A cada dia que passa, mais negócios são lançados, novas ideias tomam forma, se apresentam ao mercado, começam a funcionar, faturar e alcançar novos consumidores.

Em um mundo globalizado, onde a comunicação está imensamente desenvolvida, tendo a internet como uma rede aberta, quase sem fronteiras, torna as possibilidades de lançar um novo negócio ainda mais reais.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

O mercado digital já é um sucesso, mas ainda há muito o que explorar, crescer, desenvolver.

Você pode estar pensando agora:

  • “O que a expansão do mercado digital e o surgimento de novos negócios tem a ver com INPI?”.

Na verdade tudo. É que a facilidade de um novo negócio ser lançado e alcançar proporções inimagináveis são mais reais hoje, com a internet.

E nesse ponto entra o INPI. A questão é simples. Agora mesmo, neste instante, uma empresa pode estar sendo lançada, com a mesma ideia que você trabalha há anos, com o mesmo nome, identidade visual, slogan, ou tantas outras coisas importantes que são as bases do seu negócio.

Infelizmente, isso é mais possível do que você imagina. Nós te perguntamos então:

  • Qual é a sua garantia para que isso não ocorra?
  • Qual é a sua garantia de que esse “novo negócio” não se tornará o verdadeiro idealizador, ao invés de você?
  • Você tem como provar que essas são suas propriedades artísticas, industriais, tecnológicas?

Nós já te adiantamos. Se você não tiver um registro de INPI, muito provavelmente, você está encrencado.

É complicado e um assunto muito sério, ainda mais, devido a quantidade de plágios que são cometidos e denunciados diariamente.

Foi exatamente por esse motivo e com intuito de te alertar que criamos esse conteúdo.

Vem com a gente, pois nós, do Mestre do Ads, vamos te contar o que é o INPI e como ele pode ajudar o seu negócio.

 

dicas-para-transformar-seu-negocio-em-uma-franquia

 

O que é INPI?

Apesar de tão importante, o INPI ou registro INPI é um documento simples e bastante útil, especialmente, se você é um empreendedor.

Ele é um documento comprobatório de exclusividade de seu negócio e pode ser empregado em vários âmbitos.

A sigla INPI significa Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O que isso quer dizer?

Bem, basicamente que este é um documento que atesta a patente de algo, podendo ser desde uma nova tecnologia, até uma identidade visual gráfica, como uma logo.

Você também pode usar o registro INPI para atestar a sua exclusiva propriedade de algo, como por exemplo, seus produtos, serviços ou identidade visual.

Dentro do registro de patente, cabe a exclusividade de tecnologias, produtos novos, métodos, novas melhorias ou inovações físicas ou processuais.

 

O-Que-É-e-Como-Ele-Pode-Ajudar-o-Seu-Negócio

 

Você também tem a possibilidade de usar o INPI dentro do classificação do desenho industrial, nesse âmbito, ele garante o registro de exclusividade para inovações a partir de produtos ou serviços já existentes. Como por exemplo, um novo modelo de celular.

Se você estiver trabalhando com tecnologias voltadas à informática, como aplicativos e programas de T.I, computadores, é possível enquadrar sua criação dentro do registro de código-fonte. Há dentro do INPI uma sessão nomeada “Programa de Computador”.

Se você quiser atestar a criação de algo diretamente ligada à uma região do país em que ele foi concebido, é possível recorrer à sessão “Indicação geográfica”.

Você trabalha com circuitos integrados? Então você também está assegurado, via tópico “Topografia de Circuitos”.

Há também a possibilidade de garantir que um negócio ou suas criações não sejam copiadas parcialmente por outros empreendedores. Pois, mesmo que você já tenha patenteado algo, uma outra marca pode captar só algumas ideias e lançar algo semelhante, certo? Se você tiver um registro de INPI dentro do setor de “informação tecnológica”, isso não acontecerá.

Com o registro de INPI também se torna mais simples realizar a transferência de suas criações para outras pessoas, caso deseje. Nesse caso, isso pode ser aplicado para tecnologias, marca, licenciamento, patentes e diversas outras coisas.

Um registro INPI tem validade, dependendo do tipo de patente, por isso, é importante ficar atento.

Você pode patentear tudo que pode ser industrializado, menos aplicações que são feitos no corpo humano ou de animais, técnicas comerciais que envolvam cálculos, sorteios, propaganda, planos de assistência médica, seguros, técnicas que envolvem descontos comerciais, métodos de ensino, regras de jogo, desenhos arquitetônicos, obras de arte, música, livro, filmes representados por cartazes, ideias abstratas, invenções científicas, materiais biológicos.

Lembre-se! INPI é algo totalmente diferente do Direito Autoral. Ok?

Agora que você sabe do que, realmente, se trata o INPI, chegou o momento de entender de forma mais clara como ele pode ajudar o seu negócio.

Vem!

 

INPI-–-O-Que-É-e-Como-Ele-Pode-Ajudar-o-Seu-Negócio

 

Como o INPI pode ajudar o meu negócio?

Você pode estar pensando que dificilmente alguém iria copiar o seu negócio, pois ele já é conhecido demais ou pouco conhecido, enfim… Mas saiba que esse é um grande erro.

Ao contrário do que muita gente pensa, marcas, negócios e até produtos são copiados todos os dias. Gerando uma pilha enorme de processos por conta de acusações por plágio.

Você mesmo já deve ter visto ou ouvido falar de uma marca que teve sua identidade visual copiada. Uma música que é muito parecida com a outra e está sob investigação.

Saiba que o registro INPI pode ajudar o seu negócio à não ter que passar por longos processos de comprovação de propriedade ou patente.

Inclusive, ele também te dá o direito oficialmente de utilizar de forma exclusiva o que foi registrado.

Perder algo que você lutou tanto para criar, conquistar e passar de uma ideia para algo real e conhecido pelo seu público pode detonar toda a sua carreira. Concorda?

O registro INPI funciona como um protetor das suas criações. Nesse caso, até mesmo, seu investimento financeiro e de tempo nesses projetos, estarão assegurados, pois terá o direito de uso exclusivo.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Não se esqueça de conferir os prazos de validades dos registros e sempre renová-los.

Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua pergunta nos comentários ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Ads.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: