Se você trabalha no ramo de vendas online há algum tempo, já deve ter ouvido falar do Inbound Sales, não é mesmo? É um método de vendas totalmente fora do tradicional, pois não visa o aumento de conversão com a estratégia de correr atrás do cliente para que a compra seja feita. Sua utilização de baseia em uma atitude inversa que é atrair o cliente até você, entregando o valor de seu produto e assim, despertar o desejo de compra dele.

É uma técnica de vendas bastante utilizada fora do Brasil, mas que passo a passo já caminha aqui dentro, pois algumas marcas perceberam que vender a todo custo não é o suficiente para fidelizar clientes. Temos que ir além, fazer com que nossos produtos sejam sonhos de consumo, criando expectativas no momento da compra.

 

Mitos sobre Inboud Sales que você precisa conhecer.

 

Você pode me questionar: “Isso é possível, Tiago?!”

Claro que sim, basta que você enxergue o valor de seu produto e quando digo valor, não quero dizer o preço de venda, mas sim as mudanças e os benefícios que sua aquisição irá trazer a venda de seu cliente. Isso é algo que não tem preço!

Para entender melhor o funcionamento da estratégia de Inbound Sales, preciso que seja compreendido as etapas do funil de vendas, pois apenas dessa forma será possível lhe apresentar alguns mitos que já deve ter ouvido por ai sobre sua utilização.

É por isso que lhe convido para que me acompanhe até o final desse material, pois quero te ensinar tudo sobre Inbound Sales.

Vamos lá?

 

Funil de vendas para Inbound Sales

Vamos analisar rapidamente como funciona um funil de vendas para Inbound Sales, mas o importante aqui é lembrar que cada corporação tem suas etapas que podem ser acrescentadas ou retiradas do modelo que vou apresentar aqui, ok?

Baseie o meu funil de vendas Inbound Sales em 4 pilares, pois são os que julgo mais importante para a aplicação dessa técnica, são eles:

  1. Quem é o seu público: Nessa primeira etapa é o momento da identificação de seu público alvo, então você precisará prestar muita atenção em todas as visitas que o seu site, loja virtual ou ecommerce tiver. É preciso identificar quais são os maiores interesse desse público, qual a sua dor e o que estão procurando. Esse é o momento de colheita de dados, então você precisa entregar valor a ele, com conteúdos de qualidade e que tenham relação com seus produtos ou serviços para que assim, ele avance para a próxima etapa do funil;
  2. Criando leads: Nessa etapa é preciso se preocupar em tonar um simples visitante em um lead quente e tudo isso irá ocorrer com a nutrição de leads. Você já sabe qual é o seu tipo de público, já tem ideia de qual são suas páginas mais visitadas e quais ainda precisam ser ajustadas, não é mesmo? Então, chegou o momento de cativar, separe seus leads em grupos de interesse para que seja possível fornecer uma melhor qualidade de informações.
  3. Enxergue as oportunidades: Talvez, esse seja o momento de fazer o primeiro contato, pois você já consegue mensurar a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing, consegue visualizar os seus acessos diários, de onde eles estão vindo e por ai vai. Não sei exatamente se o seu público já está pronto para comprar de você, mas que tal dar um período de utilização grátis de sua ferramenta? Ou fazer uma avaliação gratuita para que eles comecem incorporar a sua empresa em seu dia a dia?
  4. Transformando acessos em clientes: Esse é o momento da cartada final, com todos os testes feitos, o seu time de vendas pode ficar preparado para atender as necessidades. É muito comum que depois de um período de avaliação grátis, o usuário sinta uma enorme necessidade da compra, uma vez que, ele já incorporou o item a sua rotina, logo as chances de conversão são certas.

Com essas 4 etapas fica muito mais fácil entender como funcionará o passo a passo de um funil de vendas focado na técnica Inbound Sales, não é mesmo? Mas tenho certeza de que você está muito curioso para compreender quais são os mitos que rodeiam esse assunto…

Vamos para eles agora mesmo!

 

Principais mitos sobre Inbound Sales

Para tudo quando é técnica que existe no marketing digital, muitos mitos e verdades são criados, pois são diversos profissionais dando opiniões diferenciadas, sendo assim, eu consegui identificar alguns que são mais recorrentes e gostaria de apresentar para você.

 

Mitos sobre Inboud Sales que você precisa conhecer,

 

#Mito 1 – Inside  Sales e Inbound Sales é tudo igual

Esse é um dos primeiros pontos que causam uma grande confusão no meio do marketing digital, mas não culpo esses profissionais, pois os termos são muito parecidos mesmo e podem causar um desconforto de entendimento.

Para começar, é preciso entender que Inside Sales e Inbound Sales, não é a mesma coisa. Cada um desses termos tem técnicas e aplicações bem diferentes.

Como falamos acima, o Inbound Sales é uma técnica relaciona a atração de leads de forma natural, é fazer todo um planejamento de ação para que os interessados cheguem até a sua marca e querem comprar de você.

Já quando falamos em Inside Sales é um método de trabalho para vendas internas, onde se trabalham ações para que os vendedores possam fazer todo o atendimento dentro da base, sem a necessidade de sair às ruas.

Pode parecer que são quase a mesma coisa, mas acredite, não são!

 

#Mito 2 – Apenas a criação de conteúdo vai garantir minhas vidas

Posso lhe garantir que a geração de conteúdo de qualidade é fundamental em uma estratégia de Inbound Sales, até porque todas as ações serão baseadas no Inbound marketing, no entanto esse conteúdo é apenas um dos pontos necessário para o caminho do sucesso.

A sua equipe de vendas precisa ser treinada para atender o seu clientes da melhor forma possível, pois nada irá substituir o atendimento pessoal, entende?

O que funciona mesmo é dar treinamentos de qualidade para toda a sua equipe de vendas para que eles estejam totalmente inteirados dos processos, saiba quem são os seus clientes e qual a melhor forma de ajuda-los a completar a venda.

A melhor forma de aumentar suas conversões é ter uma equipe de vendas unida e focada em bater metas.

 

#Mito 3 – A venda direta não pode ocorrer

É comum que alguns membros de sua equipe estejam mais engajados com seus produtos e assim, consigam gerar conversão atrás de conversão em contatos diretos. Achar que isso não pode ocorrer é errado, pois seria desperdiçar uma oportunidade de ter um aumento de resultado.

O que não pode acontecer em uma estratégia de Inbound Sales é que todo o foco do planejamento seja esse modelo de negócio, entende? Isso pode acontecer de forma natural, mas sem ser o combustível de suas vendas, senão perde-se o foco da ténica e passa-se a usar outras tendências.

No mundo das vendas tudo é muito permitido, desde que não infrinja o direito do consumidor e quem não faça com que sua autoridade seja comprometida. Cumprindo esses requisitos e com o uso da transparência, tudo pode ser executado sem grandes dores de cabeça.

 

Mitos sobre Inboud Sales que você precisa conhecer!

 

#Mito 4 – Todo lead já chega pronto

É errado achar que um lead já chega até você pronto para efetuar uma compra, isso porque por muitas vezes ele até sabe qual o problema que precisa de solução, porém não consegue ter clareza que como seria possível solucioná-lo.

Esse papel de doutrinar cada a você, pois será através de conteúdos informativos que será possível apresentarem suas propostas de trabalho e as formas que você tem em mãos para ajudar a solucionar o problema.

Pode sim ocorrer de alguns leads já estarem prontos o suficientes para executar a ação de compra, mas lhe garanto que será raro, viu?

 

Agora que você já sabe tudo sobre Inbound Sales, está pronto para fazer a aplicação em seus negócios? Posso lhe garantir que quando você começar a colocar a sua estratégia para funcionar, tudo irá melhorar no seu setor de vendas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou que então, no meio do processo em execução apareça algum problema, volte aqui e entre em contato comigo, pois tentarei te ajudar da melhor forma possível!

Quero agradecer a confiança e lhe convidar a companhar nossas postagens diariamente!

Até logo!

Sucesso em suas conversões!

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