Se você acompanha as principais novidades do mercado digital, já sabe que o Facebook vem investindo alto na melhoria da sua plataforma, principalmente, em duas frentes, que se complementam:

  • Na qualidade da experiência do usuário
  • Em recursos mais completos e eficientes em sua ferramenta de marketing.

Um dos grandes pontos que o Facebook vem trabalhando tem a ver com o conteúdo, em como ele é apresentado e entregue.

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O mercado através do comportamento dos usuários emplacou uma tendência forte no consumo de vídeos.

Quase 80% dos usuários de redes sociais classificam os conteúdos audiovisuais como os seus preferidos.

Bem, não precisa mais dizer nada, não é? Está claro que o Facebook não iria ficar para trás dentro dessa “nova realidade”, afinal, ele não quer perder um milímetro de seu espaço e, ainda, busca ganhar outros.

A grande solução trazida pela plataforma, nesse cenário, é o Facebook Live.

Se você ainda não o conhece, nem sabe do que se trata, nós estamos aqui para isso.

A partir desse conteúdo que, nós, do Mestre do Ads, criamos, você não só saberá o que é o Facebook Live, mas também como usá-lo.

Vem com a gente!

 

Facebook-Live

 

Afinal, o Que é o Facebook Live?

Basicamente, o Facebook Live é uma função do Facebook que permite criar vídeos em formado streaming.

Disponibilizado para usuários de modo geral que se conectem via dispositivos móveis, essa ferramenta permite fazer vídeos ao vivo.

O mais interessante é que tudo é feito de modo muito simples e ágil, podendo optar em transmitir o vídeo para a sua página pessoal ou para a fanpage do seu negócio.

Antes que você fique com dúvidas:

  • Não há tempo mínimo nem máximo para fazer uma transmissão via Facebook Live.
  • Não há volume máximo e nem mínimo de expectadores para que seja possível estar ao vivo.

Ou seja? Você pode entregar conteúdo relevante e dinâmico de onde você estiver, sempre que quiser.

Sem contar com a facilidade de conexão direta com o seu público, o que dá a grande possibilidade de aumentar o engajamento, as interações, entre outras coisas.

Tem mais! Seu vídeo fica gravado na plataforma, então se você estava ao vivo, mas a audiência não foi tão alta quanto era esperado, há mais uma chance do público ser atingido.

Esta função não é tão nova assim, foi lançada no início do segundo semestre de 2015, inicialmente para usuários de grande relevância na rede social, como perfis de artistas e influencers de modo geral.

Só depois de quase um ano, em Junho de 2016, que o Facebook Live chegou à todos os perfis. São mais de 60 países que contam com a tecnologia.

As vantagens de utilizar o Facebook Live em suas estratégias de marketing são inúmeras, mas as principais são:

  • Te entrega maior alcance.
  • Maiores possibilidades de captar novos clientes.
  • Ajudar a fidelizar os já existentes.
  • Divulgar novos produtos ou serviços.
  • Ter um contato mais aproximado com o alvo, gerando uma conexão e um relacionamento forte e duradouro.

Sabe o que mais? O Facebook costuma exibir os vídeos antes das publicações em outros formatos e isso favorece a sua capacidade de alcance orgânico.

Dados apontam que os usuários interagem 10 vezes mais em transmissões ao vivo do que em outros tipos de vídeo no Facebook.

Considerando que o Facebook tem cerca de 1.6 bilhões de usuários, nós podemos dizer que esse recurso pode potencializar seus resultados de modo muito simples, não?

Veja a seguir como utilizar o recurso do Facebook Live em seus perfis.

 

facebook-live-scenic

 

Como Faço para Transmitir ao Vivo via Facebook Live?

Não tem nada de complicado para fazer a sua primeira transmissão ao vivo via Facebook Live.

Isso porque o processo é muito semelhante ao que você faz quando vai criar uma publicação em outro formato, por exemplo.

Antes de mais nada, é importante relembrar que o recurso só funciona via dispositivos móveis, ok?

Então vamos lá! Basta que você faça da seguinte forma:

  • Abra o aplicativo do Facebook no seu smartphone ou tablet.
  • Vá até a sua página ou perfil
  • Vá até seção de publicações e visualize entre elas a opção “Vídeo ao Vivo” e selecione.
  • Agora vai abrir um menu ao qual você fará as configurações para transmitir via Facebook Live.
  • Libere o acesso à sua câmera. Ela se abrirá. É importante ressaltar que as transmissões ao vivo suportam a gravação verticalmente e horizontalmente, então se prepare antes para não gravar equivocadamente.
  • Você terá a opção de usar a sua câmera frontal ou a da parte inferior. Caso queira alterná-las durante a exibição, também será possível.
  • Esse é o momento de você criar uma legenda descritiva da sua transmissão. Sempre tenha em mente o objetivo de ser claro e atrativo.
  • Depois de escrever a descrição, escolha o grau de privacidade, o ideal é deixa-lo em modo público, assim todo mundo pode assisti-lo e você garante um maior alcance.

 

Facebook-Live-Is-Now-Live

 

Chegou o grande momento, é hora de começar a sua live. Não se preocupe, não há tempo pré-determinado.

Assim que você estiver ao vivo, todos os seus amigos ou seguidores serão notificados.

Você poderá ver na parte inferior do vídeo quantas pessoas estão te assistindo, além de todas as interações geradas, como comentários, reações e tudo mais.

Pronto! Seu vídeo foi transmitido, chegou a hora de finalizar.

Nesse momento, assim que você acabar a transmissão, a plataforma te mostrará todos os dados gerados durante a sua live, quantas pessoas assistiu, as reações, comentários e tudo mais.

Se o seu vídeo durou menos do que 1h30, você terá a opção de salvar o vídeo no Facebook para exibir na sua timeline como um post fixo ou não.

Na maioria das vezes é interessante disponibilizar o vídeo para quem não pôde ver ao vivo. Salvo quanto trata-se de um conteúdo exclusivo.

O mais interessante de tudo isso é que você pode transmitir conteúdos relevantes sobre os mais diversos assuntos.

 

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com alguma dúvida? Então não pense duas vezes e escreva para nós.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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