É quase que uma missão diária do empreendedor encontrar o cliente perfeito para o seu negócio. Aqueles pessoas que tem relação total com a sua marca, que sabem que suas dores podem ser resolvidas e que estão sempre engajadas esperando algo novo.

Seria uma utopia?

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Claro que não! Encontrar o cliente perfeito é possível, desde que você consiga encontrar a exata persona de seu negócio e consequentemente, o seu público alvo.

Você já deve ter lido, até mesmo em visto em outros conteúdos desse blog que sempre batemos na tecla da importância de encontrar o público alvo de nosso negócio, não é mesmo?

Essa história de que meu produto tem um público alvo de todas as idades, nacionalidades, sexos e não tem fronteiras, pode até ser verdade, mas em 80% dos casos é um erro, pois você acaba insistindo na venda para alguém que não tem o menor interesse na aquisição. Isso lhe faz gastar tempo, energia e dinheiro.

Então, não seria melhor oferecer seu produto para quem tem o real interesse de compra?

Se você conseguir definir a persona de seu negócio, ou seja, qual é o perfil de seu das pessoas que tem interesse em você, será muito mais fácil traçar uma estratégia de jornada de compra que leve a conversão.

O Mestre do Ads te ajuda nessa tarefa! Separamos 7 passos para encontrar o cliente prefeito de seu negócio. Basta segui-los com atenção e você verá as coisas funcionando!

Venha com a gente!

encontrar o cliente perfeito

 

1º Passo –  O básico não é o suficiente

Em todo conteúdo que fala ou ensina a maneira mais correta de encontrar o seu público alvo, é informado que você deve saber as informações básicas como sexo, idade, localidade, hobbys, interesses e por aí vai. No entanto, atualmente o básico não é o suficiente, visto que a competitividade do mercado é tão grande.

Será necessário ir muito além dessas informações, descobrir a maior quantidade de coisas possíveis sobre as pessoas que tem interesse por seu negócio, só com isso você conseguirá traçar uma estratégia focada em seu perfil.

Você precisa ir a fundo, descobrir as particularidades, o motivo pelo qual a sua marca despertou seu interesse, os porquês, de onde vem suas dores e o que mais for possível descobrir.

 

2º Passo – Comece suas pesquisas com as ferramentas que você tem em mãos

Muitos acreditam que é preciso pagar ferramentas super caras ou então, contratar equipes profissionais para encontrar o seu cliente perfeito, porém se você está começando e ainda não tem dinheiro para esse investimento, é possível encontrar com o que você tem em mãos.

Não sabe como?

Você já deve ter em mãos as 3 ferramentas básicas fundamentais para encontrar as primeiras informações: o Google Analytics, o Facebook Insights e a mais avançada, seus clientes atuais.

O perfil de seus clientes é um dos mais importantes e que te dará a direção para onde deve continuar caminhando.

Com essas 3 já é possível colher uma porção de informações valiosas e ai sim, você pode optar por começar as buscas de forma mais avançada.

 

Businessman offering a handshake
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3º Passo – Perguntas mágicas

Esse item não é uma regra e nem está descrito em nenhum livro de marketing digital, porém é um método que nós sempre utilizamos para começar a identificar a persona de nossos projetos. Então, como funciona muito bem para nós, resolvemos abrir o jogo com vocês.

As perguntas básicas que devem ser feitas são:

  • De onde você é?
  • Qual sua idade?
  • Qual o tipo de assunto que lhe desperta interesse em nosso segmento?
  • Quais atividades você costuma praticar em sua dia a dia?
  • Quais são os assuntos de seu interesse?
  • Qual seu emprego atual? E seu cargo?
  • E por fim, pergunte se ele tem o poder de compra de determinado produto ou alguém lhe ajuda na escolha.

Todas essas perguntas vão te dar uma ideia muito interessante de quem é o público ideal de seu negócio.

 

4º Passo – Definição de várias personas

Você já deve estar achando que a gente ficou louco, afinal acabamos de dizer alguns tópicos acima que não é possível vender para todo mundo, não é mesmo?

Pois bem, isso é verdade, mas concorda que um modelo de negócio pode ter diferentes tipos de pessoas interessadas em seu produto?

Vamos supor que você vendas pranchas de surf. Você terá como seus clientes: surfistas profissionais que vão consumir um tipo de produto, pessoas que querem aprender a surfar e ainda, clientes de modalidades diferentes de surf: bodybord, surf com prancha longa, com prancha rápida e mais uma porção.

As personas são bem diferentes, porém no fim, o que todas querem é comprar uma prancha de você, não é?

Procure identificar, pelo menos, 80% dos possíveis compradores de seu negócio. Isso te dará uma noção mais assertiva do tipo de conteúdo que você deve criar para motivar a conversão.

 

grande ideia

 

5º Passo – Organização das personas

Dê nomes para essas personas para que no momento da montagem da estratégia, você saiba com que está falando.

Como para cada uma delas, você terá que usar um tipo de linguagem e um modelo de conteúdo, fica mais simples quando a uma organização.

 

6º Passo – O tradicional não basta

Seguir as mesmas estratégias de seu concorrente não lhe dará destaque. Você precisa sair do convencional e tradicional, postando em uma utilização engajada e totalmente diferente.

Procure ser criativo para encantar e cativar cada um de seus clientes, mas não se esqueça de encontrar técnicas de SEO, links patrocinados e a melhor escolha de palavras-chave.

 

7º Passo – Reavaliações constantes

Tudo muda muito rápido na internet, sendo assim, de tempos em tempos, reavalie toda a questão de persona de seus negócios, pois pode ter ocorrido uma modificação de interesses.

Não deixe que suas vendas comecem a cair para você prestar atenção nisso. Antecipe-se!

 

Esses são os 7 passos para encontrar o cliente perfeito que separamos para você!

Esperamos que tenham gostado e que seja muito útil em seus negócios!

Se tiver alguma dúvida, manda para nós!

Até mais!

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