As ferramentas que o Google oferece, principalmente, aquelas que ajudam a gerenciar métricas são fundamentais para que empreendedores possam tornar o seu negócio rentável e com um alto crescimento.

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo já fazer uso de muitas delas, não é mesmo?

Por exemplo, Google Analytics é usado em 99,9% dos negócios online para mensurar acessos, taxa de rejeição, taxa de conversão e mais uma porção de fatores que, juntos, irão te ajudar a ter um melhor desempenho.

Então, a pergunta que o blog do Mestre do Ads faz para você aqui é a seguinte:

  • Você já usa o Google Trends em seu negócio?

Não?

Sabia que é possível melhorar seus resultados e até mesmo, conquistar novos horizontes com a utilização dessa ferramenta simples e gratuita?

Se você não está visualizando todas as possibilidades que o Google Trends tem a te oferecer, não precisa ficar preocupado, pois o nosso papel aqui é justamente esse: ajudar você!

Tire alguns minutos e fique conosco até o final desse conteúdo, você vai adorar e temos a certeza que será decisivo para o futuro de seu negócio.

Vem com a gente!

 

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O que é o Google Trends?

Nosso foco nesse material não é explicar o que é o Google Trends, até porque você já deve ter ouvido falar, não é mesmo?

Se você não sabe, não tem problema… Nós explicamos tudo em um conteúdo completo sobre o que é o Google Trends, acesse e confira.

Resumidamente, o Google Trends é uma ferramenta utilizada para identificar os assuntos que estão em alta no momento, baseando-se, única e exclusivamente, no comportamento do usuário ao acessar o buscador do Google.

É como se o Google centralizasse em um único lugar todas as informações de pesquisa de seus usuários de todas as suas plataformas (imagens, vídeos, shopping, notícias e etc.) e te passasse a informação.

Se você nunca usou essa ferramenta, não tem problema, basta acessar o site oficial do Google Trends que você já verá quais são os assuntos que estão em alta naquele exato momento.

 

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Diferença entre o Google Trends e o planejador de palavras-chave?

A gente sabia que você poderia ter essa dúvida, então vamos explorar um pouco mais sobre esse assunto…

Muitos acham que o planejador de palavras-chave e o Google Trends são as mesmas coisas, mas na verdade eles são ferramentas distintas que quando usadas em conjunto tem o poder de potencializar os seus resultados.

Entenda que quando falamos de Trends, estamos falando diretamente sobre a popularidade de um termo, uma palavra ou uma expressão. Ou seja, quando um assunto está em alta, significada que está sendo bastante procurada através de todas as plataformas do Google.

O planejador de palavras-chave irá exibir o volume de buscas de um termo, ou seja, quantas vezes essa palavra foi buscada durante um período, independentemente de ser um assunto em alta ou não, entende?

Podemos dizer então que o Google Trends consegue expressar o que está “na boca do povo”, o que “está na moda” naquele momento. Enquanto, o planejador de palavras-chaves consegue informar o interesse por período.

Deu para entender a diferença?

Seguindo, queremos te dar algumas dicas simples de utilização do Google Trends em seu negócio.

Veja!

 

# Dica 1 – Comparação de termos

Essa pode ser considerada uma das funcionalidades do Google Trends mais sensacionais que existe. Você pode estar até pensando que é uma bobagem, porém se você olhar mais à fundo, verá que está com algo muito grandioso nas mãos.

Vamos pensar em macro, mais de 94% das pessoas no Brasil que navegam na internet utilizam produtos Google para fazer suas buscas, seja pelo Google Shopping, Google Imagem, Google Notícias ou qualquer outra plataforma da empresa.

Isso garante que o Google consiga mensurar o comportamento e interesse desses usuários, concorda?

Imagine que você tem uma loja de roupas esportivas e quer começar a trabalhar estratégias de marketing digital, porém tem dúvida sobre qual marca de roupa é mais utilizada pelos brasileiros. Com o Google Trends, é possível comparar isso e descobrir qual a que desperta mais interesse.

Você pode colocar lá: Roupas da Nike, Roupas da Adidas, Roupas da Mizuno ou qualquer outra marca que você queira comparar.

Ao pesquisar, você terá resultados gráficos do interesse do usuário em relação a esses temas e, com isso, tem a chance de focar em termos que são mais interessantes para a sua estratégia, pois vão converter mais!

 

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# Dica 2 –  Interesse por região

Outro ponto bem interessante da utilização do Google Trends em seu negócio é a possibilidade de entender os diferentes interesses de busca por região.

Isso é bem interessante para modelos de negócios digitais, mas também se faz muito útil para negócios físicos.

Imagine que você tem a possibilidade de anunciar para região nordeste os produtos dos quais eles têm maior interesse, pois você já sabe quais são. E ao mesmo tempo, trabalhar diferentes produtos para a região sudeste, pois já sabe que tem maior saída.

Concorda que o dinheiro investido nesse formato de publicidade é muito mais interessante? Afinal, você estaria pegando o seu valor e investindo e aplicando em locais dos quais você tem maiores chances de atrair pelo interesse.

 

# Dica 3 – Assuntos em alta do segmento

Como última dica de utilização do Google Trends para o seu negócio, seria impossível não apontar a questão da sazonalidade de assunto.

Em certos momentos do ano, dentro de cada segmento existem assuntos, produtos e serviços que ficam em alta e é bem simples identificar.

Por exemplo, ao começar o verão a busca pela compra de ar condicionado aumenta muito, afinal o calor é imenso. Ou então, quando a Apple faz o anúncio de um novo modelo, o interesse pela aquisição do mesmo ou então, por modelos mais antigos cresce, afinal o consumidor sabe que ocorrerá uma baixa no preço.

Com essas informações em mãos é possível estruturar toda a sua estratégia de anúncio, Inbound marketing e até mesmo vendas de acordo com os assuntos do momento, o que despertará mais interesse do seu público alvo.

 

Gostou das dicas? Aplique e veja os resultados.

Bons negócios!

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