O marketing digital nada seria se não existissem ferramentas que fossem capaz de mensurar uma direção. Imagine o quanto seria complicado definir o público alvo, qual campanha converte mais ou então, qual produto está sendo mais procurado.

Sem essa métricas, você gastaria muito mais tempo e certamente, muito mais dinheiro. No entanto, com a quantidade de recursos que temos hoje, se você usá-los da forma correto, você conseguirá potencializar seus resultados de uma forma impressionantes.

O Mestre do Ads tem recebido muitos pedidos para que sejam dadas dicas de utilização das principais ferramentas do Google para obter métricas interessantes.

Você já deve até conhecer o Google Trends e já ouviu falar de suas capacidades, no entanto, talvez você ainda não saiba que existem 4 recursos que tem o poder de elevar sua obtenção de resultado.

Quer saber quais são? A gente conta para você…

Antes, se você ainda não sabe: O Google Trends é uma plataforma oficial da empresa Google. Ele foi criado com a missão de informar quais são os assuntos que estão em alta na internet.

De utilização muito simples, qualquer pessoa pode fazer uma busca através da página oficial!

Agora que você já sabe tudo, vamos aos recursos!

 

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Google Trends mostra o interesse do público pelo termo!

O que muita gente não sabe e acabam comparando-o de forma errado ao planejador de palavras-chave é que ele foi criado com a missão de mostrar como um termo tem sido de interesse do público.

Temos uma mania muito grande de olhar apenas para o número, no entanto, uma das informações mais interessantes que o Trends entrega, por exemplo, é o aumento repentino de um termo. Ou seja, que de repente, aquela palavra começou a ser muito buscada.

Por que será? O que está levando a isso?

Um termo pode ser popular e bastante útil para o seu negócio, mesmo que ele tenha uma busca baixa, mas que você saiba utilizar a estratégia certa.

De qualquer forma, no Trends você não verá número. O que você vai ver será uma escala de 0 a 100. Será justamente essa escala que irá te mostrar as buscas, a popularidade e os picos de pesquisa conforme o período que você escolher.

Sabendo um pouco de seus funcionamento, vamos aos recursos!

1º recursos – A comparação entre os termos pesquisados

Um dos recursos mais interessantes que o Google Trends pode oferecer é a comparação entre termos. É possível escolher 2 palavras-chave das quais você esteja em dúvida de utilização e verificar como ela se comporta perante ao público.

No momento que você solicita a comparação, um gráfico muito bacana é exibido. Ele é de fácil entendimento e você consegue visualizar um panorama geral, em frente à sua tela!

Essa é uma das coisas mais bacanas que o Trends oferece. Enquanto outras te entregam dados muitos complexos, ele facilita a sua vida.

 

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2º recurso – Resultado por região

Quem faz otimização de campanhas no Google Ads deve sabe muito bem que a regionalização de anúncios é importantíssima. Para SEO também, afinal não adianta trabalhar um termo de busca que não tem procura na região.

Quando você busca um termo, a plataforma te entrega o resultado por região. Inclusive, mostrando em quais locais ele é mais utilizado. Além disso, eles mostra variação do termo para determinada região.

Com absoluta certeza, tal função te fará ter melhores ideias para trabalhar seus campanhas.

3º recurso – Escolha de boas palavras-chave

Com toda a certeza, você já deve utilizar alguma ferramenta para te auxiliar na busca de palavra-chave, não é mesmo? Só que o Google Trends pode ir muito mais além, te mostrando não apenas o volume de busca, mais o comportamento de quem busca, o perfil e outros fatores.

Cada detalhe disso é importante, por exemplo, para montar uma estratégia de Inbound marketing que seja interessante e que realmente, converse com seu público alvo.

Existe uma função chamada pesquisas relacionadas que irá te mostrar 2 informações:

  1. O interesse das pessoas quando buscam aquele termo;
  2. Outras palavras relacionadas que também estão em crescimento.

Com esse recurso você consegue facilmente notar quando uma palavra teve um aumento repentino de buscas e com isso, consegue até planejar uma campanha para aproveitar o momento.

 

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4º recurso – A sazonalidade

Esse é dos recursos que mais pode te ajudar a melhorar seus resultados, pois o Trends te dá um gráfico completo sobre o intervalo de tempo em que os termos ficaram em alta ou em baixa.

Você é quem define qual o intervalo de tempo quer visualizar, podendo ser de até um ano ou de poucas horas.

O Trends não é completo…

Você vai ouvir muito dizer que o Trends não é completo e que ele sempre precisará de outra ferramenta para ser útil. Na verdade, entenda que você precisa trabalhar com as ferramentas em conjunto, ou seja, você pode usar o planejador de palavras chaves em conjunto com o Trends.

Não existe uma melhor ou uma ferramenta pior, o que existe é a ferramenta ideal adequada a sua necessidade, logo por mais que a gente te indique várias, você é quem saberá dizer melhor!

Se você tem alguma dúvida ou algo que queria perguntar sobre o Google Trends, fique à vontade, pois esse espaço foi feito para você!

Use o formulário abaixo para deixar a sua pergunta que teremos um imenso prazer em responde-la!

Desejamos muito sucesso em seu negócio!

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