Porque o Google Puniu Meu Site? O que fazer para solucionar? Essas são perguntas comuns e muito frequentes entre os profissionais do marketing digital.
Nós, aqui, no Mestre do Ads, recebemos esses questionamentos repetidas vezes e nosso pensamento ao nos depararmos com eles é:
- Realmente, muitas vezes, é difícil entender os motivos do Google! Principalmente, porque cada caso é um caso.
É que a punição, sempre ocorre porque houve violação por parte do site. Seja porque foi aplicada uma técnica para impulsionar resultados artificialmente ou porque determinada ação pode prejudicar a experiência do usuário.
Só que, qual ação foi essa? Que técnica foi vista pelo Google como black hat.
Aliás, você sabe o que é black hat?
Nós percebemos que muitos profissionais, sejam eles iniciantes ou experientes, ainda têm dificuldades com essas áreas.
Por isso, resolvemos criar conteúdos completos sobre o assunto.
Recentemente, disponibilizamos um material para lhe ajudar a entender quais são as penalizações do Google. E, hoje, queremos entregar a você um conteúdo que lhe ajude a encontrar a resposta para a pergunta frequente:
- Porque o Google puniu meu site?
E, claro, lhe mostrar os caminhos para solucionar as possíveis penalizações atribuídas.
Como trata-se de um tema bastante profundo, iremos dividi-lo em duas fases, assim, você tem um melhor aproveitamento do conteúdo, ok?
Se interessou? Então não perca mais tempo! Confira tudo que você precisa saber.
Meu Site Não Indexa, e agora?
Antes de irmos direto aos motivos pelos quais o Google pode ter lhe punido, é importante você saber que, talvez, seu site não tenha recebido penalizações.
Para que você não se preocupe e tome atitudes sem motivos, entenda que o seu site pode ter características próprias para não ser indexado e não necessariamente elas se enquadram dentro das ações punitivas.
Por exemplo:
- Você pode ter bloqueado a indexação de páginas acidentalmente ou por não saber exatamente o que estava fazendo. Verifique nas suas plataformas.
- Seu site pode ser novo e, por isso, está com dificuldade de indexação. Isso acontece porque o Google leva em consideração a idade do domínio para determinar o quão relevante ele é. Sim! Isso faz parte da enorme lista de fatores de ranqueamento. Então não se preocupe tanto se o seu site tem menos de 1 ano de atividade. Apenas, continue a atualizá-lo com frequência e qualidade.
Claro, não vá com muita sede ao pote, isso quer dizer, aceitando qualquer backlink, afinal, o Google pode entender esta ação como uma maneira de potencializar resultados artificialmente.
Agora, se seu site tem mais de 12 meses e perdeu resultados, principalmente, volume de tráfego, repentina e bruscamente, então há grandes chances de você ter recebido uma punição.
Se o Google lhe puniu, então tenha certeza que algo de errado, classificado como black hat, por exemplo, foi detectado.
Afinal, o que é black hat?
De forma simples e direta, o black hat nada mais é que as ações vistas pelo Google como proibidas.
Seja porque elas impactam negativamente a experiência do usuário ou manipulam o algoritmo para receber resultados positivos mais rapidamente, em maior volume.
Então, basicamente, as técnicas proibidas pela Google é nomeada de Black Hat.
Quando o Googlebot detecta uma página, site ou conteúdo que utilizam esses recursos, há uma punição.
A questão é que você pode estar fazendo tudo certo, de acordo com a cartilha de boas práticas, mas por um descuido, acabar aplicando uma pequena técnica mal vista. Isso já é o bastante. A punição é certa!
Então, podemos lhe dizer que se seu site foi punido, o motivo mais provável é que você se utilizou de uma dessas estratégias proibidas.
Talvez, a sua maior dúvida do momento é quais são essas técnicas consideradas como black hat, certo?
Vem descobrir!
Conteúdo duplicado é black hat
Muita gente não sabe e até acaba praticando essa ação considerada como black hat, sem perceber.
Sim! Conteúdo duplicado é black hat e pode lhe dar fortes dores de cabeça e, claro, punições gravíssimas.
Parece uma besteira, mas disponibilizar conteúdos não originais, copiados em parte ou integralmente é visto pelo Google como má fé, indo totalmente contrário às regras e boas ações da empresa.
Sabe aquele conteúdo legal que você leu em um site e resolveu publicar no seu?
Tire ele da sua página, antes que você tenha maiores problemas! Os robots do Google estão de olho em tudo e não seria surpresa se ele encontrasse esse material em meio à tantos arquivos do seu site.
E tem mais! Não adianta mudar algumas palavras e republicar. A inteligência do Google já consegue detectar esse tipo de ação.
Também não use seus próprios materiais em diversas plataformas, isso pode lhe prejudicar e muito.
Prefira sempre materiais inéditos e completamente originais! Não há problemas em ter referências, mas tenha cautela para não acabar copiando partes. Ok?
Fazendo isso, dificilmente o Google irá punir seu site por conteúdo duplicado.
Usar temos camuflados nas páginas é black hat
O Google entende que a sua relação com o seu público alvo deve ser clara e de relevância.
Quando você utiliza palavras-chave camufladas na página, apenas, para ranquear melhor, sem nenhuma intenção de “ajudar” ou tornar a experiência do usuário melhor, isso é visto como uma tentativa de manipular os boots.
Afinal, com aquelas palavras-chave, você pode conquistar uma melhor posição no ranqueamento, mesmo não oferecendo nada de bom em troca.
Se você faz isso, saiba que essa pode ser a resposta que você procurava, quando questionou o porquê o Google puniu seu site.
Para corrigir o problema, deixe todos os termos com boa visibilidade. Não deixe nenhum elemento da página atrapalhar a leitura da palavra-chave, seja ele um bloco de imagem, um código html ou link.
Exagerar na repetição da palavra-chave é black hat
Não é novidade para ninguém que as palavras-chave têm grande peso no ranqueamento do Google. Certo?
Mas, você sabia que exagerar na repetição dessas palavras-chave é considerado black hat, portanto passível de punição grave?
É isso mesmo. Essa prática tem até uma denominação própria, a famosa Keyword Stuffing.
Onde é aplicada inúmeras vezes os termos ao qual se almeja ranquear, inclusive, os inserindo em tags, fotos, texto alternativo e onde mais for possível.
Se você faz isso, pare imediatamente ou sofra as consequências, que não são interessantes.
As boas práticas indicam que as palavras-chave devem ser utilizadas de forma natural, favorecendo a experiência do usuário, sem forçar a indexação.
Se você quer trabalhar técnicas de indexação mais fortes através de palavras-chave, utilize, ao menos, termos variáveis da palavra-chave principal.
Se você ainda não identificou o principal motivo pelo qual o Google puniu seu site, não se preocupe! Nós ainda temos muito o que conversar na segunda fase desse conteúdo, que será disponibilizado em breve.
Acompanhe nossas atualizações!
Dúvidas? Nos mande suas perguntas.
Até breve.