O marketing digital está cada vez mais presente no dia a dia de empresas, dos mais variados nichos e portes.

Essa cenário se construiu rapidamente e não foi à toa, uma vez que as ferramentas dessa modalidade estão trazendo excelentes resultados às marcas.

Por outro lado, há ainda muitos negócios que não contam com a ajuda do marketing digital em suas estratégias.

Os motivos? São variados. Há quem acredite que o marketing digital não serve para o seu tipo de negócio, outros pensam que essa é uma tendência passageira…

Além disso, tem os que gostariam de trabalhar esse tipo de estratégia, mas ainda não estão familiarizados com as funções e funcionalidades e, por isso, têm medo de arriscar.

E se nós te disséssemos que para quebrar todas essas barreiras, basta uma única ação, você acreditaria?

A ação poderosa, capaz de mostrar aos incrédulos que o marketing digital não é algo passageiro. Aos desconfiados que o marketing digital é aliado de todos os tipos de negócios. E aos medrosos que não é preciso medo para se aventurar nas funções e no leque de oportunidades dessas ferramentas.

É traçar uma estratégia personalizada de marketing digital para o seu negócio.

Nós, aqui do Mestre do Ads, gostamos de fazer uma pergunta muito interessante em momentos como esse, onde é necessário dar um passo adiante para conquistar melhores resultados, evoluir:

  • Você tem mais medo de perder, do que vontade de ganhar?”.

Pense bem! Empreender em busca do sucesso é arriscar, independente, do que o sucesso signifique para você.

Óbvio, arriscar com sabedoria é imprescindível, mas ter mais vontade de ganhar do que medo de perder também é.

Se você quer dar um passo largo, rumo ao sucesso do seu negócio, então continue com a gente até o fim desse conteúdo.

Nós queremos te mostrar como criar uma estratégia personalizada de marketing digital para o seu negócio.

Você vem?

 

Estratégia personalizada de marketing digital para o seu negócio

 

#Estude o seu mercado dentro do marketing digital

Se você quer inserir o marketing digital dentro do seu negócio, será preciso que você crie uma estratégia personalizada, que atenda as demandas específicas e, talvez, únicas do seu negócio… Certo?

A questão é que, muito provavelmente, algum concorrente da sua marca já fez isso e, portanto vem registrando algumas ações na rede, conforme evolui.

Você deve estar pensando que isso é ruim e, de certa forma, é mesmo, pois você está perdendo espaço para os concorrentes que se atualizaram mais rapidamente que você.

Só que há algo bastante positivo nisso, além de dar tempo de recuperar o que foi perdido, você terá a oportunidade de aprender com os “erros dos outros”, estudando o seu mercado de atuação dentro do marketing digital.

Para fazer uma boa análise, trabalhe sob os seguintes parâmetros:

  • Olhe para o seu negócio: Verifique todos os pontos do seu negócio, tanto os positivos, quanto os negativos, visando deixar claro quais são os recursos gerais disponíveis.
  • Olhe para os seus concorrentes: Nesse momento, você terá que analisar quais são as atitudes que os seus concorrentes costumam ter diante das situações do mercado que você pretende entrar. Aqui, o fofo será voltado à descobrir o que eles não oferecem que você poderia agregar ao seu negócio como um diferencial atrativo.
  • Conheça seu público alvo: Na hora de analisar seu público alvo, principalmente, se você ainda não atua na internet, é muito interessante que você observe o público do seu concorrente direto, pois ele tende a ser muito parecido com o seu. Tente descobrir dados como: Faixa etária predominante, gênero, principais interesses, poder aquisitivo, cargo profissional, principais dores, desejos, as redes que mais frequenta e o que mais for necessário para criar uma persona completa.
  • Nível de interesse: Faça pesquisas, inclusive no Google, sobre qual o grau de interesse que os usuários possuem sobre as soluções que o seu negócio apresenta e oferece. Isso lhe dará um bom direcionamento sobre o potencial que a sua marca possui na rede.

#Estabeleça metas e objetivos alcançáveis

Para que você consiga obter sucesso, independente, de qual seja a sua estratégia, é necessário que se estabeleça metas e objetivos verdadeiramente alcançáveis.

E isso não poderia ser diferente no marketing digital. Apesar dos resultados grandiosos, essas ferramentas não são milagrosas…

Claro, se bem utilizadas, elas podem te entregar resultados incríveis, mas é preciso trabalho, dedicação e adequação do que se deseja atingir de acordo com a realidade, caso contrário, você se verá frustrado e prejudicará todo o andamento da estratégia.

Se você tem boa experiência administrativa, sabe que para estabelecer metas e objetivos plausíveis, nada melhor que um planejamento bem feito. Certo?

Então, crie um plano de ação, com metas e objetivos estabelecidos de acordo com o poder de investimento da sua marca, prazos para alcançá-los, as ações necessárias para chegar lá e tudo mais.

Quanto mais descritivo e detalhado for esse plano de ação, melhor, pois você terá uma visão panorâmica de onde está e para onde vai, dia após dia.

Claro, todas essas ações devem ser mensuráveis, afinal, isso é necessário para o acompanhamento do desempenho da sua estratégia.

 

Estratégia personalizada de marketing digital para o seu negócio;;

 

#Tenha um orçamento definido

Acabamos de falar sobre o plano de ações que está diretamente ligado ao seu orçamento, não é verdade?

Esse assunto chega a dar arrepios em alguns profissionais, mas é extremamente necessário para que você tenha uma estratégia personalizada de marketing digital para o seu negócio, sem prejudicá-lo.

Para não tomar nenhum susto ou se empolgar demais quando os resultados começarem a surgir, tenha um orçamento definido.

Considere os custos operacionais com plataformas, dos seus funcionários e outros recursos que irá utilizar.

Dependendo do tipo de estratégia de marketing digital, você poderá ter mais ou menos gastos, como, por exemplo:

  • A atração de tráfego orgânico feita através de SEO + conteúdo pode ser feito por você e, talvez, tenha menos custos do que uma campanha de links patrocinados, ao qual você pagará para anunciar.
  • No entanto, os resultados orgânicos, apesar de mais duradouros, levará mais tempo para surgir, demandando mais horas trabalhadas.

Por isso, avalie muito bem quais serão as práticas que você irá adotar e os custos dessas operações.

Lembre-se que tempo também é dinheiro!

#Descubra quais são os principais canais que você deve estar

No marketing digital, o canal ao qual você vai colocar em prática suas estratégias é de extrema importância.

Por isso, uma boa estratégia de marketing digital é aquela que aponta quais são os principais canais de relacionamento e comunicação que a sua marca deve atuar

Geralmente, o que determina essa questão é o usuário, ou a presença massiva dele, isso porque não adianta você apostar no Facebook, se o seu público alvo está no Twitter, por exemplo.

Então, estude todas as opções, veja se o seu público prefere um site ou um blog, o Facebook ou o Youtube, se interage em um fórum ou prefere fazer perguntas ao Google, se utiliza e-mail ou inbox.

Essas descobertas também lhe ajudará a formatar melhor sua estratégia, como por exemplo, apostar no marketing de conteúdo via blog primeiro ou de relacionamento via redes sociais.

 

Estratégia personalizada de marketing digital para o seu negócio..

 

#Conteúdo é Rei se você souber sobre o que falar

Toda boa estratégia de marketing digital explora o marketing de conteúdo, independente, de qual o nicho de atuação do negócio.

Isso acontece porque o conteúdo é poderoso quando o assunto é engajamento, algo importante para que as conversões aconteçam.

Você já deve ter ouvido falar por aí que o conteúdo é rei, porém isso só se tornará verdade se você souber sobre o que falar.

Isso quer dizer que, se você tiver total convicção dos temas que o seu público alvo se interessa, então terá em mãos algo de muito valor, capaz de captar um alto volume de tráfego de qualidade, transformando em uma audiência fiel, leads e, por fim, clientes.

  • Como descobrir esses temas?

Lembra do estudo de público alvo? Nele você terá descoberto os principais interesses dele e daí ótimas ideias de temas podem ser geradas.

Procure fazer uma conexão entre assuntos relacionados ao seu negócio, ao seu mercado de atuação e aos principais interesses do seu alvo, além das dores sem soluções que eles possuem.

Utilize também a Keyword Planner do Google, ela irá te ajudar a encontrar palavras-chave de muita relevância que podem lhe dar ótimas ideias de assuntos.

 

Pronto! Agora você tem em mãos informações valiosas que irão, sem dúvidas, te ajudar a começar no marketing digital com o pé direito. Esperamos ter lhe ajudado.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato pelos comentários abaixo e deixe sua pergunta ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Ads.

Será um prazer poder lhe ouvir!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

Compartilhar.