O marketing digital nasceu há pouco mais de 20 anos e sem dúvidas trouxe uma revolução na maneira das empresas se comunicarem com seus clientes potenciais. Com ele é possível uma comunicação de forma direta, personalizada, na ocasião e na hora certa.

Sem desdenhar as mídias tradicionais, como revistas, outdoors, jornais, as mídias online são melhores de mensurar resultados. Como é possível calcular exatamente o número de pessoas que perceberam seu anúncio em um outdoor? É impossível! (Mas não esqueça, as mídias tradicionais ainda fazem efeito para públicos determinados).

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Porém, muitos empreendedores estão utilizando o marketing digital de maneira ineficiente, estão dando um chute no escuro. Investem um valor bem interessante para construir um lindo site, mas não mensuram os resultados em tempo real da campanha ali feita.

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Muitos nem atentam para o ROI (retorno sobre investimento). De que adianta fazer campanhas se não saber o resultado das mesmas? Acompanhar o retorno dos investimentos online auxilia nos cálculos de lucros, e ainda ajuda a reverter algo que esteja dando errado.

Outro engano é pensar que é muito caro medir as estatísticas de um site. Se você pensa assim, tenho boas notícias pra você! O Google criou e disponibilizou uma ferramenta fantástica e GRATUITA de monitoramento pra sites e blogs: o Google Analytics.

O que é o Google Analytics

É uma ferramenta muito eficiente de monitoramento pra sites e blogs. Com ela é possível saber estatisticamente quantas pessoas visitaram seu site/blog, de quais outros sites elas vieram, quais os artigos seus que elas visualizaram, qual a localidade das mesmas, entre outros fatores.

Pense comigo: se é possível obter tantas informações assim, é muito mais fácil perceber onde você está errando para mudar, e onde está acertando para melhorar ainda mais, concorda?

Utilizá-lo é bem simples. É somente fazer um cadastro no site e instalar um código em todas as páginas do seu blog/site. O código possui um identificador que será somente seu, então toda vez que alguém visitar seu conteúdo, o código irá rastrear os dados de acesso, e você terá as informações necessárias sobre quem visitou.

Qualquer pessoa que possui um blog pode fazer o uso do Google Analytics. Se você quiser um passo a passo sobre instalação e configuração dessa ferramenta, solicite aqui nos comentários que te ajudaremos.

Como utilizá-lo

Ao realizar a instalação e abrir a ferramenta em seu navegador, provavelmente você levará um susto. São muitas abas, gráficos, tabelas. Mas não se desespere! Vamos te dar uma “luz”, te orientar a conhecer o básico, aquilo que no início será mais interessante pra você. Com o tempo você irá se acostumar e descobrir outras coisas do Analytics.

Abrindo o Google Analytics, você irá se deparar com essa tela:

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No canto esquerdo do seu navegador, você encontrará alguns tópicos, são eles:

  • Dashboards (painéis);
  • Shortcuts (atalhos);
  • Intelligence events (eventos do Intelligence);
  • Real-time (tempo real);
  • Audience (audiência);
  • Acquisition (aquisição);
  • Behavior (comportamento);
  • Conversion (conversões).

Ao clicar em cada tópico, várias abas aparecerão. Como mencionado, a princípio não será necessário você ter domínio de todas, então vamos as mais interessantes nesse momento.

#Tempo Real

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Como o próprio nome diz, nessa aba você acompanhará tudo em tempo real. É possível você ter o controle de qual página a pessoa está no seu site e quanto tempo ela fica em cada página visitada. É uma forma de você perceber as páginas mais instigantes.

Além disso você consegue saber se o visitante está no seu site por visita direta, orgânica, referência ou campanha. Fica fácil mensurar resultados.

#Público Alvo

Qualquer campanha precisa possuir um público alvo bem determinado. É o mínimo a se fazer pra conseguir atingir as pessoas corretas. Essa aba do Analytics fala muita coisa sobre o público, como onde ele mora, o sistema operacional que ele usa, qual o navegador preferido, se estão acessando através de celular, computador, tablet.

São informações extremamente importantes, pois quanto mais características você saber do seu público, mais estratégias você conseguirá fazer para suprir as necessidades dele. Dessa forma suas vendas serão maiores.

#Aquisição

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A aba aquisição mostrará de onde as pessoas vieram, as taxas de conversão e rejeição do seu site.

Dessa forma você conseguirá medir se as suas estratégias estão sendo certeiras o suficiente. Por exemplo, se você está investindo em links patrocinados, você conseguirá perceber se está valendo a pena o investimento.

Também é possível saber a forma que os visitantes acessaram seu site:

  • Direta: quando o visitante acessou diretamente, sem precisar de terceiros. Ou seja, se ele digitou o seu site na barra de endereços;
  • Referências: é quando alguém visitou seu site pois o mesmo foi citado por outro blog, por exemplo. Visitas que foram realizadas  por causa do Facebook também estão disponíveis nas referências;
  • Pesquisa orgânica: é uma forma de avaliar o SEO do seu site, mensurando quais as palavras chaves que estão sendo mais procuradas que estão levando os visitantes a trafegarem no seu site;
  • Pesquisa paga: são as campanhas com links pagos dentro da página do Google. É uma forma de avaliar o custo x benefício.

#Comportamento

Essa aba nada mais é do que saber a forma que o público se comporta no seu site, como visualização das páginas, tempo médio em cada página, taxa de rejeição, porcentagem de saída.

É possível perceber qual a página que está fazendo mais sucesso no seu blog e qual a porcentagem dela em relação ao site no todo. Através dessas taxas apresentadas, você poderá entender alguns erros e acertos bem importantes.

#Conversões

É uma aba utilizada para sites que possuem e-commerce, pois os dados que ela oferece pode ser cruzado com valores em dinheiro.

Também é possível cruzar dados como qual sexo compra mais determinado produto, qual região do país te dá mais audiência. São várias as possibilidades para que suas estratégias sejam cada vez mais planejadas e corretas.

Comece a utilizar

Após tantas informações sobre essa ferramenta, você já está pronto para usá-la. É claro que ela possui funções maiores e bem específicas, mas para não te confundir, decidi começar a te ensinar com calma, de forma básica.

Entendendo sobre as métricas básicas explicadas nesse artigo, você enxergará um leque de possibilidades para cada vez incrementar mais suas campanhas, e sem dúvidas os resultados delas serão cada vez mais favoráveis pra você.

Há quem pensa que mexer com marketing digital é simplesmente criar campanhas fabulosas, com layouts incríveis, obtendo várias curtidas (claro que isso é muito importante, mas não é tudo). As campanhas online também são números.

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Por isso, se você não é muito fã de números, cálculos, respire fundo e comece a se acostumar, pois eles serão seus grandes aliados. Você colherá resultados incríveis.

É claro que você terá que investir um tempo de estudo e análise de todos esses números, gráficos e tabelas que o Google Analytics proporciona. Mas como eu disse, é investimento. Vale mais a pena ficar atento as métricas, mudando quando for preciso, do que jogar dinheiro no lixo não é mesmo?

Você ficará bem feliz com o retorno, falo isso por experiência própria 🙂

E você, gostou dessa super ferramenta que o Google criou e disponibilizou de forma gratuita pra nós? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Até a próxima.

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