Muita gente acredita que o email marketing é algo ultrapassado, sem utilidade para os dias atuais, se você está dentro desse grupo de profissionais, pasme, o email marketing é um dos recursos que mais geram conversões nos tempos em que o Marketing Digital é rei, ou seja, hoje!

O email marketing é uma das heranças deixadas pelo marketing tradicional, mas ao contrário de muitas outras técnicas que deixaram o tempo e as mudanças do padrão de consumo acabar com sua efetividade, ele continua firme, forte e poderoso.

Você pode querer dizer:

  • “Tiago, eu mando email e são poucos os que abrem, eu quase não recebo nenhum retorno através desse canal! Como você pode dizer que o email marketing é poderoso?”.

É comum que as empresas mais bem sucedidas utilizem estratégias que incluem esse recurso e isso já deve responder um pouco a sua pergunta, não é?

 

Email Marketing – 7 Dicas Para Criar Títulos Irresistíveis.

 

O que eu quero dizer é que deve haver um problema com a criação do seu email, algum processo deve estar com falhas, mas calma, não se desespere e nem se coloque como um dos piores profissionais do mundo, pois esse problema é um dos mais comuns em nosso setor.

Eu te pergunto:

  • Quantas vezes você trabalhou duro, criou aquele email espetacular, selecionou com cuidado os contatos e fez uma lista recheada, incluiu umas fotos bonitas, colocou aquele titulo rapidinho, ao final, e enviou louco para receber respostas?
  • E quantas vezes você se decepcionou com o retorno dessa estratégia e pensou em largar o email marketing para sempre?

Ficou assustado porque eu adivinhei tudo? Tem um motivo para isso e não é porque eu sou vidente. O real motivo é que essa situação é extremamente comum.

A maior incidência de problemas nas estratégias de email marketing tem a ver com a criação do título, item que não recebe muita atenção, mas tem grande importância, afinal é ele quem faz o primeiro contato com o público alvo. Correto?

Bem, como todo e qualquer recurso, é necessário saber utilizá-lo para extrair os melhores resultados.  Foi pensando, exatamente, nisso, que eu resolvi criar um material incrível para te contar como você pode criar títulos irresistíveis de emails marketing, consequentemente, você terá maiores chances de ver sua taxa de abertura disparar.

Ficou interessado? Então basta continuar até o final para conferir o elenco com 7 dicas que eu escalei para esse jogo.

Vamos juntos nessa jornada? É para já!

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #1 Dedique-se a Criação

Como eu lhe disse acima, umas das principais causas dos emails marketing não trazerem retornos positivos são os erros cometidos na criação dos títulos.

Geralmente, ao criar, a atenção é toda voltada para o conteúdo do email, o texto, as imagens, a linguagem e tudo mais, não que isso seja menos importante, mas o que eu quero dizer é que o título acaba sendo deixado de lado e a criação dele fica ali, para o final, a poucos minutos do envio.

O problema é que o título é a “capa do seu livro”, o primeiro contato que o alvo tem com você.

Por isso, você precisa se preocupar mais com o título e dedicar-se a criação dele, igualmente, ou mais que a criação do conteúdo do email.

Se esforce em criar mais de uma opção de títulos para um mesmo email, tire um tempo específico para essa tarefa, não faça nada as pressas, nem no final do processo.

Depois de criar opções de títulos, faça aquela seleção de qualidade e retire as melhores, reserve-as, eles terão uma ótima utilidade para a dica #7.

 

Email Marketing – 7 Dicas Para Criar Títulos Irresistíveis

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #2 Seja Direto

Se você quer criar títulos irresistíveis para o seu email marketing, você precisa ter em mente que eles devem ser diretos.

Isso mesmo, não adianta você querer enrolar o alvo, criar mensagens subjetivas ou que criem dúvidas em relação à segurança desse email, pois isso só irá lhe prejudicar.

Para ter bons resultados, seja direto. Mostre que é você quem está falando, mostre qual é o assunto.

Não só nesse momento, mas é importante que você se mostre muito relevante, já no título. Isso te ajudará a abrir o canal de comunicação e gerar uma conexão com o alvo logo no início.

Dica Extra: Se você quer ter mais facilidade para se conectar com o seu alvo já no título, procure fazer um estudo de público alvo para descobrir quais são os assuntos que mais geram interesse. Tente entender quais são as necessidades, as dores, os desejos, os sonhos do seu público, certamente essas informações lhe darão um bom norte para criar excelentes títulos e emails muito relevantes..

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #3 Otimize o Título

Recentes pesquisas apontam que emails com títulos otimizados possuem uma taxa de abertura mais elevada se comparados com títulos sem otimização.

Quando me refiro a títulos otimizados, nesse caso, eu quero dizer textos mais enxutos, menores, mas que comunicam muito bem, de forma direta e objetiva.

Títulos longos não conectam tão bem quanto títulos que contenham em média 40 caracteres.

Por isso, após criar os seus títulos, procure otimizá-los. Tirar aquela palavra que está ali só fazendo volume, melhorar a frase sem perder o sentido, pensar em variações que podem tornar a comunicação mais simples e direta, mantendo ou até mesmo aumentando a qualidade.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que o seu email fale sobre ofertas de perfumes.
  • O primeiro título que você criou ficou assim: “Os melhores perfumes com preços especiais, descontos com até 85%”. (55 Caracteres)
  • O título otimizado seria, mais ou menos, assim: “Melhores Perfumes com 85% off”. (25 caracteres).

Captou a ideia?

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #4 Apresente-Se

Para ter emails com taxas de abertura cada vez mais altas, você precisa se comunicar de forma clara com o seu destinatário, pois caso contrário ele pode simplesmente não te reconhecer e se descadastrar da sua lista.

Por isso, procure se apresentar ao usuário, você não precisa exatamente fazer uma apresentação comum, mas demonstrar quem é que está falando.

Claro, nem sempre é possível fazer isso diretamente no título, quando não houver essa possibilidade, escreva no conteúdo do email, por exemplo, mas não deixe de apresentar-se.

Falar diretamente com o alvo pode ser uma ótima estratégia para conseguir se conectar com maior facilidade, isso porque o usuário se sentirá mais próximo de você.

Por exemplo:

  • Ao invés de falar: “Vocês precisam aproveitar essa oportunidade”.
  • Você pode falar: “Você foi o escolhido para aproveitar essa oportunidade única”.

Há também a possibilidade de utilizar programações que chamam o destinatário pelo nome.

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #5 Utilize Call to Actions

Os call to actions ou as mais conhecidas chamadas para ação é uma excelente opção para criar títulos irresistíveis para email marketing.

Isso porque além de comunicar de forma direta e objetiva, ainda deixa clara a ação que você espera do leitor, o incentivando sutilmente.

 

Email Marketing – 7 Dicas Para Criar Títulos Irresistíveis,

 

Então, utilize títulos como:

  • Clique e veja dicas matadoras.
  • Confira o conteúdo completo aqui.
  • Não perca a sua última chance!

O call to action é extremamente eficiente, vale à pena utilizá-lo.

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #6 Utilize Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais são tão eficientes quanto os call to actions, principalmente porque ele também trabalha com o emocional do leitor.

Enquanto o call to action incentiva sutilmente o usuário a executar a ação pretendida, os gatilhos mentais trabalham com as emoções do usuário de maneira bastante forte, ativando gatilhos que aguçam a execução de determinadas ações.

Por exemplo:

  • É possível utilizar títulos que sejam construídos para despertar o gatilho mental da curiosidade.
  • É possível criar títulos para despertar a sensação de urgência no usuário.
  • É possível criar títulos que despertam a sensação de exclusividade.

Entre outras sensações. Todas elas para “influenciar” que o potencial leitor abra o seu email.

Para conseguir isso, será necessário conhecer muito bem o seu público alvo, mas em geral, títulos que contenham perguntas, que tenham uma espécie de situação para descobrir algo, têm grandes possibilidades de trazer ótimos resultados.

É importante ressaltar que você deve ter muito cuidado com esse tipo de técnica, pois você não deve utilizá-las para enganar o seu público.

Se você prometeu, cumpra! Se no título está indicando algo, mostre no conteúdo do email.

 

Títulos Irresistíveis Para Email Marketing – #7 Realize Testes

Lembra que lá no final do item #1 eu lhe disse para guardar as opções de títulos que você havia criado?

Lembra que eu disse que eles serviriam muito para o item #7? Finalmente chegamos nessa fase. Vamos lá!

Para que você consiga estar sempre melhorando seus resultados é importante que você realize testes e mais testes.

O modelo de teste A/B é uma excelente opção para que você consiga medir o quanto os seus emails estão sendo efetivos.

Para fazer os testes, basta que você:

  • Divida sua lista em duas, de forma geral mesmo.
  • Escolha dois títulos diferentes. (pegue as criações do item 1)
  • Para a lista 1, você envia o email com o título A.
  • Para a lista 2, você envia o email com o título B.

Depois de ter passado o tempo o suficiente para coletar dados seguros, faça a análise das métricas e verifique qual foi o título que mais gerou resultados positivos.

É importante que você realize testes constantemente, mas não faça muitas variações e nem muitos testes simultâneos. Isso dificultará o seu processo avaliativo e pode até comprometer a segurança dos dados coletados.

Lembre-se! Essas dicas podem precisar sofrer modificações de acordo com o seu negócio ou tipo de público alvo, por isso, não realize aplicações, antes de ter certeza do que está fazendo.

Espero que esse conteúdo tenha sido de imensa valia para você! Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato comigo pelos comentários ou pelas redes sociais.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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