Você que está iniciando as suas atividades com a utilização de estratégias de marketing digital já deve saber que a escolha certa dos gatilhos mentais tem influência direta na captação de leads, conversão de vendas e até mesmo na satisfação pós venda.

A quantidade de publicidade que somos impactados todos os dias nos remete há ter em vista uma gama de opções de escolha. Então, cadê aos responsáveis pela criação das técnicas de atração, utilizar os melhores formatos.

Ai sempre vem a grande dúvida: Quais aos os gatilhos mentais que devo usar em minha estratégia?

Bom, talvez você já tenha lido alguma coisa sobre esse assunto e sabe que as opções são muitas e tudo irá depender do posicionamento que você quer ter em relação ao seu público alvo.

Nesse artigo, o blog do Mestre do Ads, resolveu focar em um assunto que é do interesse de muitos empreendedores: quais são os principais gatilhos mentais para usar em um lançamento de produto.

Todas essas dicas serão extremamente importante para que a evolução da sua estratégia aconteça.

Vem com a gente aprender tudo!

 

gatilhos mentais

 

O que são os gatilhos mentais?

Você pode estar aí se perguntando sobre o que são esses tais de gatilhos mentais que a gente tanto fala.

Explicando de forma bastante simplificada, os gatilhos mentais compõe uma técnica de persuasão, é como se nós utilizássemos apontamentos, justificativas e informações que levassem uma pessoa seguir pelo caminho que a gente deseja.

Pode até ser considerada uma técnica de influência, visto que, cada gatilho é usado para induzir uma ação.

Você já ouviu falar de neuromarketing? Pois bem, é uma ciência que estuda o marketing sob a influência do cérebro humano para motivar e incentivar as vendas.

Grandes marcas fazem uso desse tipo de estudo o tempo todo, pois só dessa forma é possível atingir as grandes massas.

Bom, agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais, preparamos uma lista com os 7 principais que são fundamentais para o uso em qualquer lançamento.

Acompanhe!

 

Gatilho mental da reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade é o ponto inicial da relação entre a sua marca e o público alvo. Isso porque, essas pessoas precisam entender que você não está apenas vendendo um produto para elas, você está dando uma ajuda, gerando valor e com isso, elas serão gratas pela oportunidade.

Esse gatilho é bastante usado em trocas de e-mail ou captação de leads que é o momento onde você fornece algo, pode ser um e-book, um infográfico ou seja lá o que for em troca do que você deseja, pode ser um contato telefônico, o e-mail e por aí vai.

A questão aqui é oferecer algo em troca de

 

Gatilhos Mentais lançamento

 

A prova Social

Quer aumentar seu poder de vendas em mais de 50%? Então, aposte na utilização do gatilho mental da prova social.

Ele funciona de forma muito simples. Basta gravar ou pedir para que clientes que já compraram seus produtos ou serviços falarem os resultados positivos que tiveram com a sua utilização.

Em vendas online, é muito comum que o usuário busque opiniões de quem já comprou de você para saber qual foi sua experiência para depois, tomar a decisão de compra.

Depoimentos escritos também funcionam muito bem, mas se for possível a utilização de vídeos será muito melhor, pois assistir alguém falando acaba convencendo muito mais.

 

Gatilho da autoridade

Esse gatilho é o lugar ideal para que você prove para o seu cliente que você é realmente bom, uma referência no segmento e por isso, ele pode comprar de você de olhos fechados.

Só que você não pode convencer apenas com palavras, não acha? Você vai ter que dar provas que provem a sua autoridade. Então, esteja preparado para abrir todos os seus relatórios, gráficos e preparar cases que provam que você é bom!

 

usando gatilhos mentais

 

Gatilho mental da Escassez

Você já percebeu que as grandes lojas sempre fazem um super lançamento, gerando expectativa e quando disponibilizam, acabam colocando apenas algumas horas ou sempre destacam que a promoção irá durar enquanto os estoques durarem?

Isso não acontece por acaso, é uma técnica para gerar escassez, mostrando que se você não fizer a compra naquele exato momento, poderá ficar sem, pois as ofertas são limitadas.

Acreditamos que esse gatilho mental é um dos mais importantes em um lançamento, pois será essa urgência de compra que lhe fará vender muito em um custo espaço de tempo.

 

Gatilho mental da simpatia

Não tem como seu público alvo confiar em você e resolver abrir a carteira para adquirir um produto se ele não tem simpatia por você ou pela sua marca.

No universo das vendas é muito importante que o cliente sinta que você se importa com ele, com o que ele pensa e com seu bem-estar. Se por algum segundo ele se sentir menos valorizado, irá embora sem pensar duas vezes comprar em seu concorrente.

Não deixe que isso ocorra, tenha uma linguagem aberta, clara e que gere engajamento. Você vai ver como irá alcançar resultados muito mais interessantes.

 

Gatilho da Antecipação

Esse gatilho mental é quase uma missão para você, será necessário que você descubra quais são as principais dúvidas ou questionamentos que o seu público faria para você e com isso, antecipe-se em responde-las.

Você vai perceber que quanto mais você conseguir se antecipar, melhor será o seu índice de vendas, pois você pula uma etapa, a do questionamento e dúvidas.

 

Se você encontrar um jeito de enquadrar esses 7 gatilhos mentais e sua estratégia, irá perceber que as coisas irão fluir muito mais rapidamente, pois cada um deles servirá de motivador para incentivar a conversão.

A melhor ação a se tomar é testar. Coloque alguns formatos de gatilhos mentais com páginas em teste A/B, observe como será o retorno de público, isso irá te ajudar a seguir na direção dos melhores resultados.

 

Por hoje ficamos por aqui. Esperamos ter ajudar vocês a entender mais sobre os gatilhos mentais e sua utilização em lançamentos.

Qualquer dúvida, mande para nós!

 

 

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