O primeiro passo antes de começar a anunciar no Google Ads é entender como funciona a estrutura e quais possibilidades você pode usar para alcançar o resultado desejado facilmente. Cada objetivo tem uma estratégia diferenciada, por isso que o Google destaca a importância de entender cada ferramenta e meios de se comunicar com os seus possíveis clientes para tornar-se essa comunicação eficiente.

Com o Google Ads você pode criar várias formas de anúncios, desde anúncios textuais, gráficos, vídeos e até interações com os usuários através de banners dinâmicos. É possível também divulgar o seu aplicativo na Google Play, impulsionar uma postagem no Google+ ou divulgar apenas para pessoas que já estão inscritas no seu canal no Youtube, incrivel não? Bom, há muitas possibilidades no Google Ads e por isso resolvi compartilhar apenas as principais e mais usadas pelos anunciantes nesse artigo, dessa forma você poderá escolher com maior facilidade a melhor maneira de alcançar seus objetivos.

Abaixo vamos entender quais são os tipos de campanhas que você pode criar dentro do Google Ads:

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Google Ads – Rede de Pesquisa

O que é?

Segundo o Google a Rede de Pesquisa é “um grupo de websites relacionados a pesquisa nos quais seus anúncios podem ser exibidos. Eles incluem sites da Pesquisa do Google, além de sites de pesquisa que não são do Google (como o AOL) e que fazem parceria com o Google para exibir anúncios da Rede de Pesquisa, chamados de parceiros de pesquisa.” by Google.

No Brasil mais de 90% das pesquisas são feitas pelo Google. É incrível o poder desse tipo de campanha, e a taxa de conversão tende a ser altíssima pelo fato de o usuário estar realmente procurando e altamente interessado naquele determinado assunto, produto ou serviço.

 

Onde meus anúncios vão aparecer?

Os anúncios da Rede de Pesquisa aparecerão no próprio site do Google e também nos parceiros de pesquisa.

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Quais os formatos de anúncios disponíveis?

O formato disponível são os anúncios textuais e imagens pelo merchant (ideal para ecommerce) (Falarei do Merchant mais tarde).

 

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Em quais objetivos eu utilizo esse meio de comunicação?

Eu costumo utlizar a campanhas na Rede Pesquisa quando o foco e o objetivo da campanha é conversão, ou seja, vendas ou leads. Esse tipo de estratégia é ótimo pois o usuário já está altamente interessado naquele assunto que ele está procurando, por isso que é fundamental o seu anúncio aparecer nesse momento.

Veja as 6 dicas de como você pode anunciar no Google com um investimento baixo e obter ainda mais conversões.

 

Google Ads – Rede de Display

O que é?

Conforme o Google a Rede de Display é “Um grupo de mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios podem ser exibidos. Os sites que fazem parte dessa rede exibem anúncios relevantes do Google AdWords.”

A Rede de Display do Google atinge atualmente um média de 92% da internet, ou seja, o Google tem sites, blogs e aplicativos parceiros que disponibilizam espaços publicitários para que o anunciante possa divulgar o seu negócio com maior facilidade. Além desses sites parceiros o Google possui o Youtube que é o site de vídeos mais popular do mundo.

 

Onde meus anúncios vão aparecer?

Seus anúncios aparecerão nos próprios sites, blogs ou aplicativos parceiros em forma de texto ou banners.

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Quais os formatos de anúncios disponíveis?

Você pode criar anúncios textuais, banners gráficos, banners interativos ou impulsionar um vídeo. A recomendação ao utilizar a rede de display é que você crie anúncios em todos os formatos e tamanhos possíveis, pois dessa forma você pode aproveitar o máximo da rede e não impedirá que seu anúncio apareça em apenas alguns sites onde disponibiliza poucos formatos de anúncios.

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Clique aqui pra ver a lista completa de tamanhos e formatos de anúncios.

Em quais objetivos eu utilizo esse meio de comunicação?

Dentro da rede de display há diversos tipos de segmentação que poderá se adequar ao seu objetivo. O remarketing é ótimo quando o foco é conversão, vendas ou leads enquanto o categoria de interesse, palavras-chave, tópicos, canais etc é ótimo para a construção ou fortalecimento de uma marca na internet, ou seja, foco em branding. Esses tipos de segmentação foco em branding pode ser utilizado também para conversão, porém o custo por conversão tende a ser um pouco mais caro.

Entenda tudo sobre o Remarketing em apenas 7 passos.

 

Google Ads – Youtube

O que é?

O Youtube é o site de vídeos mais popular do mundo e através do Google Ads você pode divulgar o seu vídeo para milhares de pessoas segmentadas por você. Após você publicar um vídeo, você tem a opção de promovê-lo, ou seja, colocá-lo em posições privilegiadas para que seu vídeo tenha mais alcance e consequentemente mais visualizações e engajamento.

Aprenda a promover vídeos no Youtube com apenas R$ 0,11.

 

Onde meus anúncios vão aparecer?

No site do Youtube na Rede de Pesquisa, vídeos recomendados (barra lateral direita), antes de outros vídeos (famosos 5 segundos) e também na Rede de Display do Google.

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Quais os formatos de anúncios disponíveis?

Um anúncio com imagem e descrição que reflete o conteúdo do vídeo. O anúncios deve direcionar para o vídeo que você subiu no Youtube, e a partir do vídeo o usuário poderá ser direcionado para o seu site.

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Em quais objetivos eu utilizo esse meio de comunicação?

Um vídeo pode ser usado tanto para conversão quanto para fortalecimento de uma marca na internet, porém em vários testes que já realizei o custo de conversão não foi tão bom comparado com a Rede de Pesquisa, Remarketing e até outras mídias como o Facebook.

Caso queira focar em conversões, criar campanhas de remarketing de vídeos é o melhor caminho. Como o custo por visualização é baixo, usar campanhas des vídeos são mais recomendados para branding.

 

Google Ads – Merchant e Shooping:

 

O que é?

“O Google Shopping permite que os compradores encontrem suas informações do produto no Google de forma rápida e fácil.” by Google

As lojas sobem uma lista de produtos (pode ser através do feed de produtos) para o Google Shooping, e através do Merchant você impulsiona esses produtos para aparecerem na rede de pesquisa do Google.

Em termos de conversão o Google Merchant mostra-se geralmente superior a qualquer outro canal de divulgação dentro da ferramenta de Google Ads, por isso é fundamental você entender esse canal a aplicá-lo para atingir melhores resultados na internet.

 

Onde meus anúncios vão aparecer?

Na Rede de Pesquisa do Google geralmente ao lado direito superior ou central.

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Quais os formatos de anúncios disponíveis?

O Merchant é padrão com a imagem, título, nome da empresa e preço do produto. Ao clicar no anúncio o usuário será redirecionado automaticamente para a URL do produto exato da loja.

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Em quais objetivos eu utilizo esse meio de comunicação?

Conversões. Eu recomendo fortemente a você fazer o máximo para usar esse canal, visto que comparando com qualquer outro meio de comunicaçào dentro do Ads, esse certeamente resultará melhor.

Atenção: Essa ferramenta está disponível apenas para lojas virtuais.

 

Espero que esse material ajude você a entender melhor as diversas maneiras que você pode anunciar no Google. Seja em fomra de texto, imagem ou vídeo o Google disponibiliza todas as opções possíveis para que todos os anunciantes alcance seus resultados facilmente.

 

Bônus:

 

Após entender todos os canais e formas de anunciar no Google, resolvi fazer um vídeo pra você entender melhor como deve-se estruturar uma campanha no Ads seguindo a risca as recomendações do Google. Assista o vídeo abaixo:

 

 

Forte abraço e sucesso sempre!

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