Aqui, no Mestre do Ads, sempre falamos da importância de estruturar muito bem suas estratégias que vão direcionar as ações de marketing do seu negócio.

Sem dúvidas, se você já nos acompanha há algum tempo, sabe que, antes de planejar campanhas, conteúdos e até a forma que sua marca deverá ser posicionada em seu nicho de atuação, será preciso fazer um estudo aprofundado de seu mercado.

O problema é quem nem sempre é simples, fácil e rápido ter um relatório de qualidade, que nos mostre diretrizes fortes, para criar estratégias que nos permita estruturar ações de marketing assertivas.

Basicamente, você deveria ter em mãos as seguintes informações:

  • Quem são seus principais concorrentes diretos e indiretos?
  • Quais palavras-chave traz maior retorno no seu nicho.
  • Qual é o perfil do público alvo que acessa os conteúdos do seu cliente e, portanto tem grandes chances de ser o seu alvo.
  • Quais déficits o seu cliente possui que ao apresentar em seu negócio, se tornaria um diferencial?
  • Qual a estimativa de tráfego que os seus concorrentes recebem?

Entre outras coisas que irão lhe dar um norte bem interessante e consequentemente te ajudará a estruturar suas ações de marketing de maneira assertiva.

Você está certo, realmente, são muitas informações para reunir. Nós sabemos que a vida do empreendedor digital não é simples, são muitas tarefas para que seja possível chegar ao topo da montanha. O tempo? É precioso e escasso…

Por isso, nós preparamos esse conteúdo. Através dele, você será apresentado à 7 ferramentas poderosas para estruturar suas ações de marketing.

Sabe todas esses dados acima? Elas serão capazes de te entregar todos eles e mais diversos outros, em um relatório completo, confiável e em poucos minutos.

Está duvidando? Então confira essa seleção poderosa e imbatível!

 

9 Ferramentas poderosas para estruturar suas ações de marketing

 

#1° Ferramenta – Talkwalker Alerts

Monitorar como a sua marca é vista, citada e utilizada em um mercado é tão importante quanto fazer campanhas bem direcionadas.

Isso porque, dependendo, de como falarem da sua marca ou quem estiver citando-a, isso pode lhe trazer resultados positivos ou negativos.

Você sabe, no mercado digital, principalmente, a reputação deve ser zelada, pois uma pequena situação mal resolvida pode fazer a sua credibilidade ser destruída do dia para a noite.

Agora, e se você pudesse saber quando os seus principais concorrentes forem citados e onde?

Perfeito, não é? Bem, nós temos uma ótima notícia, a TalkWalker Alerts vai te ajudar!

Com essa ferramenta, você poderá monitorar as citações de sua marca ou de qual outra te interessar, através de e-mails de notificações.

Simples, prático e muito útil!

 

#2° Ferramenta – Rank Checker SEOMoz

Você sente falta de saber como anda o ranqueamento dos seus conteúdos para determinadas palavras-chave?

Gostaria de utilizar essa informação para conseguir criar conteúdos mais direcionados e atraentes?

Então a Rank Checker SEOMoz pode ser a solução que você tanto procurava. Isso porque ela te entrega essa informação de maneira bem simples e rápida.

Sem contar que você também pode descobrir quem são seus principais concorrentes para determinados termos.

Para utilizá-la, basta criar uma conta grátis na plataforma e uma vez dentro da ferramenta, indicar a página e respectiva palavra-chave que deseja verificar no ranking.

 

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#3° Ferramenta – Website Grader

Essa ferramenta não lhe mostrará dados do seu concorrente, mas sim sobre o seu próprio site.

Obviamente, tão importante quanto analisar o seu mercado é visualizar criticamente o que você está oferecendo aos seus potenciais clientes.

Por isso a Website Grader é tão poderosa. Afinal, ela analisará seu site por completo e lhe mostrará:

  • Pontos em que o seu site pode evoluir.
  • Quais palavras-chave que você utiliza que traz mais resultados.
  • Qual a qualidade do SEO do seu site ou blog.
  • O seu poder social.
  • O volume de backlinks que possui.
  • A autoridade das suas páginas.
  • A qualidade da usabilidade e adaptabilidade para dispositivos móveis.

Entre outras coisas.

 

#4° Ferramenta – Domain Stats Tool

Essa ferramenta será a sua aliada na hora de investigar um pouco mais profundamente os seus concorrentes.

Isso porque ela te entrega informações com base no ranking Alexa, plataforma que muitos profissionais utilizam na hora de analisar um mercado por meio de sites de seus concorrentes.

Achou que era só isso? Não! O Domain Stats Tool irá te entregar dados sobre quanto tempo o seu concorrente trabalha o domínio em foco, o ranking orgânico nos mais diversos buscadores, quantos backlinks ele possui, quantidade de páginas indexadas…

Interessante, não? Já pensou o quanto essas informações podem turbinar a sua estratégia?

 

#5° Ferramenta – SemRush

Essa é uma das ferramentas mais potentes que existem nesse segmento. Muito provavelmente, você já ouviu falar dela, mas talvez ainda não conheça suas grandes funções.

Bem, apesar de ser uma ferramenta paga, vale muito a pena o investimento, mas antes que você desanime, saiba que é possível fazer um teste gratuito para verificar com os próprios olhos toda a qualidade e as informações que ela oferece.

Com o SemRush, você terá em mãos relatórios que te mostram:

  • As principais fontes de tráfego do seu negócio.
  • Seus principais concorrentes.
  • As palavras-chave que mais levam tráfego aos seus concorrentes.
  • Como, quando e quanto o seu concorrente investe em anúncios de links
  • O ranking orgânico de seus concorrentes e de seu próprio site.
  • Volume de visitas recebido por períodos.

Dentre outras coisas muito importantes para que você crie uma estratégia baseada em dados concretos.

 

#6° Ferramenta – Matt Kersley

Você já deve saber que ter um site responsivo não é mais um diferencial interessante e sim algo necessário para melhorar a experiência do seu usuário.

Tanto que o próprio Google está de olho nisso e é possível perceber claramente que sites responsivos são vistos como mais relevantes pelo buscador.

Você quer saber quem está em desvantagem em seu mercado e não possui um site responsivo?

A ferramenta Matt Kersley pode te dar essa resposta em poucos segundos.

 

9 Ferramentas poderosas para estruturar suas ações de marketing..

 

#7° Ferramenta – Keyword Spy

Nesse momento, você já deve saber que escolher as palavras-chave certas é de extrema importância para que sua estratégia de marketing dê certo, não é verdade?

Essa ferramenta vai te ajudar, justamente, nessa tarefa. A Keyword Spy trata-se de uma plataforma de análise de termos.

O que ela faz é bem simples, mas muito valioso, que é buscar e identificar termos que tenham alto potencial de retorno em campanhas de marketing, sejam elas PPC ou de Link Building, por exemplo.

Além disso, ela também te entrega um belo panorama do que os seus concorrentes estão fazendo, quais são as palavras-chave que eles utilizam, quais resultados estão obtendo por meio dela, dentre outras informações sobre esse setor.

#8° Ferramenta – Fanpage Karma

É claro que nessa seleção, nós não deixaríamos de citar uma ferramenta de análise das redes sociais, canais imprescindíveis em uma boa estratégia de marketing.

A Fanpage Karma possibilita que você extraia informações sobre as ações que seus concorrentes praticam nessa plataformas e também os retornos que recebem de seu público alvo por meio delas.

Por outro lado, você também pode utilizá-la para verificar dados de seu próprio negócio, que certamente lhe ajudará a ter uma melhor visão de como o seu público interage com os conteúdos que você posta nessas redes.

 

#9° Ferramenta – Ahrefs

No marketing digital a troca de links “naturais” é muito valorizada, isso porque aos olhos do Google, sites que são indicados por outras Urls de boa relevância, são tão relevantes quanto.

Acontece que do outro lado do muro, está a disseminada técnica de link building, onde é possível “conseguir” indicações de qualidade por meio de “parcerias”.

O “porém” dessa história toda é que nem sempre é simples identificar potenciais parceiros para o link building…

Se você está com essa dificuldade, então certamente irá gostar da Ahrefs. Uma ferramenta que te permite descobrir quais são os links que mais trazem retorno para os seus concorrentes, lhe mostrando também o volume de tráfego de cada um deles traz e os materiais mais relevantes do site.

 

Pronto! Você já conhece as 9 ferramentas poderosas para estruturar suas ações de marketing. Agora chegou o momento de você colocar a mão na massa.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido altamente relevante para você. Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Ads, será um prazer lhe ouvir.

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Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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