Esse é um assunto que se abordado da forma correta pode ser um divisor de águas para seu negócio. Não sei se você tem em sua mente a importância exata que os clientes têm em sua vida profissional. Claro que estou falando de modelos de negócios que trabalham diretamente com a venda e compra de produtos ou serviços.
Acredito que de certa forma todos os tipos de negócios ligados ao empreendedorismo e ao mundo do marketing digital tem relação direta com seu público. Isso porque serão eles que ditarão a positividade de sua taxa de conversão.
Imagine a seguinte situação: você abriu um e-commerce. Quem irá comprar seus produtos? Você criou um novo app. Quem vai usar? Você abriu um restaurante. Quem vai lá para fazer uma refeição? Para todos os questionamentos feitos acima, a resposta pode ser resumida em uma só: Público!
Identificar seu público alvo, criar uma relação e acertar na comunicação é uma das tarefas mais difíceis e complicadas que um empreendedor tem. Isso porque, mesmo que ele encontre o formato perfeito, as mudanças acontecem constantemente e sempre será necessário se reinventar para seguir alcançando boas conversões.
Lembro-me que há alguns meses atrás gravei um vídeo bem interessante que faz uma analogia bem importante. Já quero que saiba que não será um vídeo onde vou falar de vender mais ou de como obter novos clientes. Esse é um vídeo que vai mexer com o seu pessoal, pois nele coloco alguns pontos de vista sobre o prazer de estar em busca de um objetivo, ou seja, o prazer da caminhada.
Vou comentar um pouco mais em breve, agora quero que você assista!
Acredito que não tenha como falar de público alvo e taxa de conversão sem tocar no assunto de motivação. E você sabe por quê? Então, alguns podem até me questionar sobre a forma com que vejo essa relação, mas para conquistar e fidelizar seu público alvo é preciso de muita motivação e amor ao que faz.
É quase uma certeza que você só conseguirá vender um produto que você compraria, concorda? Isso porque, você precisará passar boas experiências, resultados positivos, qualidade e interesse. Adianto que isso só será possível se você tiver familiaridade com o item.
Não estou generalizando de forma alguma, sei que existem grandes profissionais no mercado que são vendedores natos e que conseguem engajar qualquer produto ou serviço, mas o que estou querendo dizer é que, assim como eu, a maioria das pessoas só terá sucesso ao trabalhar com coisas que acreditam.
Você pode estar aí me perguntando: “Tiago, qual a relação entre o público alvo e a taxa de conversão?” E eu te respondo sem pensar muito, TUDO! Sendo assim, o assunto do próximo tópico é dedicado a responder sua pergunta.
Público alvo X Taxa de Conversão
Eu fico impressionado quando vejo pessoas que não entendem essa relação, mas não se preocupe se esse for o seu caso, pois vou esclarecer todos os pontos no decorrer desse material.
Na nossa cultura, se formou de forma muito rápida o interesse na venda de diversos produtos e serviços. No entanto, a maioria pouco se preocupou com a formação e especialização na área. Acredito que até por desconhecimento, quem entra nesse mercado, pensa que será uma fase transitória e que logo voltará ao “emprego comum”.
Quero te mostrar que você pode vender cada vez mais, melhor e ainda fazendo disso seu estilo de vida. Você não precisa frequentar o ensino superior para aprender a arte de vender, no entanto todo e qualquer tipo de estudo irá ajudar a turbinar seu aprendizado. Pense nisso e invista em você.
No momento em que afirmo que o público alvo tudo tem a ver com o aumento de suas taxas de conversão, você precisa acreditar em mim, pois te ajudar a crescer é meu maior objetivo.
A relação entre esses dois termos se dá de forma bem natural. Vamos entender o seguinte, você é dono de uma loja virtual, já escolheu a plataforma, colocou todos os produtos, as especificações, formas de pagamento e se preocupou em preparar um atendimento ao cliente perfeito, mas cadê seu cliente? Se você não tem seu cliente, você não terá conversão, concorda?
Logo, a taxa de conversão dependente diretamente do seu público alvo. E é exatamente nesse ponto que grandes dores de cabeça começam a surgir.
- Como encontrar meu público alvo?
- Como entender meu público alvo?
- Como saber o que meu público alvo quer comprar?
- Onde estão meus clientes?
- Como falar com meu público alvo?
Essas são apenas algumas das inúmeras perguntas que chegam a mim diariamente sobre esse assunto. Justamente por esse motivo que separei algumas dicas que vão lhe ajudar a identificar seu público alvo e aumentar sua conversão.
Vou pedir para que você não deixe que essas informações morram aqui, se você gostar, passe á diante, pode ser que tenha um amigo ou familiar precisando dessas informações para melhorar a vida de seus negócios.
Chegou a hora de te ensinar tudo que sei sobre identificação de público alvo. Vamos lá?
Como identificar meu público alvo?
Essa é uma pergunta que dá margem a tantas respostas, sendo assim, preciso lhe confessar que foi até difícil definir quais são as melhores dicas para passar para você. Pelo espaço curto que tenho, eu me preocupo sempre em não deixar o conteúdo chato e maçante, então separei alguns itens que julgo primordiais para que você faça essa identificação!
- Localização: Parece que não é verdade, mas esse é um dos itens importantes para que você consiga fazer a identificação de seu público alvo. Se você já instalou alguma ferramenta que gera relatórios, por exemplo, o Google Analytics, você já pode visualizar de que região vem a maior parte de suas visitas. Isso é muito importante para que você entenda a cultura e o modo de vida, ajudando-o a entender suas reais necessidades. Do que adianta tentar vender roupas de frio para pessoas que moram no nordeste do Brasil? Seus preços podem ser super atrativos e a qualidade excelente, mas não há interesse em fazer essa compra.
- Faixa Etária: É preciso que você entenda os interesses de seu público de todas as maneiras possíveis, então a faixa etária é fundamental para você definir as formas de fazer publicidade, o jeito de falar e até mesmo a forma de oferecer seus produtos. Vamos pensar na seguinte situação, as crianças tendem a gostar de imagens mais coloridas, interativas e fáceis. Já pessoas que tem interesse por tecnologia, gostam de informações detalhadas e técnicas. Procure checar a faixa etária sempre que começar um novo negócio.
- Sexo: Homens e mulheres tem um sistema perceptivo diferente, demonstrando também interesses diferenciados. Claro que isso não se adequa 100% a todas as pessoas, mas estudos já comprovaram que as áreas de estímulos funcionam de formas diferentes. Além disso, a linguagem e a forma de passar a informação se diferenciam em ambos os sexos, por isso verifique e trabalhe de acordo com o objetivo de cada um.
- Interesses: A lista de desejo e interesse de uma pessoa é bem diferente das outras, no entanto, independente de sexo, localização e muitas vezes idade, a vontade de obter um determinado produto se torna comum em um grupo de pessoas. Seja por hobby, por vontade ou por se identificar com o produto, não importa. O que quero dizer aqui é que você precisa encontrar e fazer a oferta correta para aumentar sua taxa de conversão.
- Estilo de vida: Esse caso sempre gera grande comentário e de forma nenhuma quero definir conceitos. O que quero dizer aqui é que nada adianta você tentar vender uma lancha esportiva para pessoas que não vivem naquele mundo e não estão interessadas em adquiri-la. Entenda com quem você está falando, como essas pessoas levam a vida e procure oferecer produtos ou serviços que irão ajudar a melhorar o estilo de vida que elas já levam.
Esses são apenas alguns pontos importantes para você que quer aprender a identificar seu público alvo. Sei que existem muitos outros, sei também que cada gerenciador de estratégia acaba usando de técnicas próprias para criar seu planejamento estratégico, no entanto, com esses cinco pontos que lhe citei, você já consegue atrair e fidelizar a lista de clientes que já tem.
Comece a colocar em prática tudo que acabei de te ensinar. Com a prática você conseguirá entender melhor as reais necessidades de seus clientes e assim melhorar cada vez mais.
Mão na massa e muitas conversões!
Forte Abraço.