Criar um anúncio ou até mesmo pagar para que a exibição seja feita é uma ação simples, se comparada com a enorme dificuldade de fazer a segmentação assertiva de nosso público.

Segmentar uma campanha é o passo mais difícil, mas também o mais importante quando falamos de qualidade de anúncios no Facebook Ads.

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Isso porque, é preciso entender que, por mais que a nossa oferta seja incrível, se ela não for direcionada para o público alvo correto, ela não será nada mais do que uma entre milhões na rede.

Você já deve ter passado por uma situação onde foi exibido um anúncio que nada tem relação com seu interesse e pensou:

  • “Nossa, por que esse tipo de publicidade está sendo exibida para mim? Eu nem gosto disso!”

Isso ocorre com mais frequência do que pode-se imaginar e o público que vê esse conteúdo sem ter interesse, pensa o mesmo que você. Consegue entender o prejuízo que uma marca pode ter se essa atitude for praticada com frequência?

O Facebook tem uma enorme preocupação de só mostrar conteúdo de interesse, afinal a criação dessa rede social foi baseada nisso, logo perder a essência é perder o que garantiu o sucesso atual. Para que isso funcione da melhor forma possível, a empresa vive fazendo modificações no alcance das publicações para segmentar da melhor forma possível.

Se ela já faz isso em seu feed de notícias, com os anúncios que são exibidos na plataforma não poderia ser diferente, por isso foi criada uma ferramenta que chama-se Facebook Audience Insights ou em português, informações do público.

O blog do Mestre do Ads irá te ajudar a entender o seu funcionamento, para que ela deve ser utilizada e, ainda, fornecer algumas sacadas de uso que podem potencializar muito a qualidade de suas campanhas.

Vamos lá?

 

Usando Facebook Audience Insights para criar públicos,

 

O que é o Facebook Audience Insights?

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta que irá auxiliar você a descubrir quem é o seu público alvo, qual o perfil, as particularidades e demais informações que ajudam a montar uma estratégia com foco em seu interesse.

Qualquer pessoa que deseja anunciar no Facebook pode fazer uso dessa ferramenta, afinal, foi para isso que ela foi criada.

Você pode estar ai se perguntando:

  • Mas como essas informações irão me ajudar na criação das campanhas Facebook Ads?

Você deve-se lembrar que quando criamos um anúncio, estamos em busca de algum objetivo, não é mesmo? Ninguém investe um valor em dinheiro para anunciar em troca de nada…

  • Você pode querer divulgar mais a sua marca…
  • Atrair mais clientes…
  • Aumentar suas vendas…
  • Captar leads…

E mais uma porção de ações que os anúncios permitem, porém para que a conversão, independente de qual seja, ocorra, ela precisa estar alinhada ao interesse do público, senão, nenhum resultado será obtido.

Anunciar tem uma relação muito próxima com atrair, por isso que campanhas de remarketing no Google Ads tem resultados tão positivos. Você está atraindo, novamente, alguém que já demostrou real interesse pelo que você oferece, logo as chances de conversão são maiores, concorda?

No Facebook, é um pouco mais complicado que isso, pois quem está na rede, muito provavelmente, não está querendo comprar nada, está ali para buscar a troca de informações, entretenimento e etc. Aí que entra o grande desafio, atrair de forma sutil e levar à conversão.

Essa atração só será possível com conteúdo de interesse, ou seja, exibir informações que tenham relação com seu estilo, sua personalidade, a região em que mora e demais detalhes de seu perfil…

Como descobrir essas informações, então?

O Facebook Audience Insights pode te ajudar com isso!

 

Usando Facebook Audience Insights para criar públicos.

 

O que o Facebook Audience Insights analisa?

A principal missão do Facebook Audience Insights é fazer com que o anunciante possa criar anúncios muito mais relevantes e focados em sua audiência, por esse motivo visa analisar pontos cruciais para que as informações certas sejam obtidas.

Com a utilização da ferramenta, será possível:

  • Descobrir qual é o estilo de vida que seu público alvo leva, com o auxílio de informações de interesse;
  • Visualizar quais são as principais páginas que seu público curte. Isso lhe dará uma dimensão de assuntos e nichos de interesse, que podem ser extraídos temas para seus anúncios;
  • Saber quais eventos os usuários em seu perfil mais curtem;
  • Ter acesso à todas as informações de localização e sobre a língua nativa;
  • Informações focadas no perfil do usuário como: idade, cidade em que mora, cargo que ocupa, empresa que trabalha, sexo, estado civil, entre outros.

Acha que acabou? Não mesmo!

A análise ainda te dará um relatório completo de compras de seu público, mostrando quais são os produtos e categorias que mais são visitadas. Isso lhe dará uma dimensão maior, caso pretenda trabalhar com promoções.

 

Usando Facebook Audience Insights para criar públicos

 

Como utilizar o Facebook Audience Insights?

Fazer a utilização do Facebook Audience Insights é bem simples. Criamos um passo a passo rápido que irá te ajudar a obter todas as informações que deseja.

Acompanhe com a gente!

  1. Vá até a página: https://www.facebook.com/ads/audience-insights/
  2. Se estiver logado em sua conta, haverá uma barra com um botão “Criar Novo”;
  3. Ai selecionar a opção, uma tela irá se abrir em sua frente, perguntando qual tipo de público deseja obter informações: De todo o Facebook ou de uma página sua. Escolha a opção que desejar;
  4. Ao selecionar, ao lado esquerdo da página, você verá vários filtros como: Idade, local, gênero, interesses, conexões e diversos outros. Vá fazendo o preenchimento de acordo com a sua necessidade;
  5. A cada item preenchido, uma informação será gerada automaticamente em seu gráfico;
  6. Ao final, clique em salvar;
  7. Adicione um nome para esse perfil de público que acabou de criar;
  8. Pronto, você já conseguiu informações bastante úteis. Como tem salvo esse personalização, é possível usar o Power Editor para criar anúncios para usuários com essas características.

Muito simples, você não achou?

Você já tem em mãos, informações bastante definidas sobre o seu público. A partir daqui é encontrar alternativas para criar campanhas poderosas que irão chamar a atenção para a conversão.

Nós podemos te ajudar com algumas dicas.

 

1º Passo – Escolha o público de acordo com a oferta

Por mais que você tenha um público alvo bastante abrangente e vários perfis de clientes, a melhor estratégia é sempre apostar na segmentação mais qualificada e focada no grupo de interesse.

Você pode até anunciar o mesmo produto em diversas campanhas diferentes, tomando o cuidado para que cada uma delas levem em consideração a personalidade do público estratégico daquele anúncio.

 

2º Passo –  Compreenda a sua campanha

Para ter a certeza de que o seu anúncio irá atingir o público certo, pergunte-se:

  • Qual o interesse que quero despertar com a exibição desse anúncio?
  • Meu negócio e meu público tem um interesse em comum, estou conseguindo transmitir isso em minha campanha?

Quando você consegue obter respostas para essas duas perguntas, os seus anúncios ficam muito mais focados com seu objetivo e, com isso, tendem a atingir seu público com facilidade.

 

3º Passo – Testar sempre

Por mais que a gente acredite que uma campanha está perfeita, com a linguagem correta, com uma oferta atrativa, com uma abordagem clara e atendendo os demais requisitos exigidos, só quem poderá nos dar essa resposta é nosso público alvo nos resultados obtidos.

Então, a melhor forma de garantir que tudo está funcionando bem é acompanhando de perto os resultados.

Prepare a sua campanha da melhor forma possível, coloque para rodar por alguns dias e vá acompanhando de perto como ela está se comportando. Se visualizar que ela não está indo muito bem ou está longe de alcançar o objetivo planejado, reavalie o que pode ser feito para mudar esse cenário e até mesmo pause, para que não seja gasto orçamento à toa.

Seu público sempre será o seu cliente mais exigente, então é nele que você precisará prestar atenção sempre.

 

Esperamos que o Facebook Audience Insights seja uma ferramenta que possa ajudar a melhor os resultados de sua campanha de forma bastante expressiva. Com toda a certeza, notará o avanço de resultados em pouco tempo de utilização.

Alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para nós!

Queremos lhe agradecer pela confiança e convidar à voltar sempre, afinal esse espaço foi criado para ajudar você que quer melhorar suas estratégias de marketing digital.

Bons estudos!

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