Já comentei anteriormente com você que uma das perguntas que mais recebo está ligada diretamente a vendas, anúncios. Perguntas como:

  1. Tiago, como eu faço para vender mais?
  2. Como anunciar gastando pouco?
  3. Como Melhorar o Alcance do Público Alvo?

Bom, o que eu quero dizer com isso é que as maiorias das pessoas, empreendedores iniciantes ou bastante experientes, estão atrás de alavancar os resultados de seus negócios.  Eu mesmo me incluo nessa lista. E geralmente, a técnica utilizada para captar mais interessados, vender mais, gerar mais conversões, está ligada a anunciar.

Esse é um cenário muito bom, a meu ver, porém há algo que me incomoda muito nessa prática. Os erros. É claro.

Calma, eu não estou querendo dizer que sou perfeito. Todo mundo comete erros e eu não sou diferente. O que quero que você entenda é que vejo muitos erros bobos comprometerem totalmente o resultado das campanhas e isso me deixa inquieto. Quer ver?

  • Você tem a impressão de que investe muito e o retorno é pequeno ao anunciar?
  • Você recebe altos números de visitantes que não executam nenhuma ação em seu site e vão embora?
  • Você tem altos índices de reclamações dos seus possíveis interessados?
  • Você já teve um anúncio denunciado pelo usuário?
  • Você já teve um anúncio bloqueado pela plataforma?

Bom, se isso acontece ou já aconteceu com você, existem grandes chances de você estar cometendo erros ao anunciar e, pior, sem dúvidas você está retardando seu crescimento em função de erros totalmente reversíveis.

A vontade que eu tenho quando vejo esse tipo de situação é ir a cada negócio, em cada responsável pelo anúncio e ajudar, mas infelizmente não tenho tempo para isso. Então, fiquei pensando sobre uma forma que eu poderia fazer para ajudar a minimizar esses erros.

 

erros comuns ao anunciar.

 

Fui pesquisar e dessa vez, consegui me decidir até que fácil, sabia que a melhor maneira de deixar um conteúdo disponível para quem tivesse interesse era colocando ele aqui no canal. Depois disso, se iniciou a fase mais difícil do processo, sintetizar o conteúdo de maneira que não ficasse cansativo e ao mesmo tempo não ficasse incompleto. Tive que achar um meio termo, então eu garimpei bastante, tirei alguns pontos, acrescentei outros, fiz a junção de dois tópicos e o resultado final, você confere a seguir.

11 Erros que Você pode Estar Cometendo ao Anunciar

Como lhe disse anteriormente, os seus resultados podem estar comprometidos e limitados por conta de erros relativamente bobos, mas que fazem total diferença no desempenho de sua campanha. Por isso é muito importante estar atento aos pontos que vou lhe apresentar a seguir. O anunciante comete um erro quando:

  1. Direciona para a Home: Esse é um dos erros mais comuns, porém bastante grave. Se você não o comete, já deve ter visto anúncios que mostram um determinado produto e quando você clica é direcionado para a página principal do site. Muito chato isso, né? Prejudicial também! Isso porque, o potencial interessado, ao ser direcionado para a home, precisa executar todo o caminho até o produto que lhe gerou interesse, porém nem todo mundo está disposto a fazer isso ou até mesmo está sem tempo para executar essa pesquisa e é nesse momento que ele vai embora e compra do seu concorrente que direcionou de maneira correta para agilizar a execução de compra. Para que você não perca mais clientes por conta disso, coloque no anúncio a url da página do produto, facilite a compra e melhore a experiência do usuário.

 

  1. Anuncia Produtos Esgotados: Esse é um erro que causa problemas sérios nos seus resultados finais, isso porque, ele mexe diretamente com a sua autoridade na rede. Acontece da seguinte forma:

 

  • O potencial consumidor avista o seu anúncio.
  • Ele se interessa pelo produto e clica para visualizar melhor.
  • Ele fica com grande expectativa de adquirir o produto.
  • Clica para ir à página do produto e realizar a compra.
  • Ao chegar à página, fica frustrado porque o produto está esgotado.

Percebeu o quão sério pode ser isso? Esse cliente em potencial pode nunca mais voltar à sua loja, pois se sentiu enganado pela sua “propaganda”. Ainda existem chances de ele fazer propaganda negativa de seu negócio, para amigos e familiares. Por isso, preste muito atenção nessa etapa, reveja seu estoque antes de formular um anúncio e caso o estoque fique esgotado no meio de sua campanha, pause-a até que você reabasteça.

 

  1. Não Utiliza Palavras Específicas: Utilizar palavras-chaves específicas é essencial para conseguir um bom posicionamento, de nada adianta você querer abraçar o mundo se ainda não abraça nem o seu bairro. A melhor maneira de você conseguir ter bons resultados com seus anúncios é segmentando bem as palavras-chaves que você pretende utilizar. Não use palavras muito genéricas, procure utilizar palavras ligadas ao seu negócio e que são mais específicas, diminuindo as chances de usuários “perdidos” gastarem seu orçamento à toa.

 

  1. Não Foca em poucas Palavras Chaves: A escolha das palavras-chaves, realmente gera muitas dúvidas e possivelmente erros. Por isso, preste bastante atenção na hora de escolher as suas. Muitas pessoas acham que escolher um monte de palavras-chaves vai conseguir ter um maior alcance e, portanto melhores resultados, mas isso é um erro, uma ilusão de ótica. Sabe por quê? Porque você vai acabar concorrendo com seus próprios anúncios, gastando mais e não tendo o retorno esperado, além disso, você poderá estar dificultando sua segmentação. Para não ter problemas com isso, selecione poucas e boas palavras-chaves, entre 5 e 10 no máximo, e foque sua campanha nelas.

 

  1. Não Adapta a abordagem nas plataformas: Fato é que anunciar em diversas plataformas é muito importante e gera resultados fantásticos, o problema é que muita gente não se atenta para a abordagem de cada canal. Você deve anunciar em todas as plataformas que você acreditar ter potenciais consumidores, porém você deve entender que cada canal tem sua linguagem para comunicar, por isso, não use o mesmo anúncio no Youtube, na rede de pesquisa, no display, adapte a linguagem e a abordagem, dessa forma seus resultados serão muito melhores.

 

  1. Direciona para página errada: Esse erro é encarado como uma espécie de propaganda enganosa e pode resultar em problemas complicados de resolver, isso porque, esse erro é visto até pela plataforma de anúncios como uma atitude duvidosa e se for pega, seu anúncio poderá ser bloqueado, além disso, na visão do consumidor, você está dificultando a navegação e deixando a experiência do usuário confusa. Por isso, procure direcionar o usuário para o produto específico do anúncio.

 

  1. Não utiliza a negativação: Muitos anunciantes desconsideram essa fase, pois consideram um detalhe não muito importante e isso é um tremendo erro. Não negativar palavras-chaves, pode consumir seu orçamento em poucas horas sem lhe trazer nenhum retorno, isso porque, você estará trabalhando com uma abrangência enorme, podendo trazer um tráfego não qualificado através de seus anúncios. Imagine que:
    • Você escolheu utilizar a palavra-chave “celular android”.
    • Na pesquisa, as pessoas podem lhe achar com a palavra-chave “celular iOS”, por conta da semelhança “Celulares”.
    • O que irá adiantar essas pessoas clicarem em seu anúncio?

Nada! Você precisa otimizar o seu orçamento, além disso segmentar melhor o seu público, por isso faça uma lista de palavras-chaves negativas que podem trazer usuários que não têm interesse no que você comercializa.

 

erros comuns ao anunciar,

 

  1. Esquece de Segmentar: Esse erro é terrível, como eu já lhe disse acima, não segmentar é o mesmo que anunciar para qualquer pessoa que tem acesso à internet. Isso pode encarecer suas campanhas e não trazer nenhum resultado. Por isso, aplique as técnicas que eu lhe mostrei acima, acrescente técnicas de localização correta, língua, faça um bom conteúdo contendo a palavra-chave tanto no título, na descrição do anúncio, quanto na Url.

 

  1. Não utiliza o remarketing: Esse é um erro que é cometido pelo simples fato de não ser julgado como um recurso necessário. Tenho que lhe dizer que se você não utiliza o remarketing, grande parte, dos seus potenciais consumidores, está indo embora para consumir com seus concorrentes, isso porque, quase sempre os usuários interessados não compram no primeiro contato com o produto, deixando para realizar a compra em um segundo momento. Já pensou, você fez todo o trabalho, captou, mostrou os benefícios e no final o consumidor sai da sua página e amanhã, quando ele vai comprar, ele encontra o anúncio do seu concorrente? Para que isso não aconteça, utilize o remarketing.

 

  1. Utiliza palavras que levam o consumidor ao erro: Esse erro é passível de punição da própria plataforma de anúncios e pode acabar com o seu negócio em pouquíssimo tempo. Ao anunciar com palavras-chaves que induzam o seu potencial consumidor ao erro, ele pode se sentir enganado, perder a confiança em você e nunca mais voltar a consumir do seu negócio. Além do mais, ele não recomendará a ninguém os seus serviços. Portanto, atenção às palavras e conteúdos que dão ideia de algo que pode não ser verdade.

 

  1. Não conhece seus concorrentes: Conhecer os concorrentes é parte principal para elaborar um bom anúncio e muita gente esquece-se de realizar essa tarefa. Ter noção e entender as práticas do seu concorrente é importante para que você entenda um pouco do seu público alvo, práticas aceitas, atitudes que não trazem bons retornos, dessa forma você minimiza os seus custos, avalia possibilidades de se destacar perante o mercado. Sabe aquela famosa frase?: “Os tolos aprendem com seus próprios erros, os sábios aprendem com os erros dos outros.” Adoro essa frase e ela descreve exatamente essa situação. Por isso, dê importância a analise de quem está ao seu lado e concorre com você.

Viu como poucos detalhes podem fazer a diferença na hora de anunciar? Sugiro que você realize modificações em suas campanhas, faça testes e analise os resultados, dessa maneira você consegue mensurar o que mais dá resultados positivos para você. Sendo assim, a possibilidade de alcançar uma adaptação perfeita ao seu modelo de negócio, é muito grande.

 

erros ao anunciar

 

Espero ter conseguido ser claro e objetivo na transmissão das informações, meu intuito com esse conteúdo é conseguir lhe ajudar a minimizar os erros ao anunciar e fazer com que você quebre recordes através de suas campanhas.

Caso você tenha ficado com dúvida no decorrer da leitura ou no momento da aplicação em suas campanhas, entre em contato comigo através do formulário abaixo ou pelas redes sociais. Terei enorme prazer em poder lhe ajudar a resolver esses questionamentos.

Quero lhe agradecer pela presença e dizer que esse espaço é totalmente seu, portanto se você tiver alguma sugestão, crítica ou informação agregadora, por favor, fale comigo. Volte sempre que desejar ou precisar, pois estarei lhe esperando sempre com conteúdos informativos, valiosos e atuais, a cerca do mercado digital.

Desejo-te muito sucesso, altas conversões.

Forte Abraço.

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