É incrível como nosso setor é extremamente vasto. São tantas técnicas apresentadas, novidades, planejamentos, estratégias, entre outras coisas que trazem tanta evolução, mas por outro lado quase que em um passe de mágica param de fazer sentido, funcionar e consequentemente trazer resultados positivos.

Interessante observar o quanto conseguimos evoluir em tão pouco tempo, se considerarmos o início da explosão de conexão. Não é mesmo? Porém existe uma peculiaridade desse mercado que me deixa ainda mais interessado. Sabe o que é?

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A imensa capacidade e a rapidez com que acontecem os descobrimentos, renovações, reciclagens e redescobrimentos de cada recurso utilizado. Já percebeu que quando estamos falando do mercado digital, quase todos os dias temos a possibilidade de aprender e aplicar uma técnica nova?

 

Landing Page e Squeeze Page

 

Deve ser esse um dos grandes motivos de eu ser tão encantado com que faço. Aquela famosa frase: “Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar se quer um só dia em sua vida”. Faz total sentido para mim e me sinto muito privilegiado por isso, pois vivo um sonho a cada dia que passa.

Nem tudo são flores é verdade, mas a cada dificuldade sinto que eu vou evoluindo, que eu aprendo a cada processo, que saio da minha zona de conforto e, portanto até elas valem à pena enfrentar.

Você deve estar se perguntando: “Porque o Tiago está falando da capacidade de renovação do mercado?”.

Calma, eu não estou perdido, pelo contrário. Estou tentando fazer a sua imersão no conteúdo que vou lhe entregar logo mais. Antes de você consumir o conteúdo que eu preparei, quero que você possa entender o porquê é interessante sempre buscar mais conhecimento sobre a área que lhe interessa.

Saiba que nesse mercado, mais do que os outros, se você não se atualizar com frequência, há grandes riscos de você perder muito, mas muito conteúdo interessante e ficar totalmente desatualizado. Não preciso nem lhe dizer os ônus que a desatualização traz ao negócio e a você frente ao mercado. Não é mesmo?

Entenda, eu estou falando de atualização, pois quase sempre, é por conta dessa grande velocidade de mudanças e descobertas que acontecem as incontáveis dúvidas. O tema que vou tratar com você hoje é um dos que figuram na listagem de dúvidas que ocorrem por causa da alta rotatividade de informações que transitam pela web.

Confesso a você que já cansei de ver as pessoas confundirem a Landing Page com a Squeeze Page e, mais, muito provavelmente a maioria dos profissionais e iniciantes não sabem conceituar cada uma delas de modo sólido e firme.

Com todos esses ingredientes em mãos, eu não poderia ficar de braços cruzados. Na minha mente havia uma voz que dizia:

  • “Alô, Tiago! Acorda e vai ajudar. Faça alguma coisa, afinal você sabe como pegar esses ingredientes e fazer uma poção que dará a resposta a muita gente e, sobretudo, os ajudará”.

Sabe quando algo fica martelando na cabeça o tempo todo, mas você ainda não tem certeza de como entregar o que você sabe da melhor forma? Pois é, foi o que ocorreu comigo. Pode até parecer bobagem da minha parte só porque entrego conteúdos diariamente, mas se você me conhece, ao menos, um pouco, sabe que eu gosto de estudar e verificar qual o melhor formato do conteúdo para disponibilizar.

Inclusive tenho um canal no Youtube, onde também disponibilizo materiais exclusivos e cheios de sacadas interessantes. Enfim, se você chegou até aqui, está mais do que óbvio que a melhor maneira que eu encontrei para lhe trazer um conteúdo excelente foi através desse canal, entendi que nesse espaço o conteúdo sairia mais completo e menos cansativo, além disso, ele estaria fixo, poderia ser visto, poderia ser lido, compartilhado, etc., ou seja, estaria totalmente à sua disposição para utilizar da melhor forma que encontrar.

Chegamos ao ápice desse conteúdo, o momento de lhe mostrar tudo que eu preparei sobre o assunto proposto no título desse artigo. Preparado para adquirir ainda mais conhecimento? Confira!

 

Landing Page X Squeeze Page

Um dos grandes e recorrentes erros que ocorrem no setor acaba por envolver essas duas palavras. Você nem sabia que havia diferenças entre elas? Relaxa, você está no lugar certo, pois vou lhe explicar tudo de maneira simples e objetiva. Entenda melhor a seguir.

 

Landing Page e Squeeze Page.

 

Primeiramente falarei sobre a Squeeze Page, assim conseguiremos visualizar as diferenças mais claramente no decorrer do conteúdo.

Basicamente, a Squeeze Page é a tão famosa página de captura. É aquela página que captura dados importantes de seus clientes em potencial, geralmente transformando-os em leads. Essa captura pode ser feita por meio de uma troca, as tão conhecidas iscas digitais, onde você entrega um material relevante para aquele tráfego em troca de dados para formar um lead.

Estruturalmente, as Squeeze Pages têm uma imagem chamativa ou um texto contendo um bom Call To Action e, claro, o principal que é o formulário de inscrição, que quanto mais simples, mais apresentam resultados positivos.

A Landing Page é um pouco diferente, apesar de ser bastante confundida com a definição que eu acabo de lhe dar acima. De modo simples, as Landing Pages são as páginas para onde você encaminha o seu potencial consumidor.

Você pode estar pensando agora: “Tiago, então as landing Pages são todas as páginas do meu endereço eletrônico, qualquer página do meu site ou blog?”.

Ótima pergunta! A resposta para ela é sim e não. Desculpe-me, mas essa é a resposta mais acertada, porém vou lhe explicar melhor por que.

Quando digo que a resposta é negativa:

  • As landing Pages não são todas as páginas do seu site porque elas são as páginas que você direciona o seu cliente em potencial. Por exemplo:
    • Em um anúncio do Google Ads, você coloca um link de saída e então direciona o público que se interessar para uma página em específico para que eles saibam mais sobre o produto apresentado ali.

Percebe que nesse caso, as outras páginas do seu site não se enquadram como um Landing Page?

Quando eu digo que a resposta da pergunta é positiva:

  • Quero dizer que as Landing Pages são todas as páginas do seu site, pois todas elas estão suscetíveis e elegíveis a isso, basta você querer. Para essa ser uma afirmação totalmente correta, você deve simplesmente direcionar o seu público em cima de uma estratégia para cada página que seu site contém.

 

Landing Page e Squeeze Page,

 

Conclusão, uma Landing Page pode ser qualquer página, dentro ou fora de seu site, que tem o objetivo de conduzir e atrair o tráfego. Geralmente, elas são elaboradas dentro de uma estratégia de marketing.

Deu para entender a diferença entre as duas modalidades? Para que fique ainda mais claro, vou fazer uma breve comparação abaixo.

  • Objetivo da Squeeze Page: Capturar Leads para uma posterior ação.
  • Objetivo da Landing Page: Capturar tráfego qualificado para conversão quase que imediata. O objetivo da Landing Page pode ser vender, conceituar uma marca frente ao mercado, gerar engajamento, interação e, PASMEM, Capturar Leads. É meu amigo, uma Landing Page pode ser uma Squeeze Page, mas nunca ao contrário, pois a landing Page sempre tem um teor de marketing e direcionamento de tráfego.

Viu? Agora não precisa mais fazer confusão. Quando você for questionado quanto às diferenças entre elas, não terá mais problemas e poderá responder com toda a firmeza que a certeza lhe proporciona, além disso, será mais fácil realizar a criação de uma Landing e Squeeze Page, caso precise, pois você já sabe quais são os objetivos de cada modalidade.

Espero ter conseguido lhe ajudar com o entendimento do tema proposto. Se surgirem dúvidas, fique à vontade para entrar em contato comigo. Assim que possível lhe responderei pessoalmente com o maior prazer.

Caso você conheça alguém que também faz esse tipo de confusão, compartilhe esse conteúdo. Você estará fazendo um enorme e admirável gesto.

Até a próxima. Forte Abraço!

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