Se eu te garantisse que ao final dessa leitura você iria conseguir aumentar suas vendas em 1230%, você ficaria comigo até o final? Pois bem, eu lhe garanto que tudo que vou te ensinar nesse conteúdo tem um valor incalculável para a saúde de seu negócio.

Obviamente, você já ouviu falar em gatilhos mentais, pois eu mesmo já criei conteúdos bem bacanas sobre eles, porém hoje eu decidi que quero me superar e vou te ensinar como utilizei técnicas simples que me fizeram vender MUITO!

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão usadas há bastante tempo, desde que o mundo é mundo e que o comercio é uma das principais atividades que movimentam o setor. O uso desses gatilhos está diretamente relaciona a aspectos comuns de todos os seres humanos, como emoções, socializações e seus instintos.

É justamente por isso que os gatilhos mentais quando usados de forma correta fazem uma grande diferença no resultado de seus negócios. Você pode achar que a tomada de decisão é lógica, mas por muitas vezes quem toma a decisão é o nosso emocional e a razão encontra uma lógica para isso.

 

Aumente suas vendas em 1230 Utilizando gatilhos mentais – Parte 1.

 

Para saber como aplicar gatilhos mentais, você já deve ter algum conhecimento na arte da persuasão. Não, não é o livro, mas se você quiser fazer essa leitura, super recomendo, pois é um livro fantástico e que te dará atributos para aumentar suas vendas.

A arte da persuasão é fazer com que as pessoas consigam agir, sentir e pensar da forma com que planejamos, porém de forma alguma deve ser tratada como uma manipulação. Sendo assim, se você aprender a fazer uso dessas técnicas e aplicar em sua metodologia de venda, você terá resultados incríveis.

Vamos aprender mais sobre esse assunto?

Venha comigo!

 

1º Gatilho Mental – Paradoxo da Escolha

Esse é um gatilho mental bastante interessante e muito importante para a sua estratégia de vendas. Estudando algumas pesquisas, pude descobrir que as pessoas ficam paralisadas diante de tantas opções de escolhas, isso interfere diretamente em suas conversões.

Trazendo isso para o nosso dia a dia de trabalho, o que notei foi que formulários de cadastro ou de compra com muitas opções não convertem bem, pois ou o usuário chega até ele, olha a quantidade de campos e nem faz o preenchimento ou então, até começa a fazer, porém vê que a quantidade de itens não termina nunca e aí deixa o carrinho de compras.

O ideal é que você não ofereça muitas possibilidades, pois senão o foco se perde. O recomendado é que seja no máximo 4 itens e pronto.

 

Aumente suas vendas em 1230 Utilizando gatilhos mentais – Parte 1

 

2º Gatilho Mental – Compromisso e Coerência

Nós, seres humanos, procuramos o tempo todo sermos coerentes com tudo, mas principalmente manter uma linha fiel entre o que falamos e o que fazemos. É por esse motivo que o gatilho mental do compromisso e da coerência funciona tão bem, pois dificilmente iremos afirmar algo e não praticar.

No mundo dos negócios, esse gatilho pode ser ativado de duas maneiras, ambas que nos ajudam a vender mais. A primeira forma é com a garantia de 30 dias para a devolução do dinheiro, logo de cara conseguimos quebrar a barreira de entrada e depois, ainda conseguimos transmitir coerência para que o inscrito não desista do curso, uma vez que, ele já teve acesso á tantas informações boas.

Outra forma é o acesso grátis por um curto período, pois com isso o usuário se sente beneficiado de alguma forma criando assim, um hábito de acesso. Quando a gratuidade for cortada, certamente ele irá comprar o acesso, pela reciprocidade.

 

 

3º Gatilho Mental – Escassez ou Urgência

Tenho-o como um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem e sempre uso-os em minhas estratégias de vendas.

Um grande problema que lhe impede de vender mais é deixar de despertar a vontade imediata de compra em seu cliente. Deixar essa ação para depois, faz com que caia no esquecimento e não se compre.

Para lidar com esse tipo de situação, basta usar os gatilhos mentais da urgência ou da escassez. A urgência pode ser usada como uma oferta que tem prazo de validade, ou seja, ela já tem dia e hora para acabar. A escassez, você já mexe com a quantidade de itens disponíveis, deixando claro que quando acabar, pronto!

Esses gatilhos são poderosos, pois nós temos medo de perder uma fantástica oportunidade e acabamos correndo para inserir os dados do cartão de crédito, não é mesmo? Eu já fiz isso milhares de vezes…

Quer ver dar uma boa turbinada nessa técnica? Explique o realmente motivo de seu produto ser urgente ou escasso. Por exemplo, se você está vendendo um curso que irá oferecer um ingresso para um evento presencial, porém só ganharão as 150 primeiros pessoas, pois o local do evento é pequeno e essa é a capacidade máxima.

Pronto, você tem uma justificativa real que vai te ajudar a BOMBAR em vendas!

 

4º Gatilho Mental – Autoridade

Já sabemos que ter autoridade em nosso campo de atuação é fundamental para as nossas vendas, pois diversas pesquisas já foram capazes de comprovar que as pessoas compram por indicação de quem confiam.

Logo, a melhor forma de aumentar suas vendas é aplicando o gatilho mental da autoridade perante a sua audiência. Você vai ver que os resultados serão quase que imediatos.

Você pode me questionar: “Tiago, como faço isso?”

Bom, gosto de basear a criação de autoridade em 3 fatores:

  1. A ajuda e a contribuição: Não tem como você querer gerar autoridade vendendo logo de cara. Em primeiro momento, sua audiência quer te conhecer, saber o que você tem de bom e o que pode contribuir para seu crescimento profissional. Sendo assim, você precisará entregar conteúdo gratuito em troca de valor e autoridade.
  2. Troque informações: Sem a troca de informações é quase impossível transmitir opiniões e criar autoridade. Você precisa participar de bate papos que exponham a sua opinião sobre o seu nicho de atuação, pois só dessa forma a sua audiência conseguirá te enxergar como mestre no assunto.
  3. Criar uma rede de contatos: Essa rede de contatos é bastante importante para a sua criação de autoridade, pois se uma referência de mercado lhe apresenta como um profissional, assim você será considerado daqui para frente.

Nesses 3 pilares é possível conseguir autoridade de uma forma muito sólida e certa!

 

Aumente suas vendas em 1230 Utilizando gatilhos mentais

 

5º Gatilho Mental – Garantia

As pessoas tem medo de fazer uma escolha e ela ser a errada, sendo assim, por muitas vezes elas não toma decisão alguma! Isso não pode acontecer em seu modelo de negócio, ainda mais se o que pretende é aumentar suas vendas…

Com o uso do gatilho mental da garantia é muito mais fácil fazer uma oferta, pois o comprador saber que se tiver feito a escolha errada, poderá ter seu dinheiro de volta sem qualquer problema. Mas claro, você precisa criar uma metodologia que faça ele continuar.

Uma boa dica para esses casos é o uso de bônus para cada etapa do processo que for concluído. Isso fará com que ele permaneça e até esqueça a tal garantia, pois ele está interessado em desfrutar dos benefícios que você prometeu.

É importante lembrar que sempre que tivermos que lidar com o medo de compra, basta usar o gatilho mental da garantia e pronto!

 

Esse conteúdo ficou muito bacana, não foi? Porém, achei melhor dividi-lo em suas partes, assim não fica cansativo de ler!

Então, apenas para recapitular, aqui falamos de 5 gatilhos mentais que vão te ajudar a aumentar suas vendas, são eles:

  1. Paradoxo da Escolha;
  2. Compromisso e Coerência;
  3. Escassez ou Urgência
  4. Autoridade;
  5. Garantia

Sobre esses gatilhos, você tem alguma dúvida? Fique á vontade para me perguntar…

Caso contrario, já quero que saiba que estou preparando a Parte 2 desse material que contará com mais 5 gatilhos mentais e sua aplicação em nosso dia a dia de trabalho.

Fique atento as nossas próximas publicações e assine a nossa lista, pois assim passo em primeira mão conteúdos novos!

Até breve!

Compartilhar.