Ao que parece o Instagram está mesmo sendo preparado para tornar-se um grande líder do setor, ou melhor, para continuar sendo.

Aqui no, Mestre do Ads, nós abordamos diversas vezes a batalha épica, round à round ou, quase isso, que Mark Zuckerberg trava contra o SnapChat e vice e versa. Lembra?

Bem, o Instagram também entrou no tabuleiro, como mais uma arma, já que também é um produto potente do pacote que soma à ele, Facebook e WhatsApp.

Só para que você relembre os fatos importantes… No começo, Zuckerberg tentou comprar o aplicativo do fantasminha. Sua oferta não foi aceita.

Então, ele resolveu aplicar em cada um de seus produtos, os recursos do aplicativo que ele não pôde arrematar.

Resumo da história? Updates e mais updates, cada vez mais frequentes.

Essas atualizações visam, sobretudo, melhorar a usabilidade e a experiência do usuário na rede social, mas não é só isso. Não se engane!

A realidade é que há uma consequência que muito interessa aos donos dessas redes sociais. Que é bem simples. Quanto mais usuários apaixonados, gerando conteúdo e estabelecendo relacionamentos nas plataformas, mais anunciantes interessados em investir nesse espaço.

Afinal, todos ganham. O usuário que tem à sua disposição uma gama de ofertas. O anunciante que consegue chegar ao seu público de forma mais aproximada e, assim, conquista cada vez mais conversões. E, claro, a plataforma, que recebe investimentos por oferecer um espaço publicitário lucrativo.

Esse é o real motivo ou, pelo menos, o que compõe grande parte dele. Enfim, fato é que o Instagram acaba de apresentar um novo recurso.

E ao contrário do que todos pensavam, a mais nova atualização do Instagram não foi diretamente inspirada nos recursos do seu arquirrival, SnapChat.

É, parece que, por enquanto, Mark já está satisfeito com os resultados que têm obtido em suas apostas anteriores. Uma delas é que o Instagram Stories bateu a marca de 200 milhões, passando o SnapChat.

Quer saber mais? Então vem com a gente! Vamos lhe contar tudo sobre o mais novo recurso do Instagram.

 

Instagram-search-teaser

 

Novo Recurso do Instagram – Álbuns Privados

Na última segunda-feira, 17 de abril de 2017, o Instagram apresentou ao grande público o seu mais novo recurso, álbuns privados.

Ao contrário do que a maioria imaginava, a novidade não teve inspiração direta no SnapChat, com quem o Instagram bate de frente atualmente.

O novo alvo da rede social é uma outra plataforma, até um pouco menos popular, o Pinterest.

O recurso recém-apresentado teve como base algo que o Pinterest já havia trazido aos usuário. Trata-se da possibilidade de guardar imagens, fotos e conteúdos em geral publicados na plataforma.

Você pode estar pensando agora:

  • “Ué, mas já era possível salvar fotos, vídeos e outros conteúdos do Instagram desde o ano passado”.

É verdade! No final do ano passado, mais ou menos, dezembro, o Instagram passou a permitir que os usuários salvassem os conteúdos para ver depois, só que esse novo recurso permite que a experiência vá além.

O diferencial é que as fotos podem ser salvas dentro do Instagram, em forma de coleções e álbuns privados. E mais, você poderá salvar os conteúdos de quem quiser, não só as suas, mas de seus seguidores e amigos.

É como se fosse um álbum mesmo, já que é possível organizar as imagens que você salvou em coleções, seja para guardar de recordação, mostrar para um amigo mais tarde ou, simplesmente, porque gostou.

A proposta que o Instagram traz com esse novo recurso é possibilitar que você guarde memórias e registros importantes que foram publicados na rede, seja de uma festa, aniversário, viagem de um amigo, ou até mesmo, publicações de sua marca preferida, produtos que gostaria de ver ou comprar mais tarde.

 

Instagram-Apresenta-Novo-Recurso-Álbuns-Privados

 

O diferencial é que, ao contrário do SnapChat, que usa os pins, o Instagram resolveu organizar todos os seus conteúdos salvos em um álbum que só você pode ver. O álbum privado fica disponível, apenas, dentro do perfil logado e, jamais, para os amigos ou seguidores.

E tem mais. Para que tudo fique ainda mais fácil de encontrar e acessar, você pode organizar os seus conteúdos por categorias, criando coleções.

 

instagram-direct

 

Como faço para usar o novo recurso do Instagram – Álbuns Privados?

Certamente, agora você deve estar curioso para saber como usufruir desse novo recurso.

Saiba que é muito simples. Basta que você visualize o conteúdo que deseja salvar e localize um ícone que se parece com um marcador de livro. Geralmente, este símbolo aparece na parte inferior de cada publicação.

Pressione o botão representado pelo ícone. Nesse momento, você poderá escolher onde esse conteúdo será salvo. Isso quer dizer, se você já tiver álbuns ou coleções, poderá destinar o novo conteúdo à uma delas.

Se você já tem conteúdos que foram salvos antes da apresentação desse novo recurso, poderá também categorizá-los. Eles também se tornarão privados.

O recurso já está disponível em todas as contas, inclusive, no Brasil.

O Instagram afirma que desde que possibilitou que os usuários salvassem os conteúdos da plataforma, mais de 45% usou o recurso para salvar algo, ao menos, uma vez.

A ideia da melhoria apresentada é, mais uma vez, trazer mais qualidade para a experiência do usuário. Que a partir de agora poderá organizar seus conteúdos, de forma a ficar mais fácil de acessá-los posteriormente.

Os idealizadores também apostam na facilitação de gerar lembranças ao usuário que salva locais que lhe interessam como destino para uma viagem próxima, por exemplo. Ou, ainda, ter os conteúdos organizados e de fácil acesso, já que estão online dentro da conta pessoal, para as próximas publicações.

Por hoje é só! E aí, gostou da novidade? Já utilizou o recurso? Conte para nós a sua experiência e opinião.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. Nós te retornaremos o mais breve possível.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Compartilhar.