Já faz um bom tempo que não tocamos no assunto mobile por aqui, você já não estava sentindo falta? Eu bati tanto, mais tanto nessa tecla em alguns conteúdos atrás que resolvi deixar um pouco de lado esse assunto, porém está na hora de retornarmos com ele.

Me diga uma coisa, de lá para cá, você teve bastante tempo para adaptar seu site ao mobile, então te pergunto, está tudo funcionando 100%? E quais foram as melhorias de resultado que você teve?

Sei que muitos que me leem agora, não devem ter implementado isso em seus sites, estou certo? Estamos em 2016 e as pequenas telas invadiram o mundo, sendo assim, se o seu site, blog ou projeto não está pronto para receber tráfego através do mobile, sento te informar, mas você está perdendo muita grana!

 

4 razão para você estar presente no Mobile

 

Calma, talvez o que falte para você é visualizar as razões pelas quais você deve se fazer presente nas buscas por mobile, não é mesmo? Acredito que você pode pensar que seu público alvo não é formado de pessoas que usam celulares para fazer buscas e que por isso, não vê porque ter esse trabalhão todo.

Criei esse conteúdo justamente para desmitificar essas informações, pois nunca vou me cansar de bater na tecla de que você precisa se fazer presente em todas as mídias possíveis, pois isso agrega um valor inestimável a sua marca.

Tenho alguns dados aqui que, certamente, servirão de pontapé inicial para que você entenda a importância do mobile na atualidade, veja:

  • 50% das pesquisas feitas no Google em 2015 vieram de smartphones ou tablets;
  • 61% dos usuários dizem que confiam mais em marcas que estão presentes na internet;
  • 56% dos usuários dizem que é muito mais fácil buscar informações pelo celular do que ter que ligar o computador para fazer uma busca.

Com esses dados é possível começar a entender como está ocorrendo o comportamento do usuário em relação ao mobile, você não acha? Sendo assim, esses números não te dizem nada? Tenho absoluta certeza que dizem muitas coisas!

Analisando de uma forma bem rápida, podemos notar que o número de buscas usando o buscador Google via mobile já se equipara com o uso de desktop, isso indica que está ocorrendo uma migração de plataforma e que, muito em breve, as pesquisas via mobile irão apresentar um número possivelmente maior nessa comparação. Além disso, já se escuta um burburinho do mercado dizendo que o computador de mesa será descontinuado e o comércio dará uma ênfase maior para smartphones, tablets e ultrabooks. Será que isso ocorrerá logo?

Já o segundo item nos faz repensar a forma de atender nossos clientes, uma vez que, hoje existe uma cobrança pela presença virtual. Os usuários querem saber das novidades, querem falar com você, porém não vão mais fazer isso através do telefone. Vão buscar essas informações através do Facebook, Twitter e outras redes sociais que podem ser facilmente acessadas dos apps.

O terceiro item só vem para fechar com chave de ouro a nossa análise, pois já sabemos que é muito mais fácil ligar a tela do celular, do que ligar o computador, não é? E mais, através da internet 3G e 4G, podemos estar conectados de qualquer lugar, logo não existem mais barreiras que nos impedem de estar online. Pense nisso!

Pronto, analisamos cada item e já temos a certeza de que os números são expressivos e que ligam um alerta para a importância no Mobile na atualidade. No entanto, eu separei algumas razões pelas quais você deve se fazer presente no mobile para explorar um pouco mais á fundo.

Você topa? Vamos juntos então!

 

4 razão para você estar presente no Mobile,

 

1º Razão: Algoritmos de Ranqueamento

Se você quer um lugar no topo da busca orgânica para as suas palavras chaves, você precisa estar com o seu formato mobile em dia, você sabia?

Desde abril de 2015, o Google, atualizou seu algoritmo e assim, implementou mais um fator decisivo de ranqueamento, o chamado Mobile-Friendly, que traduzido significa amigáveis para dispositivo móveis. O que isso quer dizer? Simples!

Ele passou a deixar melhor posicionado sites ou blogs que apresentam qualidade na navegação via mobile e assim, rebaixa sites que não se adaptaram com essa funcionalidade. Isso apresenta um grande impacto nas SERPS, uma vez que, nada irá adiantar fazer um site com uma estratégia de marketing de conteúdo perfeita e uma otimização excelente, se seu site não tiver adaptado ao mobile.

É importante que você saiba que algumas plataformas já apresentam essa opção de site responsivo integrada e também, já existem alguns layouts que podem ser configurados para as pequenas telas, sendo assim, não existe mais desculpas para não adaptar seu site logo!

 

2º Razão: O mundo está migrando para o Mobile

Eu já comentei sobre isso quando analisei os dados da pesquisa, porém é tão importante que você entenda essa mudança que resolvi dedicar um tópico inteiro para falar disso!

Nós somos de uma era em que a internet aconteceu no meio de nossa formação, então tivemos que nos entender com ela de nossa maneira, no entanto as próximas gerações não terão esse problema, uma vez que, elas já nascem conectadas.

Com isso, podemos pensar que se hoje quem tem o poder de compra nas mãos são os pais dessas crianças, em pouco mais de 8 anos, elas já serão adultas e poderão fazer essa escolha sozinha, concorda?

Essa nova geração não tem medo de estar online, não tem medo de se expor e muito menos de comprar via internet, ou seja, estando preparado para o mobile, as chances de você aumentar suas conversões são enormes.

 

3º Razão: O usuário merece uma boa experiência

Tenho certeza que você fica muito bravo quando quer acessar um site pelo celular e ele demora pra carregar, não é? Isso quando não carrega todo desconfigurado, com imagens enormes e sem menu de navegação. Ai a ação a fazer é certa, sair do site e procurar outra opção na lista de busca.

Pesquisas já apontam que pouco mais de 65% dos usuários que não conseguem abrir a pagina em poucos segundos, não tem a menor paciência para esperar, sendo assim, optam por voltar a busca e tentar novamente em outro endereço, possivelmente de uma concorrente seu.

Creio que você não queira perder espaço para seu concorrente, estou certo? Muito menos, elevar a taxa de rejeição do seu site… Então, não perca mais tempo, transforme seu site para ser visto de qualquer dispositivo móvel.

Você verá que os seus resultados vão melhorar significativamente nos meses seguintes a adaptação!

 

4 razão para você estar presente no Mobile.

 

4º Razão: Cartão de Visita da Sua Marca

Sempre pontuo que você precisa se fazer presente em todas as mídias sociais, pois isso mostra ao seu cliente que você está preocupado com ele, que você quer estar mais próximo e que você é totalmente acessível, entende?

Uma marca que não tem a preocupação com o Mobile, parece uma marca ultrapassada que ainda não se atualizou sobre as tendência de mercado. Logo, não passe essa impressão para seus clientes, uma vez que, sabemos que você já tem noção da importância do mobile.

 

Você tem em mãos as 4 razões mais importantes para se fazer presente via mobile, sendo assim, acredito que você já esteja convencido da necessidade disso. Não deixe que o tempo passe e fique estagnado no passado! Adapte-se!

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Pode falar, eu quero te ouvir!

Quero agradecer, mais uma vez, a companhia e a confiança!

Compartilhar.