Anunciar no Facebook não é mais nenhuma novidade, afinal muitos negócios já perceberam quer os resultados com a utilização dessa rede social são surpreendentes e devem ser aproveitados a favor de seu negócio, mas nem sempre tudo são flores…

Por mais que a gente planeje estratégias, trace objetivos, erramos! E erramos até mesmo achando que estamos acertando.

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Um dos erros mais comuns começa em achar que o Facebook é uma rede social apenas de entretenimento, pois isso não é verdade. Obviamente, os usuários não se conectam para comprar um celular ou um carro novo, no entanto, elas estão sempre abertos a coisas novas e é nesse momento que começa o caminho da conversão.

Certamente, você entra no Facebook para ver o que seus amigos estão postando, entra para conversar no Messenger, não é mesmo? Porém, muitos que nos leem aqui devem entrar também para ler opções sobre determinas marcas, avaliações e até mesmo os comentários positivos e negativos que elas tem, antes de consumir um produto ou serviço.

Esse é o novo jeito de consumir conteúdo no Facebook, os usuários então mais conectados e querem ver as marcas conectadas e presentes tanto quanto eles, por isso, os anúncios passam a ser tão importantes.

O blog do Mestre do Ads sabe que você anuncia… Anuncia no Google Ads e também no Facebook, mas certamente em ambos você já deve ter cometido erros. Sobre os erros mais comuns do Google Ads, já falamos algumas vezes. Então, agora é o momento de te contar alguns erros comuns ao anunciar no Facebook e fazer com que eles sejam evitados!

Pronto para anotar tudo?

 

Erros comuns ao anunciar no Facebook..

 

#Erro 1 – Anunciar apenas para amigos

Não adianta achar que postar um anúncio de venda em sua timeline te dará a possibilidade de ter altos índices de venda. Acredite, com essa nova forma de alcance de publicações do Facebook, o índice de visualizações é bem menor.

Você precisa pensar grande e não anunciar apenas para os seus amigos. Nesse momento há milhares de pessoas conectadas procurando o produto ideal para comprar, mostre-se para elas.

Anuncie para o seu público alvo! Segmente de acordo com o perfil de seus clientes atuais e verá que as conversões aumentarão e muito.

 

#Erro 2 – Achar que segmentar te faz gastar mais dinheiro

Alguns anunciantes tem um conceito bastante distorcido de segmentação e acham que quanto mais você segmenta, mais dinheiro você gasta. Na realidade, a verdade é justamente o contrário…

Quanto mais você segmenta, menos dinheiro você gasta. Pense: Se você oferece um produto que a pessoa já está procurando, as chances de ela clicar e realmente comprar de você são enormes. No entanto, não podemos dizer o mesmo de uma pessoa que não demostrou qualquer interesse e irá entrar para começar a ser impactado por seu anúncio. Talvez, você gaste orçamento e não converta, afinal a curiosidade pode falar mais alto que a conversão.

Então, ao anunciar no Facebook, preocupe-se em segmentar da melhor forma possível e criar diferentes versões do mesmo anúncio, sempre focando na persona que se destina o anúncio.

 

Erros comuns ao anunciar no Facebook.

 

#Erro 3 – Conteúdo de engajamento vende?

Você precisa entender que uma coisa é um conteúdo com foco em engajamento e outra bastante diferente é um conteúdo que visa conversão.

Não tem como anunciar um conteúdo de engajamento e esperar conversão ou vice versa. Conteúdo de engajamento tem a função de engajar, gerar links, comentários e compartilhamentos. O conteúdo de conversão usará gatilhos mentais para converter.

Então, defina muito bem o tipo de objetivo que você deseja, pois só assim você conseguirá criar uma campanha que irá resolver fazer com que você tenha sucesso.

 

#Erro 4 – Anunciar sua home

Esse é um erro bastante comum, mas que muita gente comete. Vamos supor que você está anunciando algum produto de sua loja virtual. O mais correto é criar um anúncio para a exata página de produto, não é mesmo?

Então, só que não é assim que muitos anunciantes fazem. A sua grande maioria pega o link da home e anuncia, ao invés do link correto. Isso acaba fazendo com que o usuário seja redirecionado para a página principal e, com isso, tenha que começar toda a sua busca novamente.

Nuca faça isso! Não acabe com as suas chances de converter mais… Preste bastante atenção para ver se o link anunciado é mesmo o de seu produto, se não for, corrija para ontem!

 

#Erro 5 – Deixar a campanha rodando por muito tempo

Muitos acreditam que deixar a mesma campanha rodando por 2 ou 3 meses fará com que sua conversão de vendas aumente muito e na realidade o que acontece é o contrário.

O que chama atenção dos usuário é a surpresa, o novo, os gatilhos mentais de curiosidade. Quando isso torna-se chato e maçante, isso é deixado de lado.

Basta se colocar na situação, vamos supor que você está navegando no Facebook e um anúncio em especial lhe salta aos olhos, certamente, te chamou a atenção por algum motivo, então as chances de ir atrás de mais informações é maior.

Só que se esse mesmo anúncio continuar aparecendo por dias ou meses, ele vai começar a passar despercebido ou será fechado.

Sabendo disso, estabeleça um tempo de campanha, um período para que seus anúncios sejam exibidos pesadamente em um curto período, depois disso, você deve fazer pequenos ajustes e modificações para que não fique cansativo e repetitivo, entende?

 

Erros comuns ao anunciar no Facebook

 

#Erro 6 – Não acompanhar os resultados

Por mais que um anúncio no Facebook seja organizado previamente e programado, durante todo o período da campanha será necessário o acompanhamento para verificar o comportamento e mensurar os resultados.

Não deixe que os anúncios rolem solto, acompanhe de perto dia após dia para que seja possível fazer modificações, alterações e até mesmo, pausar campanhas que não estejam apresentando os resultados conforme o esperado.

Lembre-se de monitorar constantemente suas campanhas!

 

#Erro 7 – Definição de objetivo errado

Assim como qualquer outro anúncio, você deve ter o seu objetivo de campanha muito bem definido. Não falamos acima sobre a diferença entre uma campanha de conversão e uma de engajamento?

Então, existem milhares de objetivos que seus anúncios do Facebook podem ter e cada um deles terá uma estratégia diferente, além de uma forma de aplicação diferenciada.

Antes de pensar em colocar a sua campanha para rodar, sente e faça todo o planejamento com calma, pensando em seu objetivo e nas formas que você tem de alcançá-lo, pois apenas desse modo ficará mais fácil obter sucesso.

Sem um objetivo traçado, você não conseguirá obter sucesso. Lembre-se sempre disso.

 

#Erro 8 – Preciso de muito dinheiro

Erra quem pensa que para investir é preciso de muito dinheiro. Será você quem decidirá o quanto pode gastar, dentro das opções que o Facebook te dará. Então, para cada valor de investimento, você terá um alcance.

Planeje algo dentro do seu orçamento e prepare-se para ir subindo, conforme as conversões forem ocorrendo. Isso te ajudará a maximizar seus resultados.

 

Você sabe tudo sobre os principais erros cometidos ao anunciar no Facebook, vai continuar fazendo a mesma coisa? Claro que não, né? A partir de agora é procurar melhorar seus resultados cada vez mais.

Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com a gente, pois estamos aqui para isso.

Muito sucesso!

 

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