O Facebook está aí, disponível para quem quiser usar, seja para fazer uso de um perfil pessoal ou de um perfil para empresas. A plataforma funciona muito bem para os dois casos, porém há diferenças importantíssimas para que você não confunda a utilização do seu perfil pessoal com o da sua empresa.

Entendemos que, se você está começando, pode ser bastante confuso e complexo entender essas diferenças, porém estamos aqui com o objetivo de ajudar você. Nesse material, o blog do Mestre do Ads irá te dar algumas dicas bastante importantes para você que deseja divulgar sua empresa no Facebook.

Independente se o seu objetivo é a divulgação da marca, o atendimento ao cliente ou a criação de um canal de comunicação, o Facebook é o local ideal para que essas ações sejam conquistadas.

Então, se você quer aprender a utilizar o Facebook à favor da divulgação de sua empresa, nós temos algumas dicas e aplicações para te ensinar e temos absoluta certeza que depois de aprender tudo, será possível usar essa plataforma mais assertivamente.

Preparados para começar? Então vamos lá!

 

Facebook para divulgar minha empresa

 

Perfil X Fan Page

A primeira coisa que você precisa entender é a diferença entre perfil e fan page. Pode parecer muito óbvia as suas diferenças, mas temos certeza de que existem algumas pessoas que ainda não entendem as funções e diferenciais.

O perfil é algo pessoal do qual você pode fazer solicitações de amizade, ter um feed de notícias, conversar via chat, participar de grupos e algumas outras funções. Foi feito para ser usado de forma pessoal.

Já a Fan page é uma página de apresentação que diferente do perfil, não pode se solicitar amizade, porém pode divulgar conteúdo, responder mensagens via chat e ainda ter métricas precisas sobre novos seguidores, compartilhamentos, curtidas, perfil dos seguidores e etc.

Você já deve ter visto muitos perfis assumindo o papel de empresa e fazendo postagens de divulgação no feed de notícias e até mesmo via chat, não é mesmo? Bom, é preciso tomar muito cuidado com esse tipo de prática por dois motivos:

  • Se o Facebook notar que você está usando o seu perfil pessoal para uma finalidade de empresa, enviando muitos mensagens parecidas durante o dia, por exemplo, você pode ficar bloqueado por um tempo por spam ou até mesmo ter a sua conta desativada;
  • O segundo motivo é a perda de autoridade de sua marca, afinal, uma empresa precisa demonstrar aos seus clientes que tem uma missão séria e utiliza práticas de qualidade.

Então, você deve sim divulgar a sua empresa no Facebook, pois é um canal com um fluxo de usuários enorme, porém em seus devidos locais como em uma fan page, em publicações patrocinadas ou nos espaços destinados a publicidade. Fora isso, você corre um sério risco de perder autoridade perante o seu público alvo.

Aí você deve querer nos perguntar:

  • “Mas como fazer publicidade sem mostrar que está fazendo publicidade?”.

Vamos te explicar!

 

Divulgue conteúdo

Uma enorme diferença entre a publicidade no Facebook e em outros locais é que quem está dentro da plataforma não quer se impactado por publicidade direta, daquelas que mandam que você clique aqui, compre ali e por aí vai.

Quem entra nessa rede social busca diversão, negócios, entretenimento, assuntos interessantes em grupos, logo dificilmente anúncios de venda vão se destacar. No entanto, se você oferecer conteúdo, as chances do usuário prestar atenção são infinitamente maiores.

Pense… Imagine que o usuário já tem interesse em adquirir um celular novo, mas está em dúvidas sobre os modelos que existem no mercado. Se você oferecer um conteúdo que faça um comparativo entre eles de forma despretensiosa, as chances de ele curtir a sua publicação são muitos maiores, você não acha?

Deixe a publicidade um pouco de lado e gere conteúdo de valor que demostre para ele que você sabe do que está dizendo, pois é um especialista no assunto.

 

Facebook para divulgar minha empresa,

 

Se pudéssemos te dar um conselho seria o de anunciar com publicações patrocinadas ao invés de anunciar com publicidade na lateral. Isso porque, a lateral do Facebook já é vista como um lugar de propagandas e, por isso, acaba passando despercebida por seus utilizadores, porém isso não acontece com frequência no feed de notícias.

Dependendo da forma com que você apresentar o seu anúncio, muitos usuários vão achar que é uma publicação usual de alguns de seus amigos e vão acabar interagindo com ela de alguma forma.

Pense em uma maneira de criar estratégias que valorizem a simplicidade da publicação, ao mesmo tempo em que chama a atenção do usuário.

 

Importância do engajamento

Já afirmamos que você pode e deve usar o Facebook para anunciar sua empresa, porém é preciso dar atenção especial ao engajamento de suas postagens e publicações.

Já deve ter ouvido que o Facebook faz constantes mudanças em seu algoritmo para garantir que a experiência do usuário seja muito melhor. Então, o que tem ocorrido é que o alcance das publicações tanto do perfil pessoal quanto das fan pages caíram muito e só um fator pode melhorar essas métricas: O engajamento!

Quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários as suas publicações tiverem, maior alcance ela terá. Isso porque, a rede social entende como uma melhor experiência do usuário mostrar para eles novidades que ele deseja ver.

Pode reparar, quando você visita um perfil de uma pessoa ou de uma empresa, você passa a ver publicações delas na sua timeline, pois essa é uma prova que você deu à plataforma, de que tem interesse naquele assunto.

Sabendo disso, você precisa incentivar os usuários a interagirem com sua fan page, da forma que for. Busque isso em cada post colocado no ar, pois só assim você conseguirá o alcance que tanto procura.

Quando você pagar para anunciar no Facebook, certifique-se de estar exibindo esses anúncios para um público que realmente tem interesse pelo que está oferecendo, pois é a melhor forma de garantir que eles não vão marcar em “não quero ver isso!” e fará com que seu anúncio perca pontos.

 

Facebook para divulgar minha empresa.

 

Promoções e Concurso Culturais

Uma estratégia extremamente chamativa quando se fala em divulgação de empresa no Facebook são as promoções e concursos culturais que, normalmente, viralizam na rede.

Muitas marcas usam esse tipo de sorteio para ganhar curtidas, seguidores e compartilhamentos e, realmente, conseguem alcançar resultados bem bacanas.

Só queremos deixar um ponto de atenção especial: Por mais que esse tipo de estratégia converta muito bem e atraia olhares pelo poder de engajamento, se decidir fazer esse tipo de ação, certifique-se das regras exigidas pelo Facebook.

A empresa tem um manual completo para quem deseja fazer ações de marketing dessa maneira, e alguns desses sorteios precisam estar de acordo com normas de órgãos reguladores do país em que você pretende aplicar a estratégia.

Fique muito atento a esse ponto para não colocar a sua tática em risco por esse descuido.

No mais, anunciar sua empresa no Facebook é algo fantástico e que, certamente, te dará uma alcance sensacional.

Ah, vale lembrar que além de anunciar é preciso ficar de olho no que seu público tem dito com relação a sua marca, até porque as redes sociais são um canal de comunicação aberto, onde todos sentem-se à vontade para fazer o que quiserem.

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