Uma grande mudança no Google Ads impactou a maioria dos anunciantes nos últimos dias.

Um tanto quanto polêmica, a modificação pega em cheio a operação do sistema de orçamento diário da plataforma.

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Muita gente não gostou da novidade, pois segundo suas opiniões, foram surpreendidos negativamente, o que gerou protestos em massa.

Se você trabalha com os links patrocinados do Google e não está sabendo da novidade, sugerimos que fique atento, pois ela pode impactar e muito os seus negócios.

Vem com a gente, pois o Mestre do Ads preparou um conteúdo completo e bastante simples de entender sobre o assunto.

adwords

Ads anuncia mudança no orçamento diário de campanhas

Se você ainda não sabe, o Google Ads anunciou em sua conta oficial no Twitter que muito em breve as suas campanhas na plataforma de anúncios terão comportamento diferente.

Agora, campanhas que receberem um volume de visitas elevados equivalentes ao esgotamento do limite diário de orçamento, terão seus anúncios ativos e não mais pausados, até que esse valor limite dobre.

É isso mesmo, segundo informações da própria Google, os anúncios que rodam sob um orçamento diário não ficarão inativos após a expiração desse limite de investimento.

  • Não entende o objetivo dessa mudança?

Bem, muita gente também não entendeu, mas o comunicado oficial da empresa aponta para um objetivo bastante coerente.

O de ajudar os anunciantes a bater metas, chegar ao resultado esperado no momento da configuração da campanha.

Dobrar o limite do orçamento diário em dias de tráfego intenso, segundo o Google, é uma solução para equilibrar a frequência de veiculação dos anúncios.

Uma vez que a internet tem enormes oscilações quanto à quantidade de tráfego, como as ondas do mar, que por vezes são altas e outras, apenas, marolas.

Portanto, se a sua campanha não for veiculada por culpa de um tráfego baixo em determinado dia, haverá compensação em outros que apresentarem maior volume de visitas.

Tudo bem se ainda não concorda com a mudança e muito menos com a justificativa, afinal, você não está nem um pouco sozinho.

Como dissemos anteriormente, houve muita polêmica acerca do assunto, além de protestos inflamados de usuários da plataforma em suas redes sociais.

É óbvio que a principal reclamação quanto à mudança está na possibilidade de ter que pagar o dobro do investimento pretendido no orçamento.

Mas, será que é isso mesmo que vai acontecer?

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Terei que pagar mais ao Ads depois da mudança do Orçamento Diário?

Se essa é a sua grande preocupação, pode ficar tranquilo que você não terá que pagar a mais para o Google.

Na página de suporte oficial da empresa, a informação é de que a mudança não visa aumentar os custos para a utilização da plataforma.

Muito pelo contrário, como foi visto anteriormente, a possibilidade de ter o seu orçamento diário estendido, até que se atinja duas vezes o valor estipulado, tem como objetivo otimizar os seus resultados.

O novo limite a ser respeitado sem alteração, nesse caso, é o mensal. Então, na prática, mesmo que em alguns dias de muito tráfego você seja cobrado pelo dobro do orçamento diário, em outros possivelmente não atingirá se quer o limite mínimo de um.

Tudo isso devido às oscilações de visitas que a internet apresenta de maneira geral.

Agora, se ocorrer do seu site ter tráfego atípico, recebendo altos volumes todos os dias, o Google, em hipótese nenhuma, ultrapassará o seu orçamento limite do mês.

Google Ads

Isso garantirá que você não tenha gastos excedentes ao planejado no início de suas campanhas.

Vamos a um exemplo:

  • Suponhamos que seu limite de investimento diário seja de U$10 dólares.
  • Sua campanha tem um ciclo de um mês, ou seja, 30 dias.
  • Isso coloca como investimento de campanha U$300 dólares.
  • Com essa mudança, você começará a ver que em alguns dias, o Google lhe cobrou U$20 dólares e em outros R$5, variando.
  • No entanto, no final do mês, o seu investimento não ultrapassará os U$300 dólares.

O que comandará seus custos diários será o tráfego, ou seja, o volume da demanda para o item anunciado.

Óbvio que o Google trabalhará em um equilíbrio, fazendo com que a sua campanha mantenha uma média dentro do mês.

Em contrapartida, há um problema nesse cenário. Se o seu negócio tem tráfego atípico, ou seja, recebe altos volumes de visitas frequentemente, a sua campanha pode ser interrompida antes do final do ciclo estipulado, devido ao esgotamento do orçamento mensal.

Apesar disso, temos que concordar que esse problema não é dos piores, afinal, você terá batido a meta, antes do esperado. O que garante que a sua campanha é um sucesso.

Concorda?

É possível ter Overdelivery nesse novo método de orçamento do Ads?

O Google garante que não ultrapassará o limite mensal, porém caso haja essa ocorrência, o valor cobrado fora do orçamento definido será devolvido à conta via créditos.

Para saber se você recebeu créditos por Overdelivery, basta:

  • Realizar login na sua conta.
  • Clicar no menu “Relatórios”.
  • Vá até a opção “Relatórios pré-definidos”.
  • Em seguida em “Basic”.
  • E, por último, clique na opção “Overdelivery”.

Basta verificar por uma operação simples de subtração o “Custo Faturado” do “Served cost”.

 

Apesar de todas as garantias e explicações, muitos anunciantes não reagiram bem à novidade, inclusive, rebateram bastante o comunicado oficial feito diretamente na página oficial do Google no Twitter.

Se essa mudança será positiva ou não, só o tempo poderá nos confirmar. Mas e você, o que achou da iniciativa do Ads?

Acredita que a novidade impactará positiva ou negativamente suas campanhas na plataforma de links patrocinados?

Mande seu comentário logo abaixo. Se ficou com dúvidas, também aproveite o espaço para perguntar.

Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo e que, sobretudo, ele tenha sido relevante.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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