho

É fundamental que você estude o seu nicho de atuação e o que você pode oferecer de melhor nele. Certamente, você tem seus diferenciais que devem ser destacados, não é mesmo? Sendo assim, para lidar com a concorrência de forma mais branda, você pode se dedicar as tendência de mercado e assim, implementar maneiras de atrair ainda mais seu cliente.

 

  1. Faça Parcerias

Muitos profissionais veem seus concorrentes como inimigos mortais e não querem qualquer contato com medo do roubo de informações. No entanto, você pode aproveitar muito mais dessa relação do que você imagina, viu?

Não é porque ele é seu concorrente de nicho que atende o mesmo público alvo que você ou tem a mesma dinâmica de trabalho. E mais, os clientes não se adaptam todos ao mesmo tipo de prestação de serviço, sendo assim, o trabalho que alguns julgam incríveis, outros já não gostam muito, logo você precisa saber ponderar.

Minha dica é que você crie parcerias para que juntos vocês possam melhorar o serviço oferecido e assim, crescer mais.

 

  1. Aposte no Pós Venda

Uma atitude que pode ser usada para lidar com a concorrência de uma forma muito mais eficiente é tentar ganhar pontos no pós vendas. Já falei desse assunto aqui nesse canal algumas vezes, mas é sempre bacana pontuar.

A conversão de vendas não acaba na hora da compra, isso porque é apenas a conclusão da primeira etapa do processo. Você precisa investir no relacionamento á longo prazo com seu cliente, pensando em um atendimento personalizado após a primeira compra, além de descontos exclusivos e novas ofertas de produtos no seu perfil para que assim, as chances de uma segunda conversão ser maior.

 

11 formas de lidar com a concorrência.

 

  1. Seja ágil para lidar com a concorrência

A concorrência em si não apresenta ameaça para o seu negócio, porém a estagnação sim pode te levar ao fracasso. Logo, é preciso que você identifique de forma rápida os desejos e dores de seu público alvo para que assim, você possa lançar produtos e serviços mais rápidos que seus concorrentes.

 

  1. Aposte no seu produto

Parece bobagem levantar esse ponto, porém você precisa acreditar no produto ou serviço que você está oferecendo, entende? Nada irá te dar mais credibilidade e autoridade do que você entregar a verdade.

E tem mais, um produto não pode ser o mesmo durante anos sem fim, você precisa estar sempre ligado nas novidades de mercado para que assim, você possa melhorar a qualidade oferecida cada vez mais.

 

  1. Exclusividade

Acredite no que vou te falar agora, a sua concorrência irá perder noites e mais noites de sono quando você passar a oferecer produtos exclusivos e atendimento personalizado. Isso porque, temos o costume de colocar tudo no piloto automático e nos afastar do processo, correto? Porém, quando se fala em público, manter-se afastado pode não ser uma boa ideia.

Se você tem a possibilidade de oferecer produtos exclusivos com preço justo, não perca tempo. Seu cliente irá amar ter algo único e pode ter certeza que a experiência será muito positiva.

 

  1. Incentive o Feedback

Para ter sucesso e aprender a lidar com a concorrência da melhor forma possível, você precisa ouvir a opinião do seu consumidor final, sendo assim, não tenha medo do que eles tem para falar, muito pelo contrário, incentive as críticas, as sugestões e até mesmo a opinião pessoal para que assim, você possa ficar muito mais entrosado com ele.

 

  1. Monitore seus concorrentes

Vale lembrar que monitorar não quer dizer copiar, tudo bem? Para depois você não sair daqui dizendo que te disse para copiar estratégias e métodos de seu concorrente, ok? Rs

O que quero dizer é que você deve estar sempre de olho em seu comportamento, em seus resultados e até mesmo como estão colocando em prática metodologias. Isso para que você saia sempre na frente e faça nada igual.

 

  1. Use a flexibilidade

Costumo falar que processos engessados e sem flexibilidade não funcionam no mercado atual, isso porque o nosso cliente quer fazer da sua forma e seu gosto, entende? Claro que você não tem que deixar rolar de qualquer jeito, porém pode dar opções que ele opte pelo melhor formato.

Se você deixa o cliente á vontade, certamente ele vai voltar outras vezes para comprar de você.

 

  1. Não trave guerras

A última coisa que tenho para falar nesse conteúdo é que se você quer lidar com a concorrência de uma forma á não prejudicar seus negócios, você não deve ficar um cabo de aço pelo menor preço. Isso porque, você pode acabar prejudicando seus lucros e consequentemente, seus negócios.

Haja sempre pelo certo, aplique energia no que realmente pode ser mudado. Ao precificar um produto, certifique-se que está cobrando o melhor preço possível e caso esteja insatisfeito, troque de fornecedor para algum que tenha um preço mais competitivo. No entanto, preciso te lembrar que nem sempre o menor preço será a melhor alternativa, viu? É preciso avaliar com calma.

 

11 formas de lidar com a concorrência,

 

Prontinho, agora você tem em mãos um guia completo com 11 formas de lidar com a concorrência! Tenho certeza que esse material será de grande valia para o sucesso de seus negócios, não é mesmo?

Agora quero saber de você, como você lida com a concorrência em seu ambiente de trabalho ou em seu negócio? Acredito que juntos podemos fazer um mercado muito mais colaborativo e participativo, não acha?

Lhe desejo boas conversões!

Compartilhar.