Ter um blog é uma das estratégias fundamentais quando o assunto é Inbound marketing, não é mesmo? Isso porque, será um dos canais de fonte de informação para o seu público alvo e com isso, merece atenção mais que especial.

O que acontece é que um conteúdo por si só, postado em uma página de seu site não alcançará o sucesso sozinho, ele precisa ser lido, precisa ser consumido para ter o alcance que você espera e para isso é preciso fazer um planejamento de pautas correto.

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Principalmente quem está começando no universo do marketing digital encontra muitas dificuldades para fazer esse planejamento de pautas, pois apesar de parecer muito simples, exige uma atenção especial, estudo de mercado e de público alvo.

O Mestre do Ads quer que você aprenda, de uma vez por todas, a fazer planejamento de pautas de uma forma muito correta para que seu blog tenha um melhor posicionamento no Google, conquiste mais tráfego e com isso, atraia mais leitores.

Preparados para começar?

 

planejamento de pautas

 

Por onde começar a fazer planejamento de pautas?

A primeira ação que você precisa planejar é entender o tipo de assunto que o seu blog irá abordar, porém para alguns modelos de negócio essa definição ocorrerá de forma bem intuitiva.

Vamos supor que a sua empresa seja especializada em manutenção preventiva de carros e motos, trabalhando com serviços de verificação de óleo, checagem de pneus, balanceamento e itens relacionados. Concorda que o mais correto é você trabalhar assuntos que vão envolver esse universo?

Então, você deve procurar pautas que incentivem e conscientizem sobre a utilização desse tipo de serviço, entende?

Agora, se você não tem um nicho específico ou então, trabalha em um segmento onde o leque de possibilidades é grande, você terá que identificar quais as melhores categorias desse segmento.

É o caso de blogs ou sites que tratam sobre o mercado do marketing digital, pois neles podemos falar de: e-mail marketing, Google Ads, links patrocinados, Inbound marketing, mobile e mais uma porção de assuntos que fazem parte desse universo. Tudo isso por um motivo simples, esses temas são pertinentes ao assunto.

Você ainda deve estar se pergunta: “Beleza, entendi por onde começar, mas e agora?”

Criamos um passo a passo que poderá te ajudar muito nessa construção.

Acompanhe com a gente!

 

1º Passo – Foco total no seu público alvo

É nesse ponto que damos o star, onde tudo começa, pois a criação de conteúdo através das pautas tem um único objetivo: atrair e engajar o nosso público alvo.

Então, para começar, procure descobrir quem é o seu público alvo, pois dessa maneira será possível traçar a persona de seu negócio.

Ao ter isso em mãos, procure descobrir quais são as principais dúvidas, pois com isso você terá ideias do que escrever para resolver o problema delas.

Você não precisa entregar 100% da resposta ali, mas pode mostrar meios que a ajudarão a encontrar a solução, podendo ser o seu produto ou serviço, entende?

Claro, isso se estivemos falando de um conteúdo com foco em conversão. Agora, se você está construindo um blog de autoridade, a entrega da solução precisa ocorrer ali mesmo.

 

como-fazer-uma-pauta

 

2º Passo –  A escolha das palavras-chave

Ao descobrir quais são as principais dúvidas, suas principais dores e até mesmo quais são os assuntos que mais despertam interesse, é hora de usar as ferramentas de busca de palavras-chaves para identificar as melhores e com isso, utilizá-las na construção de seu conteúdo.

Entenda que você não precisa construir um artigo chato, passante e mecânico para conseguir encaixar adequadamente as palavras-chaves. Elas devem ser utilizadas de forma natural, de uma forma não imperceptível que mal dê para identificar a otimização desse material.

No planejador de palavras-chaves do Google, por exemplo, você consegue identificar o volume de busca e quais os termos mais buscados. Com isso, já é possível montar uma lista de palavras para serem utilizadas dentro do seu artigo.

Muitos nos questionam sobre quantas palavras-chaves utilizar por artigo. Acreditamos que a quantidade de termos não é o mais importante por aqui, pois você pode trabalhar diversos sem perder a qualidade do conteúdo. E ás vezes, trabalhar apenas 1, repetindo eles tantas vezes, que torna o material muito mecânico.

Nossa sugestão é que você escolha um termo principal e alguns adjacentes. Pode até ter um short tail e as demais long tail, pois isso lhe ajudará a dar um embasamento melhor ao seu material.

 

3º Passo –  Título dos conteúdos

Ocorre muito de os artigos serem muito interessantes e repletos de dicas sensacionais, porém o título é tão sem graça que o usuário acaba não tendo vontade de consumir aquele conteúdo. Então, se você busca fazer um planejamento de pauta de qualidade, dê atenção especial aos títulos.

Não precisa usar um título sensacionalista, mas apresentar de forma atraente o que será abordado naquele texto.

Ah, uma boa sacada é despertar a curiosidade do leitor no título ou então, trabalhar perguntas. Esses gatilhos costumam funcionar muito bem e acabam levando o leitor a clicar no artigo para obter maiores informações.

 

fazer planejamento de pautas

 

4º Passo – Tenha um objetivo

Se o seu título deixa uma pergunta no ar, responda através do artigo! Se deixa uma dúvida, esclareça! Se fala que vai abordar Y assunto, realmente aborde!

Não tem coisa que deixa o usuário mais irritado do que acessar um artigo para entender mais sobre um assunto e o material não abordar nada do que ele está buscando.

Nunca, jamais haja dessa forma. Valorize o tráfego que recebe e dê a eles qualidade, com a produção de um material que ensine, engaje e doutrine. Isso fará que sua marca ganhe muitos pontos.

 

Viu como não é difícil fazer planejamento de pautas? Basta que você sempre pense na melhor experiência que seu usuário pode ter e com isso, entregue o que ele espera, entende?

Ficou alguma dúvida ou você quer perguntar algo sobre esse assunto?

Mande para nós!

Agradecemos a visita e esperamos te ajudar!

Volte sempre por aqui!

Muito sucesso!

 

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