O Ads é uma plataforma incrível. Com ela você consegue anunciar os mais variados tipos de serviços e produtos, sem contar que a ferramenta te deixa sempre no controle de tudo, sem deixar de te oferecer um suporte firme e democrático para criar campanhas de alto impacto.

Como não poderia ser diferente, inclusive por ser um produto Google, o Ads sempre está sendo modificado e analisado no intuito de oferecer cada vez mais uma melhor experiência ao usuário. Portanto, as peculiaridades dessa plataforma são diversas e uma delas é o foco desse conteúdo.

 

Índice de Qualidade no Ads.

 

Você já deve imaginar do que eu estou falando, não é? Se você respondeu Índice de qualidade, você está certo.

Hoje você vai conhecer tudo sobre o assunto e saberá, inclusive, como melhorar o índice de qualidade de suas campanhas. Está interessado? Então sem mais delongas, vamos nessa!

 

O Que É Índice de Qualidade no Ads?

Se você já teve o mínimo contato com a plataforma de anúncios do Google, o Ads, ou até mesmo com conteúdos que tratavam do assunto, já deve ter se deparado com o famoso índice de qualidade.

Essa questão é realmente muito debatida nesse universo e acredito que é por isso que cause tantas dúvidas e interesse em quem está iniciando nesse mercado.

A primeira coisa que você precisa saber, nesse caso, é que o índice de qualidade é, realmente, muito importante no Ads e você descobrirá porque em breve.

Bom, vamos do início? Quero te contar do que se trata o índice de qualidade no Ads primeiro, depois iremos evoluindo dentro do assunto gradativamente.

A sigla IQ dentro da plataforma Ads é o famoso índice de qualidade. Trata-se de mais um meio, entre tantos, de julgar se a sua campanha está sendo relevante ao usuário, ou seja, o índice de qualidade é um critério de avaliação do Ads, onde ele atribui uma nota de 0 a 10 a diversos itens de sua campanha.

 

Índice de Qualidade no Ads,

 

Esse grau de relevância é medido através do IQ e funciona mais ou menos assim:

  • Sempre quando um usuário buscar informações através do Google o IQ será acionado.
  • Uma vez em atividade, ele avaliará todos os anúncios para determinar quais são os mais relevantes e, portanto que aparecerão primeiro como resultado de busca do usuário, os que aparecerão e os que não aparecerão.

Aí você me pergunta: “Ok, Tiago! Eu entendi, mas qual é o critério utilizado para julgar o posicionamento?”.

O Google vai avaliar com base na seguinte equação:

(Maior Lance de Custo por Clique) X (Índice de Qualidade) = Posição no Ranking.

Conseguiu captar a ideia? Para você ter uma boa posição no Google, você precisa ter um bom índice de qualidade.

Lembra que eu te disse que o índice de qualidade era muito importante?

É porque se você tiver um bom IQ, você conseguirá melhores posições, pagando menos.

Eu imagino que a sua pergunta agora é a seguinte:

  • O que eu preciso fazer para ter um ótimo índice de qualidade no Ads?

Acertei? Eu já imaginava que você se interessaria nesse ponto, foi por isso que preparei um tópico inteiro só para te entregar sacadas geniais que vão te ajudar a atingir o objetivo de aumentar o índice de qualidade de suas campanhas no Ads.

Preparado? Então vamos seguir juntos.

 

Como Melhorar o Meu Índice de Qualidade no Ads?

Agora que você já sabe o que é o índice de qualidade do Ads, não há mais riscos de você ficar perdido em meio às sacadas que vou lhe entregar agora. Pode ficar tranquilo. Já vamos começar!

Como você já sabe, o Google tem como seu principal foco, melhorar a experiência do usuário e no Ads isso não é diferente, pelo contrário, é um dos critérios mais utilizados pela plataforma.

O que eu quero dizer com isso é que o Google Ads através do IQ vai verificar o quão relevante os seus anúncios estão sendo para o usuário, mas não é só isso, ele investigará tudo que esteja ligado ao seu anúncio e que tem como destino captar o usuário.

Quer um exemplo? A sua página de destino.

O Google na hora de definir o seu índice de qualidade não vai olhar, apenas, para a composição do seu anúncio, ele olhará para a sua página de destino e todos os elementos dela, vai verificar a taxa de cliques de acordo com o número de visualizações e tirará uma base de quantos cliques você recebeu quando seu anúncio foi exibido.

Ele avaliará tudo que pode de certa forma afetar a qualidade da experiência dos usuários.

Por isso, se você quer aumentar o seu índice de qualidade no Ads, fique atento e melhore os seguintes itens:

  1. Página de Destino: A página de destino é o local para onde o usuário que clicou no seu anúncio será direcionado. Por isso essa página é tão importante aos olhos do Google. Se você quer melhorar o seu índice de qualidade, preocupe-se com essa página. Procure ter um ambiente organizado, com informações claras e à poucos cliques de alcance. Faça a ligação do anúncio e da página de destino através das palavras-chaves da campanha, direcione o seu usuário de forma correta e sem induções ao erro. É muito comum que anunciantes façam o direcionamento do usuário para a Home Page do site e não para a página específica do conteúdo anunciado e isso pode fazer seu IQ despencar. Fique atento.

 

  1. CTR: O seu CTR é um fator indicativo de seu índice de qualidade, se ele estiver ruim, certamente o seu índice de qualidade também estará. O CTR é o medidor de relevância do seu anúncio. Funciona mais ou menos assim:
  • (Número de Cliques do Anúncio) / (Número de Exibição do Anúncio) = Relevância Perante o Usuário.

Ou seja, o CTR faz uma conta simples, ele verifica quantas vezes o usuário achou que o seu anúncio exibido era relevante, ao ponto de clicá-lo. Quanto mais perto estiver o número de exibições do número de cliques, mais relevante o seu anúncio é, segundo o critério do Google.

 

  1. Nível de Relevância: Para melhorar o seu CTR e consequentemente o índice de qualidade, você deve fazer uma boa ligação entre todos os conteúdos que envolvem o seu anúncio. Desde o texto da campanha, até os conteúdos da página de destino. Você deve utilizar palavras-chaves que, realmente, tem ligação com o que você está anunciando, pois o Google estará analisando o grau de relevância que você tem para a pesquisa do usuário. Jamais, tente induzir o usuário ao erro. Não se esqueça disso.

 

Índice de Qualidade no Ads

 

  1. Composição do Anúncio: A composição do anúncio é muito importante para que o seu índice de qualidade só melhore. Sabendo disso, você deve priorizar as seguintes características em um anúncio do Ads:
  • Título: Chamativo e que fale diretamente com o seu público alvo.
  • Texto: Claro e objetivo sobre a oferta.
  • Utilizar a palavra-chave: Tanto no título, quanto no conteúdo do anúncio, mas de maneira suave e não forçada. Se você cometer o erro de colocar a palavra-chave de qualquer jeito na composição, você acabará provocando erros de escrita e, pior, de entendimento.
  • Imagem: De boa qualidade e que tenha o poder de atrair o seu público alvo, que conecte o seu avatar à oferta de alguma forma.
  • Links: Verifique se o link de direcionamento está em perfeito funcionamento, se está levando o usuário para o local apropriado.

Quero lhe dar uma última dica, antes de terminarmos. Cuidado com o histórico de sua conta do Ads, pois esse é outro fator que é analisado na hora que o Google vai atribuir a pontuação de IQ às suas campanhas.

Se você tiver um histórico de, apenas, campanhas ruins, talvez, seja hora de criar uma nova conta e começar do zero, pois há grandes chances do seu índice de qualidade ser afetado pelo passado. Analise essa possibilidade friamente, antes de tomar uma decisão, ok?

Espero ter conseguido lhe ajudar quanto ao assunto tratado. Que eu tenha sido claro e objetivo na transmissão das informações, mas que eu tenha conseguido, acima de tudo, ser relevante para você.

Ficou com alguma dúvida em aberto? Então entre em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais, terei enorme prazer em lhe ajudar com possíveis questionamentos.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

Compartilhar.