Com a expansão do mercado digital é muito comum que tenhamos uma imensidade de possibilidades quando se fala em conteúdo. Não é de hoje que os cursos online surgiram, povoando e diversificando cada vez mais os assuntos e nichos.

Os cursos online fazem muito sucesso, acredito que seja pela facilidade de levar bons conteúdos a todos, tornando tudo muito acessível, independente de onde você esteja. E claro, quase sempre, esses cursos se tornam atrativos pelo tamanho do valor empregado em conjunto com baixos custos para se ter acesso.

Não sei se é coincidência, mas venho recebendo perguntas ligadas a esse tipo de conteúdo. Falo em coincidência, pois não sei se você já sabe, mas esse período do ano é um dos mais produtivos quando o assunto são os cursos.

 

Fazer Um Curso Online,

 

As perguntas que chegaram até mim podem ser resumidas em:

  • “Tiago, X curso é bom?”.
  • “Tiago, como eu consigo avaliar se X curso serve para mim?”.

Agora sou eu que lhe pergunto:

  • Você já fez algum curso online?

Verdadeiramente, não sei se você já fez um curso online ou não, mas muito provavelmente há algum que pode lhe servir e muito.

Você pode estar pensando que eu vou dizer que você deve fazer o curso online sempre, porque eu também tenho um. Definitivamente, não!

Se você me conhece, ao menos, um pouco, sabe que eu acredito que qualquer tipo de conhecimento vale à pena, mas hoje eu quero lhe trazer algo um tanto quanto diferente desse pensamento, na verdade, ele pode ser colocado como algo complementar.

Quando recebi essas perguntas, pude enxergar que há dificuldade no processo de definição de fazer ou não um curso e pude me lembrar que eu também já estive desse lado. Logo no início da minha carreira, antes do marketing digital, eu também não sabia por onde seguir e, isso é mais comum do que você imagina.

Então, pensei e tentei puxar lá do fundo da memória qual foi o método que encontrei para me ajudar a descobrir se eu deveria ou não fazer determinados cursos. Engraçado que além dessas memórias resgatadas, pude encontrar alguns momentos que encarei na minha carreira no marketing digital, lembrei do meu primeiro curso, é, faz muito tempo!

Com todo esse material, eu só precisava organizar tudo da melhor forma, foi o que eu fiz durante um bom tempo. Cortei alguns dados, acrescentei alguns e ao final cheguei a um resultado excelente a meu ver. Você deve saber que eu jamais guardaria esse conteúdo, não é verdade? Isso porque eu sabia que ele poderia ajudar responder tanto as perguntas que recebi, quanto você que procurava soluções por meio de buscas na internet. A minha esperança era que você pudesse me encontrar e achar, ao menos, um norte para solucionar essa questão.  Assim o fiz e o resultado de todas essas lembranças, estudos e trabalho, você começa conferir a seguir. Mostrarei-lhe cinco itens para te ajudar descobrir se você deve fazer um curso online. Vamos juntos? Espero que seja extremamente proveitoso.

 

Decidindo Se o Curso Online Vale à Pena com 5 Itens

Como você sabe, existem diversos cursos que povoam a internet. São os mais diferentes assuntos tratados e, provavelmente, existem alguns deles que encaixam perfeitamente no que você precisa e é nessa linha que vamos iniciar, pois o que importa para você decidir, não é só se o curso é bom, mas se ele atende as suas expectativas. Para que você não se arrependa depois, tente sempre decidir só depois de avaliar os cinco itens que eu vou lhe apresentar abaixo:

  1. Necessidade: A necessidade é o primeiro item e não poderia ser diferente, isso porque, se você conseguir ter uma resposta sobre sua necessidade, você saberá se deve ou não seguir nessa avaliação. Esse item pode ser decisivo para você. Então, para obter a resposta correta, pergunte a si:
    • Quais são minhas principais dificuldades, desejos e necessidades hoje?

Responda com sinceridade. Sei que é possível que exista mais de uma resposta para cada item, se isso ocorrer com você, organize como ordem de prioridade. Geralmente, as dificuldades e as necessidades figuram antes dos desejos.

 

Fazer Um Curso Online

 

  1. Pesquise: Pesquisar é importante para lhe ajudar a ter uma decisão mais firme, sem arrependimentos. Você já tem um curso que lhe interessa? Verifique o conteúdo abordado, veja se ele está dentro da sua expectativa, procure quais são as opções dessa área e que podem lhe servir.

 

  1. Compare: Com a lista de opções em mãos, faça as comparações necessárias e que podem fazer a diferença na sua decisão. Procure verificar quem é o dono do curso, o que ele faz, quais especialidade ele tem, qual a reputação dele, quais os cursos que ele disponibiliza, os brindes que ele está oferecendo, qual o nível do curso, ou seja, básico, intermediário, avançado, entre outras coisas.

 

  1. Garantia e Suporte: Como hoje qualquer pessoa com acesso à internet tem a possibilidade de fazer um curso online, é importante que você verifique se o curso que você está interessado tem garantia e suporte. Os cursos bons, feitos por pessoas sérias, costumam ter esses dois itens. Essa garantia envolve a devolução do seu dinheiro em um determinado período, caso você compre o produto e não goste. Já o suporte lhe oferece ajuda em caso de dúvidas referentes ao próprio processo de compra, ao conteúdo do curso e dúvidas decorrentes dos estudos e das aplicações posteriores. Isso pode ser visto como um alerta de qualidade.

 

  1. Alerta Fake: Ter mentores, ou seja, pessoas em que você se espelha e até mesmo se aconselha é muito importante para a caminhada rumo ao sucesso, seja ele profissional ou pessoal, e os cursos online podem ser um belo início para encontrar o seu mentor, porém você deve estar ligado ao alerta Fake. Você pode estar pensado:

 

  • “Tiago, o que é alerta Fake?”.

Como eu já citei anteriormente, o livre acesso à internet traz possibilidades positivas, mas também traz coisas negativas, como por exemplo, pessoas que querem lhe oferecem “soluções milagrosas”, mas na verdade estão te envolvendo em uma fraude.

Então, para que você não caia nesse tipo de situação e tenha seu tempo e seu dinheiro perdido, fique atento aos seguintes pontos que acionam a sirene do Alerta Fake:

  • Cursos que prometem altos lucros de forma imediata.
  • Cursos que prometem ganhos financeiros altos, com pouco ou nada de trabalho.
  • Cursos em que o seu criador não possui referências.
  • Cursos que lhe prometem resultados exorbitantes.

Se o curso que você estiver interessado tiver um desses itens acima, caracterizando um alerta Fake, fuja imediatamente. Caso você resolva seguir em frente, há grandes possibilidades de você não obter nada e ainda perder seu dinheiro e seu tempo que poderiam estar sendo utilizados em algo que, realmente, vale à pena.

 

Fazer Um Curso Online.

 

Depois que você tiver feito esses cindo passos, você terá mais segurança e clareza em sua decisão. Não desanime se no início você encontrar problemas no processo avaliativo, encontrando indicação de má qualidade nos cursos escolhidos. Isso porque, esse mercado é extremamente rico em cursos online de qualidade, basta ter paciência para achar o que mais se adéqua ao que você precisa. E tem mais, a cada curso avaliado e descartado, você estará se livrando de possíveis fraudes e dores de cabeça maiores.

Espero ter conseguido lhe ajudar de forma efetiva e objetiva. Caso você tenha ficado com dúvidas, entre em contato comigo, terei enorme prazer em lhe ajudar pessoalmente a solucionar possíveis questionamentos, o mais rápido possível.

Volte sempre que você quiser ou precisar de conteúdos como esse, que abrangem as peculiaridades desse setor de forma simples e objetiva. Sempre que você aparecer por aqui, poderá aproveitar conteúdos sobre o mercado digital como um todo, disponibilizados diariamente com o máximo de qualidade possível.

Desejo a você sucesso sempre.

Forte Abraço!

Compartilhar.