Para qualquer empreendedor que trabalhe com vendas, para um comerciante, um vendedor e até mesmo para mim, ter clientes que acreditam no propósito de nosso negócio é a melhor coisa que existe. Isso porque, são eles que vão nos dar o combustível para seguir em busca da melhora contínua. O problema está quando esses tais clientes não existem ou então, não fazem compras recorrentes.

Sabemos que não ter clientes é fatal para qualquer projeto, pois sem um público alvo engajado ter sucesso é praticamente impossível. Talvez você esteja passando por isso agora ou então, está se prevenindo para que isso não ocorra com você, não é mesmo?

Olha, a primeira coisa que você deve analisar antes de se desesperar é o seguinte, em qual época do ano estamos e se estamos prestando um serviço de qualidade. Você pode achar uma bobagem, mas acredite a época do ano influência diretamente os seus negócios. Pense comigo, as empresas que fabricam ovos de páscoa vendem durante todo o ano? Você acha facilmente ovos nos mercados, supermercados e lojas de alimentos em outros meses do ano que não seja ali por abril? Dependendo da cidade que você está, até acha, mas pode ter absoluta certeza que são os que sobraram do ferido da páscoa.

 

Dicas para encantar seu cliente,

 

Existem alguns modelos de negócios que ficam em alta em determinadas épocas do ano, como o dia dos namorados, dia dos pais, dias das mães e etc. Sendo assim, antes de perder a cabeça, você precisa checar se você não faz parte disso, entende?

Outra questão que citei acima é a prestação de serviço de qualidade. Se você quer encantar o seu cliente e fazer com que ele se torne um cliente recorrente, você precisará oferecer o seu melhor. Quando isso falha por algum motivo, ele não quer ter a experiência ruim novamente, sendo assim não compra mais. E pior, também acaba comentando com amigos, familiares e colegas de trabalho o que houve e assim, a informação começa a ser passada igual um telefone sem fio, sabe?

Confesso para você que o ato de encantar seu cliente é um dos mais difíceis que existe, porém não é impossível. Como cada pessoa pensa de um jeito, encantar pode não ser um desafio fácil, no entanto, grandes nomes do mercado conseguem fazer isso com tanta destreza que estudando um pouco o formato de trabalho delas, você pode ter algumas ideias bem interessantes para o seu negócio.

Acredito que seria impossível falar sobre o assunto de “encantar seu cliente”, sem citar nomes como a Apple e a Disney, você concorda? As duas marcas são ninjas em transformar clientes em fãs e assim, vender milhões por ano, mesmo em momentos onde muitos julgam o preço do novo Iphone um absurdo ou os ingressos para os parques da Disney muito caro.

E preciso te falar que, apesar dos julgamentos, é um fato que as filas para comprar um novo lançamento da Apple são quilométricas, deixando muitos sem o produto, mesmo tendo o dinheiro para pagar. E na Disney, em diversas épocas do ano, os parques estão tão lotados que não há condições de vender um só ingresso!

Costumo falar que quem “acha caro” alguma coisa, não conseguiu enxergar o valor que aquele produto está transmitindo, sendo assim, prefere não gastar o seu dinheiro naquilo. E sabe por quê? Quando seu cliente entende a sua proposta de valor e todos os benefícios que ele vai ter ao comprar, normalmente, ele não se importa com o custo, pois visualiza o pós venda e sua experiência, entende?

Falar de atendimento ao cliente é muito prazeroso para mim, mas poder te ajudar a encantar seu cliente, será uma experiência mil vezes melhor!

 

Vamos aprender algumas atitudes que vão te ajudar e muito a encantar seu cliente?

Bora lá?

 

Como encantar seu cliente?

Acredito que o jeito mais fácil de responder essa pergunta é se colocando no lugar de seu cliente, pois só assim, você terá uma visão ampla do que estamos dizendo, não é mesmo?

 

Dicas para encantar seu cliente.

 

Essa tarefa não é difícil, pois ninguém nunca é só um vendedor, uma vez que, todos consumimos algo, seja comida, roupa, games e etc. Sabemos que o que faz com que a gente volte diversas vezes em um restaurante para almoçar, por exemplo, é a qualidade da comida, o atendimento e o valor. Tudo junto nos torna um cliente recorrente.

Esses mesmos fatores ( e alguns outros) devem ser usados para a avaliação do seu próprio negócio, mas seja firme, não esconda os problemas de você mesmo.

Você conseguirá encantar seu cliente na simplicidade de cada ação e não em grandes feitos, entende? Separei algumas dicas que vão te ajudar a visualizar isso de uma forma mais clara!

Para encantar seu cliente, você precisa:

  1. Simpatia: Pessoas costumam comprar mais de vendedores sorridentes, bem humorados e que transmitem que gostam de estar naquele ambiente. Sendo assim, é preciso lembrar de que quem está do outro lado do balcão ou da tela, não tem a menor culpa de seus problemas. Você precisa ser atencioso, prestativo e mostrar que está totalmente interessado em resolver o problema dele, pois só assim, você conseguirá transmitir a essência de um bom vendedor. Simpatia é fundamental para atender, mas se lembre que para isso, você não precisa ser invasivo, não precisa incomodar e nem forçar uma compra.
  2. Qualidade: A qualidade é importante para que o seu cliente dê valor a sua marca, sendo assim, você precisa sempre avaliar isso. Não adianta vender produtos muito mais baratos e ter uma qualidade péssima, pois com o passar do tempo, seu cliente irá preferir pagar mais caro por um produto que dure mais.
  3. Faça-o se sentir especial: Todo o cliente é MUITO especial e você precisa trata-lo assim. Vejo muitos projetos que tem um foco tão grande na venda que não se preocupa com os seres humanos que estão digitando os dados de pagamento, sabe? Você precisar valorizar cada um e mesmo na internet isso é possível, dando descontos especiais em datas comemorativas e o possibilitando as melhores experiências possíveis, pois ele merece.
  4. Brindes e presentes: Não poderíamos encerrar esse texto sem falar dos brindes. Eu não sei você, mas eu adoro quando eu ganho um brindezinho de alguma marca. Lembro que no meu curso, Conversão Extrema, do ano passado, o Google me mandou diversos brindes para eu distribuir para os meus alunos. Caracas, eu fiquei encantado, porque aquilo era SHOW demais, demais!
  5. Entregue mais do que o esperado: Preocupe-se em oferecer muito mais do que o seu cliente espera, pois assim, você conseguirá surpreender e encantar ao mesmo tempo. Isso fará com que ele veja que você se importa com ele e assim, vai virar seu fã.

 

Dicas para encantar seu cliente

 

Viu como com táticas bem simples é possível encantar o seu cliente? Claro que, com o passar do tempo, você vai se organizando para oferecer outros detalhes que farão a diferença em seu atendimento, mas para começar, aplicar essas 5 dicas já te dará um resultado ótimo!

Tem algo que você faça para encantar o seu cliente que você possa me falar? Algo assim, bem original e diferente! É muito bacana compartilhar informações, você não acha?

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Boas vendas!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: