Há quem diga que o mercado digital é uma oportunidade para ganhar muito dinheiro, sem esforço e em pouco tempo, porém para ter presença online e consequentemente atrair bons resultados é necessário muito trabalho duro e tempo.

Acredite, nem sempre é fácil levar um negócio ao sucesso nesse setor, mas existem formas de traçar caminhos mais suaves e assertivos através de técnicas e recursos específicos.

O que acontece é que para cada tipo de negócio, cada público alvo, cada objetivo, há um conjunto de ações que se encaixam melhor para chegar lá. O problema todo acontece exatamente nesse ponto, nem todo mundo sabe qual a melhor escolha para o seu negócio.

  • Você já imaginou o que acontece depois disso?

Uma imensidão de pessoas falando que foi enganada, pois o serviço X ou a técnica Y não funcionou, não trouxe resultados positivos e tudo mais que você já deve ter visto aos montes por aí.

É inevitável, antes de qualquer decisão, qualquer implementação no mundo dos negócios, é necessário realizar testes, mas antes disso, ainda vem a análise sobre os pontos a favor e os contras dessa escolha.

 

Investir No Ads – Descubra os Pontos à Favor e Contras,

 

Por isso, hoje, meu objetivo é te mostrar os pontos a favor e contras ao investir no Ads. Afinal, nada seria melhor para colocar em análise do que essa ferramenta que eu tanto falo aqui no blog. Certo?

Se você está pensando se deve ou não começar a investir no Ads? Então você chegou ao lugar certo.

Pronto para começarmos? Vamos lá!

 

Investir No Ads – Será que Vale à Pena?

Se você me acompanha há algum tempo, já deve ter percebido que sempre digo que investir no Ads é para todos os negócios. Não é verdade?

A minha base para afirmar isso vem da minha própria experiência profissional e das análises que faço sobre o setor, onde pude comprovar que o Ads é responsável pelo sucesso de variadas empresas que soube aproveitar os benefícios que a plataforma entrega.

Por outro lado, Nesse artigo, minha abordagem será diferenciada, não quero lhe aconselhar sobre a escolha e sim lhe mostrar informações sobre os dois lados da moeda, afim de que você possa decidir-se sozinho sobre a melhor decisão para o seu negócio. Ok?

Ao final desse material, você terá total condição de responder a si mesmo se investir no Ads vale à pena para você!

Vamos adiante.

 

Investir No Ads – Funcionamento da Plataforma

Antes de falar sobre os benefícios e os contras do Ads, acredito que é necessário deixar claro qual é o funcionamento da plataforma, assim, você consegue ter uma visão mais expandida sobre o assunto.

Bem, basicamente, o Ads é a plataforma de anúncios de links patrocinados do Google.

Através dela, você pode veicular anúncios de produtos e serviços para usuários de todo o mundo, nos mais diversos formatos e canais.

As campanhas são construídas com base em um leilão de palavras-chaves. Sempre que o usuário faz uma pesquisa que contém a palavra-chave ou relacionadas utilizada em seu anúncio, o Google realiza análises para verificar o nível de relevância que ele pode oferecer ao usuário, se for constatada que o anúncio pode ser uma resposta contundente para a pesquisa do usuário, ele poderá ser exibido na base de retorno da pesquisa.

Tudo entendido até aqui? Então vamos entender melhor o que é considerada uma campanha relevante no Ads.

 

Investir No Ads – Descubra os Pontos à Favor e Contras

 

Investir No Ads – Configurações Para uma Campanha Relevante

Para ter condições de desfrutar dos benefícios que o Ads entrega aos seus anunciantes é necessário que você cumpra alguns requisitos para tornar a campanha relevante.

A primeira coisa que você deve prestar bastante atenção é no preenchimento das informações na criação da sua conta, principalmente, na área sobre as cobranças. Muita gente não dá a devida atenção a essa etapa e acaba tendo grandes problemas no futuro. Atenção!

Partindo diretamente para a criação dos anúncios, podemos dizer que uma campanha relevante é aquela que tem foco no que vai anunciar. Que possui anúncios atrativos, claros e objetivos.

A escolha das palavras-chaves a serem utilizadas também é um fator de extrema importância para angariar bons resultados. Por isso, procure escolher termos que tenham ligação com o seu produto/serviço/marca e que possam ser utilizados por quem te procura.

Utilizar a negativação de palavra-chave e o misto de termos exatos, com relacionados, de baixa, média, de alta procura e concorrência pode lhe render bons frutos.

A organização da campanha também é um fator importante, por isso, estabelecer grupos de anúncios é uma prática bem vista.

Claro, como não poderia faltar, para ter campanhas sempre relevantes e atraindo bons resultados, você precisará analisar as métricas de desempenho dos seus anúncios.

Agora que você já sabe tudo sobre campanhas relevantes, podemos ir às apresentações dos pontos a favor e contras ao investir no Ads.

 

Investir No Ads – Pontos à Favor

Não se preocupe, não é porque esse é o Blog Mestre do Ads que eu vou pender para o lado positivo da ferramenta. Como eu lhe disse no início desse material, meu intuito é que você consiga tomar a sua decisão com base nas informações entregues.

Então vamos lá?

Os pontos que eu vou abordar aqui podem gerar muitas polêmicas, afinal, há quem defenda o Ads com unhas e dentes e há quem o odeia com todas as forças. Enfim, espero que você aproveite para fazer a sua análise pessoal.

Os pontos a favor ao investir no Ads São:

  • Bom Custo/Benefício: Ao contrário do que muita gente pensa, o Ads é uma plataforma de anúncios bastante acessível à qualquer tipo de negócio. Isso porque essa é uma das opções com melhor custo/benefício do mercado. Para começar, não há limite mínimo para o investimento, deixando o anunciante livre para determinar o valor que deseja pagar, sem contar que é possível realizar alterações no valor do investimento ao longo da veiculação da campanha.

 

  • Liberdade: O segundo benefício mais bem visto oferecido pelo Ads é o fato do anunciante ter liberdade total na condução da plataforma. Por exemplo, é possível decidir quanto você quer investir, quando e como. Se desejar pausar a campanha, anunciar no Youtube, anunciar em horários específicos, basta alguns cliques e estará feito.

 

Investir No Ads – Descubra os Pontos à Favor e Contras.

 

  • Forma de Cobrança Justa: Esse é um dos pontos a favor do Ads que mais chama atenção dos interessados. A forma de cobrança da plataforma é muito peculiar, pois ela baseia-se na conversão. Por exemplo, se você escolher pela modalidade CPC, você só será cobrado se o seu anúncio for clicado pelo usuário.

 

  • ROI: O retorno sob o investimento é algo em destaque no Ads, isso porque é muito simples verificar sem sombra de dúvidas qual foi o resultado dessa transação. Além disso, a plataforma costuma registrar retornos excelentes até mesmo quando o investimento é bem baixo.

Além de tudo que foi apresentado, precisamos pontuar que ao escolher o Ads como sua plataforma de anúncios online, você estará automaticamente, escolhendo anunciar para todos os usuários do Google, o maior buscador em tráfego de pesquisa do mundo.

Com tanto tráfego e a qualidade do direcionamento, seria praticamente impossível não encontrar o seu público alvo nessa rede. Concorda?

 

Investir No Ads – Pontos Contra

Como você já deve saber tudo tem seus dois lados. E no caso do Ads, não poderia ser diferente.

Bom, vamos aos pontos contra apresentados quando você escolhe investir no Ads:

  • Palavras-Chaves Caras: Como você pode ver no início desse material, as palavras-chaves são extremamente importantes para montar uma campanha relevante. Certo? Geralmente, como apontado anteriormente, os valores de investimento no Ads não são elevados, mas há casos em que o mercado se estreita para quem não possui um orçamento tão alto. Com a competição aumentando no setor, muitas grandes empresas já se encontram anunciando no Google e algumas palavras-chaves, por conta dessa disputa, ficam absurdamente caras, não deixando chances para empresas menores. Além disso, quando o nicho está extremamente disputado, é necessário que haja um profissional responsável verificando o desempenho da campanha, pois sem essa análise, você não conseguirá manter seu anúncio competitivo.

 

  • Configurações Avançadas: O Ads é uma plataforma bastante didática e intuitiva, mas no primeiro encontro ela pode não parecer tão amigável assim, devido à quantidade de configurações disponibilizadas. O grande contra nesse caso é que conforme o mercado vai ficando mais competitivo, o público mais específico, as configurações avançadas devem entrar em jogo e nem sempre é fácil ajustá-las da forma perfeita. Por exemplo: Para alcançar mais tráfego talvez a melhor tática seja escolher palavras-chaves mais amplas, porém quando você faz essa escolha, há grandes chances de você atrair tráfego não qualificado. Ou seja? Para extrair ótimos resultados com o Ads é preciso saber equilibrar, é preciso dominar o seu negócio.

 

  • Acompanhamentos Constantes: Não adianta, se você quiser ter bons resultados através do Ads você precisará acompanhar as suas métricas constantemente. Isso porque otimizar as campanhas conforme o desempenho delas frente ao alvo é de extrema importância. Por isso, se você não tem tempo para gerenciar, talvez os links patrocinados não seja uma boa escolha para o seu negócio.

Pronto! Agora você conhece todos os pontos a favor e contras ao investir no Ads. Você está totalmente preparado para tomar a decisão mais acertada ao seu negócio! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelos comentários ou pelas redes sociais.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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