Se você me conhece, ao menos, um pouco, sabe que eu trabalho diariamente com anúncios, mais especificadamente Ads. Não é verdade?

Talvez, pode estar passando em sua cabeça:

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Google Ads x Facebook Ads: Onde devo anunciar?" />
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  • O Tiago não vai falar bem sobre o Facebook Ads.
  • Ah, o Tiago trabalha com Ads, óbvio que ele vai dizer que o Ads é melhor!
  • A tendência é que o Tiago indique o Ads, uma vez que ele trabalha com essa forma de anunciar faz muito tempo.

Preciso lhe dizer que você tire esses pensamentos de sua mente, se possível. Fique tranquilo, pois meu intuito não é lhe convencer de nada, eu quero mesmo é lhe ajudar a ter uma visão crítica e mais expandida sobre as formas de anunciar.

Como eu sempre digo:

  • “O que funciona e traz muitos resultados positivos para mim, pode ser que não sirva nenhum pouco para você. Para saber o que é melhor para cada tipo de negócio, é necessário avaliar cada caso e realizar testes”.

 

onde deve anunciar.

 

Sob essa ótica, comecei a pensar como eu poderia lhe ajudar a solucionar o questionamento que dá nome ao título desse material. Obviamente, não colocarei minha opinião, até para que você não pense que eu estou tentando lhe influenciar de alguma forma na escolha das opções. A solução perfeita que eu encontrei para elaborar um conteúdo relevante foi elencando os prós e contras de cada uma das modalidades de anúncio. Desse modo, você poderá construir sua própria resposta, de acordo com o seu negócio e consequentemente as suas necessidades.

Então, comecei minha busca por informações realmente válidas. Peguei toda minha experiência profissional com o Ads e garimpei ao máximo, invalidei algumas coisas e tornei ainda mais válidas outras com base em meus resultados e práticas. Não sei se você sabe, mas eu também tenho vasta experiência com Facebook Ads, além de ter alguns amigos que são profissionais especializados nesse tipo de plataforma de anúncio. Peguei tudo que eu podia, realizei testes e então fiz um compilado valioso.

Espero que você possa aproveitar ao máximo tudo que preparei para você. O resultado do material completo, você confere a seguir.

 

Vantagens de Anunciar no Google Ads

O Google Ads é uma excelente plataforma de anúncios, no geral, dentre as vantagens apresentadas estão:

  1. Tráfego Qualificado: O tráfego proveniente do Google Ads é um dos melhores no sentido de serem mais qualificados e isso ocorre, pelo simples fato, de que os motores de buscas do Google são programados para trabalhar com retorno de pesquisa com base na palavra-chave utilizada na busca. Com isso, quase sempre, quem chega ao seu anúncio, são pessoas interessadas, pessoas que estão buscando o que você está oferecendo. Aumentando as chances de conversões.
  1. Grande Volume de Pesquisa: Você sabe que o Google é atualmente o maior buscador a nível mundial, não é mesmo? Hoje ele representa cerca de 98% das buscas globais. Com esse grande volume, você consegue imaginar a quantidade de pessoas que podem ver o seu anúncio? Pois é, imensurável. Por isso, umas das maiores vantagens do Ads é o volume de pesquisa, pois sempre têm usuários ativos, em busca de consumir algo.
  1. Ótimo Custo Benefício: O custo benefícios do Ads é excelente, graças ao recurso de pagamento baseado no CPC, ou custo por clique, onde você só é cobrado quando um interessado clicar no seu anúncio, portanto você só terá um valor descontado de seu orçamento, quando um cliente em potencial abrir o seu anúncio que está sendo exibido, oferecendo um ótimo custo benefício. Existe também a possibilidade de melhorar ainda mais o seu orçamento, que é escolhendo palavras-chaves mais interessantes com a ajuda do Ads Key Tool.
  1. Vasto Alcance: Sabendo escolher as palavras-chaves mais adequadas ao seu negócio e utilizando os melhores locais de veiculação, dentre a rede de pesquisa, Youtube, rede de display e outros, você consegue ter um vasto alcance e, mais, um alcance qualificado. Isso, sem dúvidas, melhorará sua conversão, seu ROI, sua captação, dentre outras coisas.

 

É importante dizer que aqui elenquei só os benefícios principais, obviamente existem outros, mas a ideia é que você consiga captar o que tem mais ligação com o que você procura para o seu negócio.

Agora é o momento de falar sobre as vantagens do Facebook Ads. Vamos lá?

 

Google Ads x Facebook Ads

 

 

Vantagens de Anunciar no Facebook Ads

O Facebook Ads vem se mostrando um excelente local para fazer publicidade online. Muitos negócios anunciam na plataforma e colhem benefícios como:

  1. Ótima Segmentação: Uma das vantagens mais interessantes do Facebook Ads é a ótima segmentação que ele apresenta. Através da ferramenta interna de segmentação de perfil, você pode selecionar de forma bastante específica para quem você quer que o Facebook Ads mostre o seu anúncio, atraindo pessoas ligadas ao que você está oferecendo através do anúncio. 
  1. Fácil Captação: A captação do Facebook Ads também é excelente, isso porque estamos falando de um ambiente mais amistoso, afinal o ambiente é uma rede social, inclusive uma das mais utilizadas pelo mundo a fora. A captação do Facebook Ads acontece de maneira mais natural, sem forçar nenhuma ação, pois o usuário já está em um ambiente familiar. 
  1. Facilidade de Gerar Engajamento: A facilidade de gerar engajamento do Facebook Ads funciona de forma parecida com o item acima, pela familiaridade com o ambiente. Como é fácil conseguir uma ação de “curtir” em uma fanpage, por exemplo, você tem a possibilidade de exibir conteúdos capazes de gerar engajamento e doutrinar um público para exercer determinada ação, vista como meta para você. 
  1. Interação: A interação é outra coisa muito familiar no ambiente em que o Facebook Ads atua. Na rede social é natural que as pessoas interajam com os conteúdos e com os administradores da página quando a comunicação está aberta. Por isso, gerar interação em torno de um assunto, nesse caso, não é nada tão difícil de conseguir.

Pode estar passando pela sua cabeça agora:

  • Tudo bem, Tiago! Eu entendi as vantagens trazidas por cada uma das plataformas, mas como consigo verificar qual a melhor opção para mim?

Fique tranquilo, eu já sabia que esse tipo de questionamento poderia surgir em sua mente, portanto vou lhe ajudar a resolver esse ponto e ao final você saberá melhor em qual direção seguir.

 

Afinal, escolho Ads ou Facebook Ads?

Essa resposta pode ser muito relativa, mas já sei como eu posso te ajudar a se decidir entre os dois. Primeiro, eu preciso deixar claro que você deve saber qual é o seu objetivo principal ao anunciar. Tendo essa informação em mãos, ficará mais fácil visualizar a melhor opção ao seu negócio, isso porque, de acordo com as vantagens de cada uma das plataformas é possível traçar um perfil de facilidade na obtenção de determinados objetivos. Se você ainda está com dúvidas, logo à frente elas não sobreviverão e, portanto não caminharão mais com você. Vamos ao que interessa, vou lhe apresentar os objetivos mais sensatos de acordo com as plataformas.

 

Google Ads x Facebook Ads.

 

  1. Objetivo do Ads: Você deve saber que ao escolher o Ads, você terá a facilidade de alcançar o objetivo de atrair um público mais preparado para converter. O anúncio no Google funciona de forma mais direta, mais conclusiva. Você capta um público que já tem interesse no que você oferece. Esse público é direcionado até o seu anúncio através de pesquisas pelo assunto.

Se você pensa em vender mais, posicionar seus produtos e atrair mais tráfego o Ads é a melhor opção para você.

É importante salientar que:

  • O público iniciante que ainda não está direcionado para um interesse não é captado por esse tipo de campanha. Até porque ele só será direcionado através da pesquisa da palavra-chave em questão.
  • Dependendo da palavra-chave escolhida, o seu custo pode ser bastante elevado.
  • A concorrência é de alto volume.

Minha dica aqui é que você pondere. Avalie suas capacidades de otimização de campanhas no Ads, verifique o mercado, o nicho, os concorrentes, o público alvo e entenda qual será a relação custo/benefício para você.

  1. Objetivo do Facebook Ads: Ao optar por utilizar o Facebook Ads, você terá grandes possibilidades de alcançar o objetivo de captar e doutrinar um público mais cru, que ainda não tem o interesse claro e, portanto precisa consumir conteúdos para descobrir a vontade de consumir. Posso dizer que o Facebook Ads é excelente para engajar e gerar conexão com um público para uma posterior conversão. No Facebook Ads, você consegue realizar conversões de forma mais suave, mais indiretamente.

Se você tem o objetivo de posicionar sua marca, torná-la conhecida, realizar a construção de uma comunidade em torno do seu negócio, gerar audiência, melhorar a comunicação e o relacionamento, o Facebook Ads é a escolha mais adequada para você.

É importante você entender que:

  • No Facebook Ads é necessário ter grande potencial na hora de construir anúncios atraentes, pois muitas vezes os usuários ainda não foram despertados para o interesse e precisam ser captados pelo anúncio diferenciado que gere, ao menos, curiosidade.
  • Por conta do panorama descrito acima, o número de cliques pode ser bastante pequeno, assim como as conversões.
  • O formato de anúncio do Facebook Ads é padrão, não há opções de formatações diferenciadas disponíveis.

Qual objetivo mais se aproxima do momento do seu negócio? Agora, basta fazer a definição correta e começar anunciar. A possibilidade de utilizar as duas plataformas também é viável, basta que você faça a definição correta de cada tipo de campanha.

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa tarefa. Caso tenha dúvidas remanescentes, entre em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais.

Lhe desejo ótimas campanhas e que você alcance seus objetivos.

Até a próxima. Forte Abraço!

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