Estamos apenas no inicio do ano e você já deve estar de olho nos eventos, treinamentos e palestras de marketing digital que vão acontecer. Isso porque, você já tem a noção exata do quão importante é estar presentes nesses eventos para se atualizar, não é mesmo? No entanto, está em um evento vai além do aprendizado adquirido, uma vez que, fazer um networking de qualidade é fundamental para a sua carreira profissional.

Já tive a oportunidade de participar de muitos eventos e cada um que vou me deixa uma sensação especial, porém considero o networking uma das atividades mais importantes que devem ser feitas durante um evento, pois é justamente nesse momento que você conhece pessoas que estão tão engajadas quanto você, pessoas que tem o mesmo objetivo, que estão focadas e que podem te ajudar a ir mais longe.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Talvez você seja daquelas pessoas tímidas que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar a sensação de estar em um evento de nossa área. Eu posso te garantir que é uma experiência sensacional e uma imersão de conteúdo fantástica para que ter adquirir mais conhecimento, porém a conexão com pessoas ainda consegue ser mais poderosa.

 

 

Truques para fazer Networking

 

Valorizando isso, resolvi criar esse conteúdo para que você aprenda a fazer networking de forma eficiente. Sei que não é nada fácil chegar em uma pessoa desconhecida se apresentar e dar um cartão de visitas, correto? Mas eu quero te ajudar nessa tarefa, pois também sou muito tímido e tive que aprender a lidar com situações desse tipo.

Você pode pensar: “Tiago, esse negócio de networking não vai funcionar para mim. Eu não gosto de me expor, então prefiro aproveitar esse tipo de evento do meu canto.” Juro que te entendo, pois eu já fui assim, mas quero que me dê uma chance para te mostrar as possibilidades que uma pequena mudança de atitude pode fazer em sua vida profissional.

Já vi muitas pessoas falando que o networking é muito mais importante que o evento em si, logo você entende a importância dessa atividade? É tão importante que os próprios eventos dedicam espaços para que seus participantes possam conversar com conforto.

Ah claro, já ia iniciar o conteúdo e me esquecer desse detalhe. Talvez, alguns iniciantes nunca tenha ouvido falar a palavra networking, não é mesmo? Então, para que não fiquem dúvidas no decorrer do conteúdo, me deixe explicar rapidamente o que é networking. Seu entendimento é bem simples, pois o seu significado quer dizer fazer conexões profissionais, seja para troca de informações ou parceria de negócios.

Agora que você já sabe o significado de networking, prepare-se! Vou te ensinar alguns truques matadores para você fazer networking com eficiência. O que vou te passar são técnicas desenvolvidas por mim e que funcionam muito bem. Claro que você deve avaliar, adaptar ao seu modelo de negócio, de comportamento e até mesmo, se basear nelas para criar as suas, uma vez que, cada pessoa é única. No entanto, não poderia deixar de compartilhar com você!

Como fazer networking? – Truques

Quero dividir com você algumas técnicas que desenvolvi para lidar com a vergonha. São bem simples, porém pode ser de bastante valia para quem está começando agora, sendo assim, se você conhece alguém que poderia se interessar por esse conteúdo, compartilhe!

 

1 – Se porte como um profissional!

O primeiro passo para fazer networking é se sentir um profissional da área. Sendo assim, estufe o peito e vá sem medo. Procure deixar a vergonha em casa e trazer seu cartão de visitas, pois você vai precisar e muito dele.

Você pode até achar que é um novato na área e não tem experiência para compartilhar, porém você tem que pensar que tem muito á aprender. Chegue no evento focado, se arrume adequadamente e procure usar um linguajar mais culto, de primeiro momento.

 

2 – Estude o conteúdo do evento

Cada evento em nossa área tem um objetivo em especifico, pode ser o evento presencial de um curso que você está fazendo ou um evento aberto, isso não importa, sempre é focado em alguma área do marketing digital: Seo, afiliados, marketing de conteúdo, inovação e por aí vai.

Antes de sair de casa, abra a programação do evento e conheça melhor quem são os palestrantes, quais assuntos lhe despertam mais interesse, como será o desenvolvimento e tudo mais que você julgar que vai lhe ajudar a comporto um contato.

É muito comum que o networking comece com abordagem sobre assuntos relacionados ao local que está, sendo assim você precisará estar bem informado.

 

Truques para fazer Networking.

 

 

3 – Sai de sua Zona de Conforto

Se você quer se tornar um profissional de autoridade e referência em seu mercado de atuação, você precisa sair da sua zona de conforto. Abordar pessoas pode não ser a coisa mais legal do mundo, porém não é nenhum bicho de sete cabeças.

Planeje a forma com que você vai abordar, seja simpático e educado. Vou te falar um detalhe, pessoas que vão a eventos ou palestras já estão pré dispostas a conversar, trocar ideias e experiência e assim como você, também procuram informações de como fazer networking, entende? Não se sinta sozinho.

Deixe o celular de lado, saia do notebook e encare as pessoas!

 

4 – Aborde sem medo

Apresente-se, mas treine um pequeno texto antes, para que você não se enrole. Puxe um assunto qualquer e deixe que o outro se sinta livre para conversar, questionar o obter mais informações. Caso você queria, faça o mesmo.

Caso você veja grupo de pessoas reunidas chegue próximo e veja se existe clima para a aproximação, se for uma reunião particular, deixe para uma próxima, porém se for um papo descontraído, tente se integrar e falar um pouco sobre você.

 

5 – Pegue cartões

Não pense apenas em distribuir cartões, pense em pegar também, pois a vida sempre tem dois lados. Além do mais, você pode precisar do serviços dessa pessoa alguma hora, logo sempre é bom ter em mãos o contato de alguém que você conversou pessoalmente, não acha?

Para que você não se confunda com tantos cartões, anote sempre algo que tenha te marco naquela conversa. É um macete que funciona muito bem pra mim e que depois me ajuda a organizar a lista de contatos.

 

6 – Seja Presente das redes Sociais

Após o networking presencialmente, não suma nas redes sociais. Adicione todos os que você conheceu e mantenha uma relação profissional por lá. Claro que, a partir do momento que você resolver usar suas redes sociais como fonte de comunicação com outros profissionais, você deve filtrar o conteúdo que você disponibiliza para que você não seja visto de maneira errada.

Tome muito cuidado com isso para que uma ferramenta que pode ser muito útil, não caiba queimando seu filme profissionalmente.

 

7 –  Foco no que lhe interessa

As opções de fazer networking são inúmeras, visto que a quantidade de pessoas nesses locais são enormes, porém tenho a impressão de que o tempo sempre é muito curto comparado com a quantidade de pessoas que desejo conversar. Logo, se você ver que a conversa não está fluindo, procure sair e iniciar outra.

Aproveite seu tempo para fazer conexões produtivas e que lhe darão frutos.

 

Truques para fazer Networking,

 

8 – Simpatia sempre!

Para fazer networking você precisa estar munido de algo muito importante, você sabe o que é? É o sorriso! A simpatia irá atrair pessoas para perto de você, entende? Se você estiver de cara fechada, com toda a certeza, as pessoas ficarão com medo de se aproximar.

Procure sorrir sempre que possível e estar aberto para conversar com todos!

 

Tenho absoluta certeza que agora você está mais que pronto para mudar a forma de fazer networking, não é mesmo?  Restou alguma dúvida que você queira me perguntar? Não precisa ter vergonha, viu?

Quero te desejar muito sucesso!

Até mais!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: