Não é novidade para ninguém que o Inbound Marketing é uma estratégia que traz excelentes resultados aos mais variados tipos de negócios.
Tanto que pesquisas especializadas no setor, apontam o Inbound como uma das tendências mais fortes nesse e nos próximos anos.
Apesar de apresentar ótimos resultados, o mercado brasileiro tem muito a evoluir nesse cenário. Não acredita?
Então faça uma reflexão muito simples: Analise superficialmente o universo americano para perceber o quanto o Inbound Marketing é evoluído e veja o quanto o que acabamos de lhe falar é real.
- Isso é uma má notícia ou crítica negativa?
Claro que não! Nós estamos tentando te mostrar que há muito mais para ver ainda do Inbound Marketing, que o mercado brasileiro é promissor e, muito provavelmente, ela trará ainda resultados imensuráveis para quem souber utilizá-lo adequadamente.
Perceba! Atualmente, o mercado digital está apresentando cada vez mais cursos, profissionais e agências especialistas em Inbound Marketing.
- Será que isso é à toa?
Obviamente não. Como de costume, quando algo está dando certo as pessoas se interessam, gerando uma onda onde a sede pelo conhecimento e pela pressa em colocar em prática, acaba impulsionando que negócios especializados surjam para suprir a alta demanda.
E claro, as pesquisas não mentem, então por saberem da tendência, muitos correm em direção à ela, buscando se especializar primeiro para conseguir fazer disso um negócio e até mesmo para dar suporte à outros interessados.
Esse movimento é interessante, mas junto à ele, infelizmente, surgem problemas que ocasionam erros graves na aplicação do inbound marketing.
Pensando em como ajudar, nós, do Mestre do Ads resolvemos criar esse conteúdo.
Nele, nós lhe mostraremos os 5 erros de aplicação que devem ser evitados no Inbound Marketing.
Vem com a gente?
#1 – Não planejar direito
É muito comum que fiquemos eufóricos para aplicar algo que aprendemos e sabemos que está dando certo para outras pessoas e negócios, não é verdade?
Só que nesse caso, mais vale o planejamento eficaz, do que a aplicação remendada.
Isso porque no processo de implementação do Inbound Marketing as ações são muito interligadas, ou seja, se você errar muito em uma etapa, poderá colocar tudo à perder em outras.
Aqui, não serve aquela ideia de que feito é melhor que perfeito, pois tudo poderá sair de controle, fazendo você perder tempo, dinheiro e oportunidades.
Então, antes de sair eufórico criando conteúdos e mais estratégias, planeje corretamente, com calma, apontando seus objetivos, metas e, claro, verificando as ações necessárias para atingi-los.
Erros vão ocorrer? Mudanças serão necessárias? Muito provavelmente sim, porém será mais simples contorna-las e realiza-las, se você tiver um bom planejamento em mãos, afinal, ele servirá como um guia na sua empreitada.
#2 – Tentar fazer tudo de uma vez só
É muito comum que esse erro aconteça, principalmente, entre os profissionais que estão iniciando no Inbound Marketing.
Isso também é uma consequência da vontade de ver resultados positivos surgirem, mas saiba, ao tentar fazer tudo de uma vez só, você está correndo um grande risco de se perder e não conseguir nenhum retorno.
Lembre-se! No inbound, você precisará conhecer o seu público profundamente, o que, muito provavelmente, fará você encontrar diversas personas dentro dele.
- O que isso tem a ver?
Muito simples! Infelizmente, não será, apenas, uma campanha que conseguirá atingir à todos como deveria.
E tem mais… Se você tentar rodar diversas campanhas ao mesmo tempo, sem ter base necessária para lidar com cada uma delas e suas personas, a sua estratégia vai fracassar.
Por isso, tenha calma!
Antes de partir para o ataque, comece a olhar o caminho e definir qual deles seria mais interessante iniciar.
Não tem jeito, o início da aplicação é de desenvolvimento, análises, aprimoramentos, por isso, não é indicado sair atirando para todos os lados.
#3 – Não ter um bom estudo de público alvo
Acabamos de falar sobre persona acima e não foi à toa. Bem, no inbound marketing, essa é uma das lições principais para que a sua estratégia dê bons frutos.
Se você conhece um pouco dessa estratégia, sabe que todas as ações dela são voltadas e moldadas de acordo com o perfil do seu potencial consumidor. Certo?
Então, não adianta querer implementá-la, sem traçar a sua persona, sem ter um bom e aprofundado estudo de público alvo.
Você precisa, de antemão, saber quem é o seu alvo, como se comporta, as principais dores, desejos, sonhos e tudo mais que o caracteriza como consumidor, pois só assim você saberá exatamente o que ofertar à ele e, é claro, a melhor forma de fazer isso.
#4 – Achar que tudo será feito no automático
Muita gente ainda acredita que é possível ganhar dinheiro dormindo, sem ter feito nada antes para tal.
Há quem diga que para obter resultado positivo com o Inbound Marketing, basta contratar um ou dois profissionais e uma plataforma de automação.
Se você pensa assim, sugerimos repensar!
Isso porque a filosofia do Inbound é totalmente contrária à isso, a robotização do processo.
Nesse tipo de estratégia se valoriza a humanização das marcas, a personalização no atendimento ao cliente, o conteúdo relevante, a entrega de valor, o relacionamento próximo, à análise comportamental frente às conexões geradas pelas ações estabelecidas no planejamento.
Claro, a automação também faz parte do processo, mas ela não é o todo e, muito menos, o principal, ela é um meio de otimizar as ações que são pensadas e estruturadas por pessoas para pessoas.
#5 – Esperar resultados instantâneos da aplicação do Inbound Marketing
É inegável que essa estratégia consegue levar negócios ao verdadeiro e inquestionável sucesso, mas ela também não é nenhuma receita mágica, que vai fazer você se tornar uma grande referência de uma hora para outra.
Não deixe a ansiedade por resultados estragar a sua estratégia. Saiba que é preciso muito trabalho, dedicação, testes, análise e, sobretudo, paciência para chegar lá.
O mais vantajoso do Inbound é que você trabalhará alguns meses para começar a ver os resultados, mas quando eles vierem serão positivos e também duradouros.
Óbvio, o trabalho e desenvolvimento constante será necessário, mas com algum tempo, ele servirá para fazer seu negócio evoluir cada vez mais.
Pronto, agora você sabe quais erros não deve cometer ao aplicar o Inbound Marketing.
Esperamos ter lhe ajudado!
Até a próxima.