Se houvesse uma forma de conseguir aumentar o número de leads de seu projeto e ainda fazer uma nutrição, cada vez mais assertiva de conteúdo, com toda a certeza você estaria muito mais feliz com os resultados, não é mesmo? Tenho absoluta certeza de que sua resposta foi positiva, sendo assim escolhi um assunto que tudo tem relação com o cenário atual.

Acredito que você já tenha notado que a mídia vem divulgando de forma constante as profissões do momento e não cansam de falar que o marketing digital só tende a crescer, mesmo em meio a essa enorme crise. Posso te afirmar com toda a certeza do meu ser que o Brasil ainda tem MUITO para crescer ainda, uma vez que, comparado á outros países que já encaram essa profissão há muitos anos, ainda estamos encaminhando.

Não sei se você trabalha há anos nesse mercado ou se você está iniciando seus estudos agora, no entanto o que tenho para te dizer é que você está na área certa, uma vez que, ela só tende a crescer e ficar cada vez maior. Porém, você já está á um passo a frente das demais pessoas, pois já decidiu se dedicar de corpo e alma a essa profissão.

 

gerar leads com vídeos no Youtube.

 

Aproveitando que estamos falando de profissão, certamente, você já deve conhecer ou mesmo ouvido falar dos Youtubers, não é mesmo? São pessoas que trabalhando através de seus canais e ganham muito por isso. A nova geração caiu nessa onda e hoje, podemos encontrar diversos “famosos de internet” que faturam muito alto através de seu canal.

Você pode querer me perguntar: “Por que você está falando isso, Tiago? Quer me transformar em um Youtuber?” Não não, mas seria bem legal, não é mesmo? Porém, a minha intenção é ir um pouco mais além e de ajudar a conseguir leads com vídeos no Youtube.

Eu recebi um questionamento sobre esse assunto nas últimas semanas e fiquei estudando a melhor forma de passar isso para você. Sei que você deve achar e até mesmo saber, que trabalhar com o Youtube é relativamente fácil, mas se você ainda não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, através desse canal já abordei diversos aspectos desse assunto, sendo assim, você pode fazer a leitura de onde e quantas vezes quiser, beleza?

Ouvi muito que o Youtube não serve para capturar leads, uma vez que, seu principal foco é transmitir conhecimento e gerar audiência. Isso está correto, até porque ainda não é possível colocar uma página de captura no meio da exibição de um vídeo, porém recursos já existem para que você ensine seu telespectador a ir até seu formulário, fazendo assim o preenchimento que você tanto deseja.

Criatividade é tudo quando se fala em marketing digital, isso porque muitas vezes as plataformas não estão programas com os recursos que você deseja, no entanto, basta usar um pouco de criatividade para fazer acontecer, entende? Não quero que você se preocupe com a complexidade dessa tarefa, pois vou explicar tudo de uma forma muito fácil. No entanto, vá anotando as dúvidas conforme forem surgindo para que depois você possa me perguntar no final, tudo bem?

 

Dá para gerar leads com vídeos no Youtube?

Não apenas dá como é uma necessidade de seu projeto, acredite, os leads que vem de canais no Youtube costumam são muito mais fieis e interessantes em seu trabalho. Pense comigo, acessar um site é uma tarefa muito fácil nos dias de hoje, pois a facilidade do clique está em nossas mãos. No entanto assistir um vídeo disponibilizado através do Youtube é uma atitude que pessoas interessadas têm, uma vez que, quem não gosta de você ou não compactuam da mesma opinião que você, entende?

Agora que você começou a ter a importância da dimensão da plataforma do Youtube, você deve estar ansioso para começar a trabalhar na plataforma e gerar leads através dela, logo vou apresentar alguns pontos que acredito que seja bacana informar.

 

gerar leads com vídeos no Youtube

 

  1. Notificações: Você sabia que seus inscritos no canal tem a opção de escolher receber alertas, tanto por e-mail quanto por celular (IOS e Android), quando vídeos novos forem postados? Essa opção gera um engajamento incrível e um número de visualizações muito maiores. Minha dica para esse ponto é que você avise seus seguidores que essa é uma alternativa possível e muito útil, pois assim eles podem ver em primeira mão quais foram os conteúdos postados. Sendo assim, sempre que for gravar um vídeo, não se esqueça de mencionar essa opção para que ela seja ativada. Posso falar para você que o alerta por e-mail não é tão comum, porém a notificação através do celular funciona muito bem e já é bastante usada.
  2. Anotações: Ao carregar um vídeo em seu canal do Youtube, após o upload terminar por completo, espere um pouco antes de postar, isso porque existe um recurso na própria plataforma que irá te ajudar muito a capturar leads. Sabe aqueles balões que aparecem no meio do vídeo e que, normalmente, tem um link de direcionamento para outra página? Então, você pode acrescentar essa alterativa incrível aos seus vídeos. Preciso te dizer, porém, que esse recurso está sujeito a aprovação, uma vez que, o Google precisa ter a certeza de que o domínio é realmente seu e que você não está fazendo spam.
  3. Promova seu vídeo: Existe jeito melhor de conseguir aumentar sua base de leads do que se utilizando de anúncios? Acredito que seja uma das formas mais rápidas e lucrativas, no entanto é preciso fazer uma segmentação adequada para que não haja equívocos no momento da obtenção de resultado. Anunciando você se fará muito mais presente no dia a dia dos usuários e assim, aumentará suas chances de ser visto.
  4. Link da Bio: Certamente, você já deve ter vistos em alguns vídeos no Youtube, a pessoa que está apresentando o conteúdo falando que o link para maiores informações está na biografia do vídeo, não é mesmo? Então, essa é uma prática muito usada para que você possa colocar o link de saída no espaço dedica a descrição, assim não existem problemas quanto ao link em questão, entende?
  5. Analise os resultados: Assim como outras plataformas, o Youtube, tem uma área dedica ao seu Analytics, ou seja, é o espaço que irá mostrar, por exemplo, qual foi a taxa de conversão que uma anotação em determinado vídeo teve, entende? Com essa informação em mãos, você consegue otimizar muito melhor seus resultados e fazer testes que irão te ajudar a melhorar esse valor.

Como eu disse no começo do artigo, ainda não existe uma forma de colocar um formulário de conversão em vídeos do Youtube, até porque a plataforma foi criada para trabalhar com mídia em vídeos, porém já existem formas de otimizar esse resultado.

 

gerar leads com vídeos no Youtube.

 

Um detalhe que não comentei, mas não posso deixar passar é que, se através do link de saída ou de uma anotação, você apresentar um endereço que irá presentear o usuário com uma isca digital, suas chances de conversão aumentam significativamente, sabia? Todo mundo gosta de ganhar algo e está pré disposto a valorizar a vantagem que você entrega, sendo assim, procure utilizar essa metodologia para alavancar seu projeto.

Espero poder te ajudar você em mais essa empreitada. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, por favor, deixe um recado para mim ou me chame através das redes sociais, tentarei te ajudar no que for possível!

Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e lhe desejo muitas conversões!

Compartilhar.