Hoje vamos falar sobre um dos negócios mais promissores do setor digital, o E-commerce.

Se você chegou até aqui, deve estar pensando em investir em um negócio como esse ou até já tem um e-commerce. Independente de qual situação você se encontra, há algo semelhante nessas duas situações é que, muito provavelmente, você está em busca de melhorar o seu negócio ou até evitar erros fatais. Acertei?

Se eu estou certo, então tenho uma ótima notícia para você:

  • Pode pegar papel e caneta ou qualquer local que você possa consultar com facilidade as informações anotadas, pois eu vou te entregar um material muito relevante sobre 5 erros fatais para um e-commerce.

Ao terminar de consumir esse conteúdo, você terá uma visão mais clara sobre o que você deve evitar ou corrigir em seu negócio. Vamos lá?

 

5 Erros Fatais Para Um E-commerce,

 

E-commerce – 5 Erros Fatais

É possível que muitas pessoas acreditem que é fácil ter e manter um e-commerce, especialmente, pelas constantes abordagens da mídia televisiva e impressa sobre o assunto.

É comum vermos matérias sobre o tema intituladas das seguintes formas:

  • Monte seu e-commerce de forma rápida e fature muito.
  • Tenha um e-commerce e fique rico.
  • O negócio de baixo investimento e altos lucros rápidos.

Esses foram só alguns em meio a centenas e centenas de títulos que eu já pude ver por aí. Você também já viu?

Infelizmente essa não é uma verdade e, portanto esse cenário não faz parte da realidade. Existem diversas dificuldades e processos complexos para levantar um e-commerce e mantê-lo nas alturas, nem sempre é fácil, mas com algumas atitudes é possível diminuir os riscos e corrigir erros, basta que você saiba quais são esses erros fatais para um e-commerce.

Se você ficou preocupado, pois não faz ideia de quais são esses erros fatais, fique tranquilo. Eu vou te apresentar um elenco forte a partir de agora.

 

E-commerce #1 Fatal – Não Conhecer o Mercado

O primeiro erro fatal para um e-commerce é quando o empresário por trás dele não conhece o mercado, ou seja, não tem noção de como são as práticas, técnicas e funcionamento do mercado no geral.

Quando você não conhece o universo que está adentrando, automaticamente, as chances de acontecerem erros fatais aumentam.

É muito comum que donos ou futuros donos de e-commerces optem por esse tipo de negócio pensando em disputar espaço com grandes marcas, mas só pensam dessa forma por não conhecerem o setor. Quando falo isso é porque os grandes e-commerces possuem grande poder de competitividade, desde os preços e parcelamentos até a variedade de produtos.

Se você está começando, como você poderá competir com os grandes sem quebrar no primeiro mês?

Por isso, atenção! Se você não quer cometer um erro fatal, pesquise bastante o mercado, avalie tudo de forma profunda e entenda o funcionamento antes de colocar o seu e-commerce na ativa e em risco.

Vamos ao próximo item? Então vamos juntos!

 

E-commerce #2 Fatal – Não Estudar Público Alvo

O segundo erro mais fatal e também comum para um e-commerce é quando não há um estudo de público alvo.

Eu te pergunto:

  • Como você pretende vender algo, se você não conhece quem compraria o que você está oferecendo?

É exatamente esse o caso, não é porque você está abrindo um negócio na internet, um local sem fronteiras, que todos os usuários vão ser seus clientes em potencial, muito pelo contrário. Para encontrá-los você precisará trabalhar duro. Nesse momento é que entra a necessidade de um estudo de público alvo bastante aprofundado, pois por meio dele você conseguirá descobrir qual é o perfil do seu cliente em potencial e desse modo poderá adequar a sua estratégia para atingi-lo.

Um e-commerce que iniciou suas atividades faz pouco tempo, precisa apostar na segmentação para ir ganhando espaço aos poucos e quando ele não possui um estudo de público alvo, as chances de cometer um erro fatal, nesse sentindo, são iminentes.

Podemos seguir ao terceiro erro fatal? Sugiro que você fique bastante atento.

 

E-commerce #3 Fatal – Não Respeitar as Regras e Leis

Esse é um dos erros mais perigosos e fatais não só para um e-commerce, mas também para o empresário por traz dele. Isso porque, qualquer problema nesse sentido, poderá fechar a loja virtual e, ainda, gerar multa e punições ao seu responsável.

Você deve estar louco para saber o porquê, não é? Então aí vai a pergunta:

  • Você sabia que para ter um e-commerce em funcionamento é necessário respeitar leis e regras como em qualquer negócio físico?

Se você não sabia, cuidado, pois você pode estar cometendo infrações graves aos olhos da justiça e por esse erro poderá perder o seu negócio.

A minha dica aqui é que você procure se aprofundar nesse assunto, pois há regras e leis muito específicas para esse tipo de segmento. O que eu posso lhe afirmar com toda a certeza é que o código de defesa do consumidor vigora nos e-commerces.

Prazos não cumpridos e informações dadas que não honram a veracidade podem te levar a uma acusação de fraude.

Conseguiu captar a responsabilidade de ter um e-commerce? Então fique atento a isso. A internet não é uma terra sem lei. Lembre-se!

Ansioso para descobrir qual é o quarto erro fatal? Vamos em frente.

 

5 Erros Fatais Para Um E-commerce

 

E-commerce #4 Fatal – Não Ter Um Canal de Comunicação Aberto

A principal fonte de sucesso de um negócio, seja ele uma loja no shopping ou um e-commerce, é o cliente.

Uma das ações mais poderosas e que mais atrai bons resultados é a comunicação.

Se você aliar esses dois, você poderá montar a seguinte fórmula:

(Clientes em potencial) + (Canal de Comunicação Aberto) = Vendas

O problema está justamente nesse ponto. Muitos profissionais do setor de e-commerce acreditam que por ser uma plataforma online tudo funcionará de forma automática e robótica, livre de trabalho, mas não é isso que acontece.

Esse comportamento ocasiona em um erro fatal, o de não ter um canal de comunicação aberto com o público, ou seja, a principal fonte de sucesso do negócio.

Se você não quer colocar tudo a perder em um tempo recorde, se prepare para ouvir os seus clientes. Disponibilize canais para que eles possam falar com você sobre o que esperam do seu e-commerce, sobre problemas e até mesmo nível de satisfação com a compra. Posso te afirmar com toda a certeza que um atendimento personalizado fará com que seus resultados só melhorem e seus riscos de erros fatais sejam diminuídos.

Uma das mais ricas fontes de informações é o público, por meio dele você pode fazer modificações importantes e atrair ainda mais clientes. É por isso que você não pode deixar seu canal de comunicação fechado.

Vamos ao nosso quinto e último erro fatal? Estamos quase finalizando.

 

E-commerce #5 Fatal – Não Investir em Anúncios

É muito recorrente que iniciantes no ramo de e-commerce tenham certo preconceito em anunciar. Eu, ainda, não sei bem o motivo, mas já ouvi coisas como:

  • Não vou anunciar, não preciso, eu já estou no Google.
  • Não quero investir em publicidade, é muito caro.
  • Para que anunciar? Basta que as pessoas entrem direto na minha loja.

Dentre milhares de outras coisas. A questão é que você pode até estar sim no Google, mas como ainda não tem relevância, por mais que te procurem, dificilmente, algum interessado irá te achar, antes de achar o seu concorrente.

Segundo ponto, a publicidade online possui preços acessíveis e com orçamentos totalmente adaptáveis ao que você deseja ou pode gastar. O Ads, a plataforma de anúncio do Google, tem um sistema de cobrança bastante justo, onde você só paga depois que a conversão é obtida.

 

5 Erros Fatais Para Um E-commerce.

 

Resumindo? Se você quer ter chances de atrair público de qualidade e de maneira mais rápida, você deve apostar na publicidade, você deve investir em anúncios, caso contrário, seus concorrentes estarão sempre a sua frente e isso ocasionará um erro fatal ao seu e-commerce.

O que você precisa entender é que os anúncios são essenciais para você posicionar a sua marca, torná-la mais reconhecível aos olhos do público. São por meio dos anúncios que você começará a mostrar que está presente no setor.

Entendeu? Conseguiu captar a ideia? Espero que sim e que você não cometa esse erro fatal por simples falta de conhecimento aprofundado no assunto. Liberte-se do preconceito quanto a isso e abra a sua mente para novas possibilidades, você verá que tudo ficará mais alcançável.

Pronto! Agora você já conhece os 5 erros fatais para um e-commerce. Você já conseguiu identificar algum erro que você cometeu ou pensava cometer? Espero, de verdade, que você tenha tempo hábil para evitá-los ou até mesmo corrigi-los a partir desse conteúdo. Meu desejo é que as informações adquiridas tenham sido relevantes o bastante para você e que tenham suprido as suas expectativas quanto ao tema.

Ficou com dúvidas? Então não pense duas vezes e entre em contato, lhe responderei pessoalmente com o maior prazer o mais rápido possível.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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